26 de mai. de 2015

O papel do youtube nas escolas

Por Luiza Gerent e Taís Prawucki


As redes sociais nos dias de hoje desempenham funções que vão muito além do lazer, elas abrangem até mesmo o universo da educação e dos negócios. Conforme podemos perceber no vídeo acima, muitas escolas utilizam essas ferramentas como uma extensão da sala de aula para envolver os estudantes.



O vídeo foi gravado em 2012 pelos alunos da turma 304 do SENAI de Blumenau, com a intenção de cumprir uma prova de gincana. A Gincana Desafiando Competências, GDC, propôs aos alunos que gravassem um vídeo interpretando o hino da independência, música composta por D. Pedro I e escrita por Evaristo da Veiga.

Como o youtube pode vir a ser tão importante na sala de aula? Existem muitas respostas para isso. Sendo usado como ferramenta de ensino, é uma arma muito importante em prol da educação. O professor pode criar suas próprias aulas em forma de vídeo aliado à didática e a criatividade para envolver os alunos. Ou ainda, poderá direcioná-los para canais dentro do site que sejam relacionados com seu conteúdo.

Outra ferramenta que a educação encontrou no youtube foi a de canais que possuem conteúdos que podem ser utilizados como aulas de reforço. Ou seja, o aluno que não está indo bem em alguma matéria pode acessar canais especializados no site e aprender de forma online como se estivesse em uma aula de reforço.

Além dos métodos de ensino citados, a rede social ainda pode proporcionar uma experiência em produzir seu próprio conteúdo por parte dos alunos. De forma simples, fazendo-os produzir vídeos usando apenas celular e criatividade. Esse tipo de exercício proporciona ao estudante uma vivência muito maior dentro do assunto estudado em sala, de forma teórica.

Esta é mais uma forma de unir a tecnologia com a educação, prova de que as duas coisas podem e devem andar juntas. Com o crescimento do compartilhamento de informações nas redes sociais, o material das salas de aula se tornou muito mais globalizado. Dessa forma, estudantes do país e do mundo inteiro podem trocar conhecimento e experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário