16 de out. de 2015

Revista Job! 9

Por Letícia Kondatsch

A 9ª edição da revista traz histórias de carreira de alunos já formados pelo curso, realidades regionais sobre animação e marketing social, exemplos de sucesso profissional sem precisar ir pra muito longe, entre outros assuntos interessantes. Confere aí!
Ano: 2006
Páginas: 32
Coordenador: Hans Peder Behling

Alunos envolvidosPlanejamento: Clagisa Reis, Daniela Fernanda Schmidt, Fernanda Luize Laffin, Giovana Paola Bapstista, Joana Dambrós, Joice Freiberger, Larissa Ballod, Lisangela Chiarelli, Lucas André Caetano Fernandes, Mariana Neves, Nathália Cristine Jacomossi, Rodrigo Nones, Thais Cristina Grahl, Tathyana Mara Loesch, Vivian Cristina Zanchin, Vivian Cristina Gasda.
Redação: Ana Paula Branco Rosário, Ana Paula Engler, Carlos Daniel Reichel, Camila Prestes Gomes, Catia Viviane Cezar Baptista, Dani Martins, Deise Cristina Vogt, Diego Ramon Valle Vital, Josuié Ferando Reinke, Júlio Césa Muller, Leticia Dayanna Ferreira de Melo, Luciano da Cunha, Marcelle Rocha, Micheli F. de Carvalho de Nez, Paula Mafra Branco, Rafael Farias Corbella, Rodrigo Dellagiustina, Silvana Miranda, Thiago Roncaglio Ravache.
Criação: Ariel Maturana Gajardo Meisen, Atila Imianovsky, Bruno Alves Martins, Everton Darolt, Guilherme Dechichi dos Reis, Hidalgo Fernando Fabeni, Luís Maurício de Paula Wouters, Fabio Cirilo Riegel, Israel Scussel Degasperi, Patrick L. Guerini.
Comercial: Alexandro da Silva, Biank Inacio, Diogo Leonardo Roedel de Souza, Edgar Treis Azevedo Filho, Eduardo Assis Ferreira, Kelly Cristina de Almeida, Renan Huewea, Renato Hoeusi, Ricardo Constancio.


Acabamento: Canoa em Couché 115 fosco.
Matérias:

Galo de briga
Cases de campanhas de destaque feitas por agências da região nas mais diversas áreas.

Recomendo
Sugestões de Livros, CDs e DVDs.

Mandando Ver!
Relatos de eventos acadêmicos e experiência de trabalhos com clientes reais como projetos institucionais, planejamento publicitário, Rinha e atividades de extensão como o projeto Focus e a própria revista Job!, e como eles contribuem pra formação e preparação de um bom profissional pro mercado de trabalho.

Entrevista- Johnny Francis Gaulke
O ex-aluno formado em Publicidade e Propaganda pela FURB fala sobre sua perspectiva do mercado publicitário e escolha profissional, dá dicas e conta sobre a sua carreira profissional desde a universidade até chegar ao seu então emprego na Porsche AG, em Stuttgart, Alemanha.

Caminhos
Conta sobre a função e interação entre as profissões que envolvem produção de vídeo como diretor, iluminador, produtor e assistente de produção além de características de produção de vídeo de longa ou curta metragem. Pincela também sobre esse mercado na nossa região.

Reciclagem de conceito - Cauda longa do entretenimento
A matéria explica o conceito de cauda longa do entretenimento formulado por Chris Anderson, aonde poucos grandes sucessos atingem a altos níveis de popularidade, seguida por outros de menor destaque. Para Chris, a segmentação dos nichos é uma tendência, pois sempre haverá alguém disposto a consumir por menor que seja a demanda.

Matéria da Capa – Sucesso à moda da casa
Imagina-se que o sucesso e as grandes oportunidades profissionais em comunicação estão nas metrópoles, em agências de nível nacional, ou mundo afora.  Essa realidade tem a sua validade, mas a matéria mostra como carreiras locais também podem ser promissoras. Temos ótimos profissionais na nossa região e grandes campanhas de grandes marcas como Colcci, Hering, e Altenburg saem do nosso estado. O crescimento de empresas e agências é conjunto, competência e cumplicidade estão sempre presentes!

Animação na Publicidade - Anime-se!
Conta um pouco sobre a história e crescimento da animação no mundo, no Brasil e Blumenau. Os precursores na arte da animação na região são formados em Publicidade e Propaganda pela FURB e ganharam prêmios com filmes educativos e um curta metragem, aplicando técnicas da Disney

Marketing Social - Marketing + Social
Com a redução das responsabilidades sociais por parte do governo, as empresas resolveram unir o útil ao agradável com o Marketing social. Promovem projetos estratégicos pra mudança do comportamento social como através de alianças com organizações voluntárias ou beneficentes, desde que estejam de acordo com suas metas e valores. Tido como altruísta por uns ou apenas estratégia de autopromoção por outros, o Marketing Social é um diferencial e influenciador de compra.

Marketing Social – Marketing + Igualdade
Embora o público gay tenha um grande poder de compra, é um grupo ainda não muito explorado pela publicidade. Na época, uma rede de assistência médica lançou uma campanha com um casal homossexual e embora tivesse recebido diversas críticas, também foi alvo de diversas mensagens de apoio de instituições, ONGs e órgãos governamentais além de usuários de vários estados. O autor defende que a diversidade humana deve ser mais valorizada pela publicidade.

Entrevista Eduardo MartinoFotojornalismo O Brasil lá fora
Correspondente oficial de importantes órgãos da mídia brasileira, o paulista radicado em Londres conta sobre sua carreira e experiências desde a formação em engenharia pela USP, até suas viagens e registros, até chegar ao fotojornalismo e seus projetos. No final, ainda dá dicas para os universitários apaixonados por fotografia e fotojornalismo.

Música – Toca Raul, Maluco!
Critica a falta de um grande ídolo nacional na cena do rock brasileiro. Segundo o autor, os grandes compositores faziam suas criações a partir de acontecimentos politicamente relevantes do momento. Os jovens não se importam mais com grandes movimentos e se deixa alienar pelas grandes mídias, fazendo com que a produção de novas boas músicas se tornasse escassa.

E aí Garotos? – Elóy Simões
Texto motivacional do publicitário e jornalista Elóy Simões conta sobre um importante conselho de seu pai, e seu apoio ao Congresso Estadual de comunicação de Marketing.

Lista de patrocinadores da edição:
Bluedoor, Unimed, Brava Propaganda, Lojas Urânio, Bijoux Prêt à Porter Multimarcas, Altenburg,Farmácia Jader, Studio 20, Plotter WorldComunicação Visual, Antena 1 e Odorizzi Editora Gráfica.

Pra conferir a revista na íntegra é só clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário