26 de mai. de 2015

Curta-metragem: Velhice Precoce

Por Elisangela Souza e Luiz Fernando Cruz


É de fácil percepção o quanto o adolescente de hoje tem comportamento mais sedentário que o de outros tempos. Não tem interesse em estudar, demora em completar tarefas solicitadas, gasta muito tempo em frente as tecnologias como o computador, a televisão e até o celular, tudo ficou mais fácil, tudo ao seu alcance e sem imposição de limites muitas vezes, com isso nunca tem vontade de fazer nada, apenas de ficar sentado ou deitado em algum canto. Esse comportamento pode ser associado ao da terceira idade, onde às vezes nem por falta da preguiça ou por estarem com as tecnologias, também estão parados sem fazer nada.



Em criação publicitária, uma disciplina do curso de Publicidade e Propaganda, foi dado aos alunos o desafio de criar um curta-metragem de no máximo 2 minutos, no qual tinham como tema os 7 pecados capitais, o escolhido por um grupo, foi a Preguiça.

A preguiça é um dos 7 pecados capitais instituídos pela igreja católica, diz-se a pessoa que não se esforça, que não se empenha, em negligência, lentidão e moleza, geralmente associado com o ócio e a vadiagem.

Os cinco alunos tiveram a ideia de mostrar que a preguiça pode causar o envelhecimento precoce, no curta mostra a vida de uma adolescente que passa a maior parte do seu tempo dormindo e no sofá em frente a televisão, dia após dia. Em certo momento ela acorda e se olha no espelho, quando de repente se depara com seu rosto cheio de rugas, com aparência de vinte anos mais velha, então se assusta e grita desesperadamente. Com isso acorda ofegante e fica aliviada, pois tudo não passava de um horrível pesadelo.

O objetivo era alertar os adolescentes sobre esse mal que mesmo sem desejarmos, pode aparecer e acabar com muitas oportunidades, sonhos e prioridades na vida. Concluída a mensagem, foi-se esperado que todos que assistissem venham refletir sobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário