8 de out. de 2015

Revista Job! 3

Por Bruna Tambani e Daniela da Silva Paulo
Ano: 3 – Número 3 – Janeiro 2004

Impressão: Impressul Gráfica e Editora Ltda.
Páginas: 15
Coordenador: Professor Hans Peder Behling

Nomes dos alunos envolvidos: 
Produção: Ester Graciele Zen
Redação: 7ª fase (2003/02) de P&P
Revisão: Andrea Kasten/Carlos Silva
Projeto Gráfico: Thiago Sarmanho/Rafael Cascaes
Projeto Capa: Adriano Tretini
Arte-final:Adriano Tretini/Cynthia Hansen/Ester/Graciele Zen/Rafael Cascaes.


Capa: Publicitário: Vários Caminhos Além das Agências
Acabamento:
Lombada Canoa
Tamanho 21 cm x 28 cm
Couche 250g
Capa com Couche fosco

Editorial: 4 – Carreira: Ex-pe-ri-men-ta!
A importância da experiência acadêmica
6 – Mercado: Pesquisa de Marketing
O cérebro de qualquer organização
8 – Entrevista: J.R.Duran
A fotografia em Publicidade
10 – Eloy Simões: Hora de encarar a verdade
A imagem do publicitário no mercado
11 – Papo de marqueteiro: Propaganda
Política, religiosa e comercial: duas medidas e um só peso
13 – Matéria de Capa: Publicitário
Vários caminhos além das agências
15 – Fala sério: Relações Agência / Veículo
Por Alencar Tiepo Gerente Comercial da RBS TV Blumenau
Ilustração: Foto de Capa: Adriano Trentini

Agradecimentos: Todos pela Job!
A Revista Job! é uma conquista do Curso de Comunicação Social. A cada edição, conquistas e melhoras são somadas a este projeto que mais uma vez deu certo! Sua importância é dupla: acadêmica e profissional. A primeira pelo conhecimento adquirido, já que a disciplina faz parte da matéria “Planejamento Gráfico” da 7ª fase do curso; o segundo, pelo contato tão importante e íntimo que se faz com seu veículo de comunicação. Isso mesmo! A Job!, depois de ter seu peso na matéria, tem sua importância como veículo de informação para o mercado regional de comunicação. E é acreditando em sua importância, como parte do aprendizado e fonte de informação para o mercado, que queremos ver muitas edições da Job!. E que as próximas contem com o imprescindível apoio do curso, professores e demais alunos de Comunicação Social; do mercado, profissionais e empresas. Enfim, que todos os envolvidos com essa importante ferramenta chamada “COMUNICAÇÃO”, possam participar e fazer crescer a nossa JOB!, tornando esse pequeno veículo em um gigante referencial para nossa região. Contamos com vocês! 7ª fase (2003/2) de Publicidade & Propaganda – FURB

A matéria aborda o tema de ingresso ao mercado de trabalho, explica de não existe fórmula mágica, que a única forma de realmente ter certeza do que é melhor é aproveitando ao máximo as oportunidades que temos ao longo de nossa vida.Apesar de nem sempre aparecer as melhores oportunidades nos momentos que queremos, temos que ter um pensamento, que às vezes, aquela circunstância é a melhor no momento, para ganharmos aprendizado, para ganharmos experiências profissionais, e enfim decidir o que é realmente a nossa preferência professional.

Mercado: Pesquisa de marketing. O cérebro de qualquer organização - pág 06 - Autor: Regina Marina Alfarth, Priscilla B. Rodrigues de Lima, Josiane Hoppen Carvalho, Lorreine Beatrice, Michelle C. Morastoni, Julio C Gernhard.
A matéria aborda o tema da importância da pesquisa de marketing para o lançamento de novos produtos, por exemplo. A pesquisa de marketing é o cérebro de uma organização, além de integrar o consumidor com o mercado, também é responsável por obter melhores informações sobre o mercado que determinada marca ou determinado produto atua.A pesquisa de marketing sozinha não é a única saída para encontrar todas as soluções para os problemas gerenciais. Algumas pesquisas devem ser realizadas para confirmar o grau de eficiência da decisão tomada. Algumas etapas da pesquisa devem ser cumpridas para que o resultado final seja o mais satisfatório.A pesquisa somente será relevante se for feira no momento certo, a pesquisa deve entender as necessidades do consumidor.

