8 de out. de 2015

Revista Job! 24

Por Brenda Abreu OlivieriCarol Louise Probst e Larissa Machado

Job: Edição 24
Ano:Junho/2014
Impressão:GraficaKomcor.
Páginas: 47
Coordenador:Luciano Duque

Nome dos alunos envolvidos: Amanda CrewsMaestri, Cintia Tribess, Lais Fernanda Ramos, Marcela Luíza Pereira, Maria Gabriella Reis Hornburg, Milene Huebes, Pablo Maffezzolli dos Reis e Wander Brehmer.
Revisão:HenrietteLuiseSteuck

Editorial: afinal de contas sexo vende? -Pag. 3
Um breve relato sobre cmo será a Job 24, com seus 50 anos FURB e com o ritmo da Copa do Mundo, as ações de Marketing de grandes anunciantes, e saber realmente se o sexo  na propaganda ajuda a vender.


Índice da JOB:
Copa, café e cerveja...
Copa: pag. 12
FURB: pag.20
Sexo: pag. 22
Café: pag. 30
Pose: pag 40
Fail: pag. 46

Curtas - Pag. 5 - Por Wander Brehmer
Breves relatos dos ocorridos no mês de marco dentre eles; Jornalismo na FURB: O inicio das aulas no curso de jornalismo do qual coordenado pela Professora Rosimere Laurindo que possui grande nome e experiência na Furb.A selfie da Ellen: Em março também ocorreu um viral referente a selfie tirada por Ellen DeGeneres em meio a premiação do Oscar junto com inúmeras celebridades, essa fotografia  ganhou força nas redes sociais alcançando alguns recordes, como a foto mais compartilhada da historia. A voz que “quase” ninguém ouve: A SECOM descobriu que quase 66% dos Brasileiros não ouvem a voz do Brasil.

Eu recomendo -Pag. 8 – Por Milene Huebes
Texto relatando alguns filmes, livros e CDs que estavam sendo lançados.

Drops - Pag. 10 – Por Marcela Pereira
Lista de alguns Apps importantes para um profissional de comunicação.

Ações das Marcas para a copa do Mundo -Pag. 12 – Por Lais Ramos
Ações das principais empresas e suas concorrentes no período antes da copa do mundo, com seus projetos e campanhas: Neste texto listam-se empresas como: Coca Cola X Guaraná, Adidas X Nike, Brahma X Budweiser.Além de um breve relato sobre a expectativa do mercado regional.

Além da sala de aula -Pag. 16 – Por Cintia Tribess
Um relato sobre como é a vida de um acadêmico de publicitário para os “calouros”, falando e descrevendo os principais trabalhos e projetos que este curso nos proporciona com o depoimento de alunos e ex alunos falando dos trabalhos tais como: Rinha, talento universitário, RevistaJob, Promoday.

FURB 50 anos. Juntos construímos muitas histórias -Pag. 20 - Por Clóvis Reis – Professor do Departamento de Comunicação
Professor Clóvis conta a sua longa trajetória vivida na FURB. Pelos corredores da universidade desde seus primeiros anos de fundação, ele lembra das grandes transformações. Depois de formado voltou a FURB como professor em 1922. Mesmo ano que o curso de Publicidade e Propagando deu inicio as atividades. E continua atuando no curso até hoje. Muitos professores atuais passaram por suas turmas, e viu grandes projetos, como as Jobs, Rinhas e Projetos Focus se consolidando na Expocom, no Intercon e em prêmios nacionais e internacionais. Foi incorporado ao movimento pró-federalização da Universidade. No qual se dedicou nos últimos 10 anos. Entre 2011 e 2013 coordenou a comitê e entregou pessoalmente à presidente Dilma o anteprojeto que expunha as diretrizes.

Sexo vende? -Pag. 22 - Por Cintia Tribess e Wander Brehmer
Relembrando a publicidade dos anos 90 com um apelo sensual, quase impossível não vir à mente as famosas Tiazinha e Feiticeira. As paulistas que da noite para o dia tiraram o sono de muitos rapazes da época. Após esse BOOM na fama, foram lançados do mais diversos produtos, desde comerciais de cerveja a álbuns de figurinha e roupas e acessórios infantis.Mas claro que esse apelo sensual não esta apenas no passado, hoje a imagem da mulher gostosa ainda é utilizados em programas e peças publicitárias. Uma fórmula que, indiscutivelmente, dá certo na televisão brasileira. Contudo, o que surpreende é que segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, anúncios com pessoas atraentes excitam áreas do cérebro que levam as compras por impulso, que sobressaem aos pensamentos racionais. Mas é sempre bom observar e respeitar a tênue linha que separa o sensual do agressivo.Mesmo com os artigos 19 e 22 do CONAR zelando pela decência podemos dar inúmeros exemplos de propagandas que usam essa linguagem. Propagandas com pessoas exibindo seus corpos quase nuns parecem não incomodar aos brasileiros como uma vovó que fala a palavras “sexo” em um comercial das Havaianas (2009).

Quem nos representa? -Pag. 28 - Por Milene Huebes
O CALCO – Centro Acadêmico Livre de Comunicação – é o porta-voz dos cursos de publicidade e jornalismo perante os órgãos colegiados, departamentos e órgãos de representação geral. Eles têm como responsabilidade atividades como recepção dos calouros, SECOM (semana de comunicação acadêmica), Deadline e viagens acadêmicas.E como tudo passa por mudanças, o símbolo desse importante centro não poderia ficar de fora.

Cerveja x Café -Pag. 30 - Por Marcela Pereira e Maria GabriellaHornbug
Você sabe como o café, um fiel aliado na vida do publicitário, age? Assim que entra em conato com o organismo, a cafeína bloqueia a adenosina, e em contato com o cérebro nos da a sensação de agito. Dentre inúmeras vantagens do café, é que ele leva apenas 5 minutos para fazer efeito. Porém, como tudo nessa vida, tudo em excesso faz mal, levando a dependência.A cerveja vai bem em qualquer ocasião de descontração e o que poucos sabem é que podem se tornam uma grande aliada para encontrar aquela ideia genial .

Firmorama: inspirando-se nos detalhes - Pag. 34 – Por Lais Ramos
Firmorama, um escritório de design em Jaraguá do Sul, inaugurado em 2008, conta em uma entrevista exclusiva para a revista job o processo criativo, inspirações e os resultados que tiveram para o trabalho de caligrafia da cerveja Seleção especial Copa do mundo 2014 da Brahma.

Slogans, dos gritos de guerra aos lemas do consumismo - Pag. 36 – Por Wander Brehmer
O slogan é a alma da propaganda. Veja como o slogan funciona e como ele pode potencializar sua marca ou propaganda.

Strike a selfie pose -Pag. 41 – Por: Fotos Sara Bolomini, texto Milene Huebes
As fotos estilo selfie viralizarou em 2013. O Instagram é a principal rede social responsável por essa nova moda de autorretrato compartilhado na internet. Com o crescimento constante de adeptos a selfie a publicidade aderiu e se adaptou a novidade.

#Fail - Pag. 46 – Por Lais Ramos e Wander Brehmer
Roberto Carlos comendo carne? Sim! Isto fez parte de uma campanha para televisão que gerou polêmica. Nesta matéria você vai conferir algumas polêmicas da publicidade.

Lista de patrocinadores da edição
Data prisma

Proway
Escala Metra
Seven
Ynovacom
Colisão
Orbitotal
Folks
GraficaKomcor

Nenhum comentário:

Postar um comentário