2 de jun. de 2015

Nokia perdeu seu amor na balada

Por Daniela Opuchkivicth e Eloiza Anhaia


Pense que num dia qualquer você está perdido em meio a milhões de vídeos no YOUTUBE, de repente se depara com um vídeo dizendo: perdi meu amor na balada. O título te deixa curioso, portanto você clica nele. A partir deste ponto, um rapaz começa a contar a história de como ele conheceu Fernanda, uma mulher incrivelmente bonita que encontrou em uma balada em São Paulo. No vídeo, o rapaz conta que no fim da noite ela lhe entregou o seu número de telefone, mas ele perdeu, e desde então está fazendo de tudo para encontrá-la novamente.



Até ai tudo bem, você acredita nele, pois de vez em quando alguém conta uma história parecida, ou até mesmo pode ter acontecido com você. Com isso a ansiedade por um final feliz o atinge e você rapidamente compartilha o vídeo, comenta com seus amigos, faz o que pode para que ele encontre seu amor. Você sai de casa e vê os retratos falados que ele colocou pela cidade, e continua acompanhando os vídeos postados no youtube.



Depois de ver os dois vídeos postados por Daniel (rapaz em busca do amor perdido), vê que ele fez um upload da continuação da história e assiste pensando: será que ele finalmente a encontrou?. Conforme o tempo passa, você percebe que vídeo vai deixando de lado o amadorismo e começa a apresentar uma produção mais profissional.



Por fim descobre que tudo não passou de uma campanha viral da NOKIA, para a divulgação no novo celular 808 PureView, um celular com uma câmera incrivelmente boa, que foi a responsável por fazer com que o rapaz recuperasse o número perdido, por uma foto aleatória que um internauta que também acompanhava a saga de Daniel, acidentalmente tirou naquela mesma balada.

Esta ação da Nokia realizada pala agência NA JACA em 2012 teve muita repercussão porque muitas pessoas comentaram positivamente e reconheceram a audácia e criatividade da Nokia. Outras por sua vez criticaram, se dizendo ofendidas e enganadas pela marca, o que gerou até mesmo queixa no CONAR e PROCON.

Embora o case não tenha alcançado o sucesso positivo desejado pela marca (após o lançamento do último vídeo, pois até então estava indo muito bem), este com certeza é um ótimo exemplo de Marketing Viral, uma ação que na maioria das vezes atinge o público alvo desejado através da internet, de uma forma muito próxima, falando a mesma língua do espectador, ou seja, entrando realmente em seu mundo. Com isso há uma popularização gigante da marca, sem muito custo para o anunciante, já que os internautas fazem a maior parte do trabalho sozinhos.

Muitas marcas optam por este tipo de ferramenta para divulgar e lançar seus produtos, pois a visibilidade tomada é por vezes melhor que uma campanha inteira veiculada a todo o momento e em todo lugar, além do consumidor ser surpreendido e interagir com a ação.

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