Entrevista- J.R.Duran – A fotografia em publicidade - pág. 08 e 09 - Autor: Rafael Cascaes, Rafael Décio Cidral, Rafael Bettega Las, Kleiton Conceição, Thiago Sarmanho, Adriana Paula Oechsler, Adriano Tretini, Cyn thia Hansen, Helen Katline Bahr, Jacqueline Pires Viana, Jacqueline da Rosa Althoff.
A matéria fala sobre J.R.Duran e sua jornada com a fotografia. Ele é espanhol, mas é fascinado pelo Brasil, se considera um fotógrafo de publicidade, faz cliques de produtos e de mulheres. Ele nasceu em Barcelona(Espanha) em julho de 1952 e mudou-se para o Brasil em janeiro de 1970. Ele começou a fotografar para revistas como a Vogue e Elle no Brasil a partir de 1979, quando montou seu estúdio no Brasil. Paralelamente começou a trabalhar para agências de publicidade como a DPZ, McCann Thompson e Talent, atendendo clientes como Hohnson & Johnson e Volkswagwen, por exemplo.Ele esteve presente na 9ª semana da Comunicação realizada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Ele foi um dos palestrantes do evento e concedeu uma entrevista para a revista JOB!

Eloy Simões – Hora de encarar a verdade - pág 10 - Autor: Ana Paula Rozza Scoz, Helen Martins Gonçalves, Daiane Blanco Fonseca Gonçalves, Gustavo Cavalcanti de Siqueira.
A matéria fala sobre as ações predatórias do mercado, e sobre as atitudes que os empresários de publicidade e propaganda devem tomar para poder filtrar essas ações predatórias. Existe a necessidade de legislação específica para regulamentar essa profissão. Muitos publicitários seguiram essa carreira sem ao menos frequentar o curso de comunicação social. Agora, os tempos são outros, a comunicação social e o marketing ganham uma grande forma, e devido a isso, a responsabilidade em cima desses profissionais aumentou.

Papo de marqueteiro – Propaganda: Politica, religiosa e comercial - pág. 11 e 12 - Autor: Fabiano Freitag, Eder Rosemberg Cardoso, Maion dos Santos, Fernanda Ferreira da Rocha.
A matéria fala sobre a propaganda brasileira, apesar de ser uma das mais criativas do mundo ela pode estar desrespeitando o consumidor. A Constituição protege a liberdade de expressão comercial. A matéria aborda também algumas questões quanto a propaganda política, e a propaganda religiosa.
O Conar tem uma atuação restrita a propaganda comercial, dessa forma os políticos e religiosas puderam descriminar seus próprios códigos de ética para suas propagandas. Existe somente um artigo que protege eleitores e fiéis em relação à propaganda enganosa, ofensiva ou abusiva.

Autor: Ester Zen, Fábio Schmidt, Carla Uller, Giselle Schramm.
A matéria fala sobre a vida dos publicitários, que não está restrita somente a trabalharem em agência de publicidade. Existe um leque de opções além das agências, são os veículos de comunicação, sites. O papel do publicitário é muito importante, pois ele proporciona certa intimidade com os termos usados no mercado, com as tecnologias, e no conhecimento adquirido que só uma faculdade proporciona. “Todas as áreas profissionais são ligados e ninguém ou nenhuma empresa funciona sem a outra, nem mesmo sem agências. Estas talvez sejam o elo de ligação que proporciona boa qualidade da trama e seu desenvolvimento”.

Fala sério! Por Alencar Tiopo, Gerente comercial da RBS TV- Blumenau - Relação entre Veículos & Agências - pág. 15 - Autor: Joice Bernardo, Joice Rocha, Pryscilla Figueiredo, Leonardo Mickievicius.
Podemos chamar de triângulo da negociação a parceria que ocorre entre agência, veículo e cliente. As campanhas publicitárias buscam veículos de comunicação que tenham credibilidade. Os veículos devem buscar profissionais que tenham um excelente relacionamento com as agências. Dessa forma todos juntos podem discutir o plano de mídia. Essa parceria não se compra, e sim, se conquista através de trabalhos sérios, éticos. Devemos trabalhar sempre confiando primeiro em nós mesmos e depois na empresa que representamos.

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Pra você ver os resultados batendo na sua porta, o Santa é o melhor meio.
Na hora de tomar a decisão de compra de produto e serviços, o meio jornal é a principal fonte de informações do consumidor brasileiro (Ipsos/Marplan – Out/2003).
Para anunciar no Vale do Itajaí, não tem erro:
O Jornal deSanta Catarina é o único que cobre os 65 municípios da região e possui o maior índice entre os leitores: 9 entre 10 lêem o Santa (Ibope – Blumenau – Ago/2003).
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A/C Sr. Augusto dos santos
Achamos sinceramente que o senhor deve ter percebido que aqui na agência nós somos muito profissionais.
Agradecemos a carta que nos enviou com os resultados da nossa parceria.
Realmente ficamos apaixonados pelo seu produto, por isso o sucesso da campanha.
Agora ficou provado para o senhor que propaganda realmente funciona!
Obs: Foi difícil te conhecer, mas a gente sabia do resultado!
Um abraço equipe ORG.

Anúncio 04 - Seven
Enquanto muitos reclamam do mercado, nós corremos atrás.
Espera, espera. Não é bom esse mercado que eu tava falando...
Eu é que não vou ficar parado....

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