Por Diogo Coutinho, Gabriela Schmitt Assini e Júlia Carolina Lenzi Mueller
Eu recomendo - Redação: Marcos Alexandre da Trindade
Uma página para você saber dos melhores livros, seriados,
sites, filmes e músicas recomendadas pela revista Job.
Curtas - Redação: Daniele Maas
Atividades extracurriculares promovidas pelo curso de
Comunicação Social, com o objetivo de adquirir conhecimentos, fazer contatos
profissionais e ter muita diversão.
Tecnologia - Redação: Lorena das Chagas Corrêa, Sharlaine Janaina Moser
Está aberta a temporada de inovação. Dispositivos móveis,
aplicativos, o universo das tecnologias se transformou a uma velocidade
avassaladora, permitindo que o consumidor acesse a internet a qualquer hora e
lugar.
Greenwashing - Redação: Janildo Tavares
Nem tudo que reluz é verde. O brasil foi um dos pioneiros a
implantar o sustentável em seu marketing. Porém o apelo era tão grande que o
CONAR criou normas para empresas que recorriam o uso do sustentável. Quem quer
vender sustentabilidade, precisa fazer do jeito certo, porque desde agosto o
marketing verde brasileiro tem novas regras e forte vigilância.
Crédito de Carbono - Redação: Janildo Tavares
A Reportagem comenta sobre a sustentabilidade e conta sobre
um novo termo, o crédito de carbono, que é um “vale” que comprova a redução de
emissão de gases poluentes e pode ser comercializado. No ano de 1997 criou-se o
protocolo de Kyoto, onde muitos países firmaram um acordo para a redução de
emissão de poluentes e cada país ganhou sua meta para beneficiar o planeta.
Porem alguns países não atingem suas metas e outros passam do número
necessário, e é aí que acontecem as vendas e compras de créditos de carbono. As
empresas que não atingem seu número compram daquelas que atingem a mais. Assim
todos saem ganhando e contribuindo com o planeta.
Agência Exit - Redação: Janildo Tavares
A agência Exit é uma agência sustentável, que com mudanças
como, por exemplo, trocar copo plástico por caneca, caneta por lápis entre
outras coisas ajuda a diminuir os problemas ambientais. A agência de
publicidade é totalmente livre de carbono (ganhou prêmio Empresa Cidadã da ADUB
SC em 2011). E além dela mesma ajudar o planeta serviu de exemplo para um de seus
clientes. Desde que o projeto de se tornar mais sustentável começou o
número de árvores que precisam ser plantadas para neutralizar as emissões de
poluentes caiu 8,5%.
E-commerce e Compras Seletivas - Redação: Marcos Alexandre da Trindade
Os portais de vendas on-line aumentaram significativamente
(os chamados e-comerce). Em 2010 1/3 das transações entre varejo e consumidores
é representado por vendas eletrônicas. Porem com esse mercado crescendo os
profissionais precisam crescer também. Mas achar um profissional qualificado
estava se tornando difícil. A demanda de vendas online aumentava e a
qualificação não, sendo assim muitas empresas começaram a treinar seus
funcionários. Além do modo de comprar os consumidores mudaram o seu modo de
agir/efetuar a compra, se tornando agora mais precavidos e cautelosos.
Acredita-se que investir no e-comerce é uma ótima tática, afinal é um
investimento de baixo custo e grande alcance. Existem sites que efetuam compras
coletivas e a matéria fala sobre isso além de falar sobre como e onde seu
cliente efetua a compra.
Universo Blogueiro - Redação: Maria Eugênia R. Schaefer e Guilherme Freitas de Carvalho
A reportagem fala sobre o Blog e como ele mudou, de blogs que
serviam como diários de adolescentes agora passa a ser instrumento para
anunciantes. Através de diversas plataformas o blog passa a ser um potencial
para anunciantes que passam a mostrar sua marca para o público alvo do blog. O
blogueiro disponibiliza espaço publicitário dentro de seu blog. Existem prêmios para reconhecer e premiar os blogs mais
bem-conceituados. Os blogs estão tão em alta que existem pessoas que vivem
disso. Como exemplo Israel, mostrado na entrevista.
Cinema Regional - Redação: Robert Gregory Fischer e Felipe Hammes
Na matéria sobre cinema regional é abordado o tema sobre o
cinema catarinense, que como o cinema do resto do Brasil, precisa de suporte
para se sustentar. No estado existe o Edital Catarinense de Cinema onde os
projetos são inscritos e avaliados por uma banca examinadora que premia os
melhore projetos inscritos em diversas categorias. O aluno Carlos Daniel (FURB)
teve seu projeto aprovado e o filme produzido com elenco de sucesso. Na matéria
Carlos responde algumas perguntas sobre o cinema e a produção de seu filme.
Branded Content - Redação: Heloisa Rosa
É o conteúdo gerado pela marca a fim de criar um
relacionamento com o público. São revistas, filmes, músicas, peças de teatros,
jogos, documentários, músicas e blogs utilizados para difundir informação
assinada por uma determinada marca, porém sem ostentação de seu nome e sem
relação direta com seus produtos. Seu objetivo não é ser totalmente comercial e
sim informativo, engajado e envolvente. Nigel Hollis, analista chefe global das Millward Brown,
agência de pesquisa de mercado e marcas, diz que o real Branded Content necessita de três regras básicas para dar certo,
sendo elas:
Foco: É
importante entender o motivo pelo qual o consumidor irá gastar seu tempo consumindo
o conteúdo produzido. Adequação: A
informação deve ser fresca e interessante a quem consome. Fama: É criada
após os inúmeros contatos feitos da marca com o consumidor e, quanto maiores
forem os pontos de contato, maior será o envolvimento com o consumidor. Vemos hoje a propaganda em um estágio em que não basta apenas
impactar, convencer, persuadir e interromper, mas sim engajar, relacionar,
atrair e informar o consumidor.
Propaganda: há muito
tempo em jogo - Redação: Heloisa Rosa
Advergame e In
Game Advertising são estratégias que utilizam jogos eletrônicos (ou não
eletrônicos).
O primeiro Advergame
que se tem conhecimento foi lançado pela Coca-Cola em 1983, o Pepsi Invaders, distribuído aos
colaboradores da Coca-Cola. Baseado no jogo Space
Invaders para atari, o jogo apresenta a marca Pepsi a ser destruído pelo
jogador. Em 1973 ocorreu a primeira utilização do In Game Advertising, em uma versão do jogo Lunar Lander, cujo objetivo era aterrissar uma espaçonave na lua
de forma correta. No momento em que o jogador acertava o pouso, surgia uma loja
do Mcdonalds, fazendo com o personagem saísse da nave, buscasse um Big Mac e
retornasse para a nave. Não confunda: Advergame: jogo desenvolvido pela marca. In Game Advertinsing: presença da marca em jogos.
A Comunicação em Entidades
sem Fins Lucrativos - Redação: Karin Sampaio e Felipe Hammes
ONGs são organizações não governamentais, formadas por um
grupo de pessoas em busca de propósitos comuns, sendo que tudo e qualquer
excedente financeiro será utilizado dentro da instituição. As ONGs possuem funções importantes na sociedade, promovendo
ações de solidariedade, muitas vezes trabalham em parceria com o Estado e seus
serviços chegam em locais e situações em que o mesmo é pouco presente. Por uma ONG não visar lucro, não significa que a organização
não possa ganhar dinheiro ou que não necessite, esse dinheiro não pode ser
rateado entre as pessoas que fazem parte dela. Por conta do papel cada vez mais importante das mídias
sociais e com grande fluxo de informações e diversas possibilidades de
divulgação, estas empresas encontram um meio no qual podem divulgar suas
atividades de forma gratuita, aproximando-se ainda mais da comunidade, de
doadores e de colaboradores. ONGs e demais entidades estão buscando estes canais
alternativos para se comunicar. O estudo também revelou que estas instituições de caridade
com alto desempenho veem o papel dos meios de comunicação social como mais
importante no aumento de consciência de sua missão (90%) e em menor grau (50%)
como gerações de doações.
Behind the logo - Redação: Guilherme Freitas e Maria Eugenia Schaefer
Acompanhando essas inovações do mercado, o investimento em um
novo posicionamento da empresa é necessário para que não passe em ar de empresa
ultrapassada. E não é apenas o posicionamento que passa por alteração. O
modo de gestão e de comunicação com seu público e mercado deve acompanhar e
estar presente na logo. O logo é aonde a
ideia deve estar vinculada, criando o conceito de marca, pois através do seu
design irá transmitir o conceito da empresa.
Coluna Convidado: Luli
Radfahrer
A comunicação atual é inteira focada na criação de novos
produtos, aplicativos e canais exclusivos de interação de uma marca com seus
consumidores.
Informações Técnicas:
Job! Nº 19
Ano: Novembro de 2011
Impressão: Gráfica Tipotil
Páginas: 48 páginas
Tiragem: 2000 exemplares
Coordenador: Melissa Haag Rodrigues
Nome dos alunos
envolvidos:
Redação:
Danielle Maas, Felipe Hammes, Guilherme Freitas de Carvalho, Heloisa Rosa,
Janildo Tavares, Lorena das Chagas Corrêa, Marcos Alexandre da Trindade, Maria
Eugênia Schaefer, Sharlaine Janaina Moser, Karen Sampaio, Lucas Schlosser
Meyer, Robert Gregory Fischer Criação:
Alexandra Teixeira de Rosso, Bruno Daniel Peters, Guilherme Luiz Krug,
Paulo Henrique Sutter, Rafael Luiz Claudino Machado, Thalyline Ogino Quint,
Tiago Spaniol
Planejamento: André
Aga Rizzo, Angélica Zickuhr, Barbara Volles, Rhalissa Carolina Meister, Ivan
Mellies Junior, Luciele Beatriz Kessler, Marina Pacheco de Souza, Ricardo Celso
Comercial: Aline Bianca Pradela,
Bianka Caroline Bona, Bruna Schrickte, Cristian Gonçalves, Eduardo José
Wosniak, Luiz Charlles Bezerra Museka, Naoana Xavier Antunes
Capa: Thaylin Ogino Quint, Bruno Daniel
Peters
Revisão: Carlos Silva
Patrocinadores:
Veja a revista completa aqui.
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