O vídeo acima é uma breve explicação de
aproximadamente um minute e meio do termo mais abordado nas escolas, palestras
ambientais e aulas de biologia. Sustentabilidade.
O vídeo em si, é rico
de imagens. Um trabalho publicitário digno, e locução explicativa coerente e
audívelmente compreensiva. Óbviamente, tentando afastar não afastar um ar
dinâmico da explicação, e também não fastar, por ora, a total seriedade do
assunto abordado.
Mas a pergunta de um
milhão de reais é: você sabe o que é sustentabilidade? Palavra imensa de um
conceito ainda muito maior?
Segundo a narradora, o
termo é constituído de 4 conceitos:
-
Ecologicamente correto.
-
Economicamente viavel.
-
Socialmente justo
-
Culturalmente diverso.
É, a grosso modo, o correto balanceamento da relação entre o ser humano
e o meio ambiente. O equilíbrio entre o
que precisamos da natureza e o que oferecemos a ela.
Reciclar, economizar, re-utilizar. Pensar no futuro ecológico, no que ele gera
e vem a gerar com nossas atitudes.
A sociedade brasileira não consome, mas abusa dos recursos naturais a nós
providenciados. Gradativamente, vamos perdendo acessibilidade aos meios
ecológicos, nos deixando transformar em cimento humano. Cada vez mais, a
humanidade perde a essência da fauna e da flora.
E o publicitário, nessa história, sofre? Em que lado ele joga? Ele
defende a vitalidade do planeta ou a alma do negócio? Aos que ainda protegem a
causa de um movimento revolucionário que venha mudar magicamente a atitude
social, não se trata somente de passar a mensagem adiante.
Trata-se de mudar o ponto de vista do receptor, ter um feedback além do
esperado. Trata-se de não somente entender a mensagem e matutar sobre o
assunto, mas fazer a sua parte.
Claro, ninguém quer uma passeata congestionadora, mas todo pequeno gesto
se inicia em casa, não é verdade?
Pois bem, fique com essa breve explicação de uma simpática voz diante de
uma sequência de imagens e vídeos confortáveis pra sua compreensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário