6 de out. de 2015

Revista Job! 19

Por Diogo Coutinho, Gabriela Schmitt Assini e Júlia Carolina Lenzi Mueller


Fichas técnicas - Redação: Lucas Schlosser Meyer

Eu recomendo - Redação: Marcos Alexandre da Trindade
Uma página para você saber dos melhores livros, seriados, sites, filmes e músicas recomendadas pela revista Job.

Curtas - Redação: Daniele Maas
Atividades extracurriculares promovidas pelo curso de Comunicação Social, com o objetivo de adquirir conhecimentos, fazer contatos profissionais e ter muita diversão.

Tecnologia - Redação: Lorena das Chagas Corrêa, Sharlaine Janaina Moser
Está aberta a temporada de inovação. Dispositivos móveis, aplicativos, o universo das tecnologias se transformou a uma velocidade avassaladora, permitindo que o consumidor acesse a internet a qualquer hora e lugar.


Greenwashing - Redação: Janildo Tavares
Nem tudo que reluz é verde. O brasil foi um dos pioneiros a implantar o sustentável em seu marketing. Porém o apelo era tão grande que o CONAR criou normas para empresas que recorriam o uso do sustentável. Quem quer vender sustentabilidade, precisa fazer do jeito certo, porque desde agosto o marketing verde brasileiro tem novas regras e forte vigilância.

Crédito de Carbono - Redação: Janildo Tavares
A Reportagem comenta sobre a sustentabilidade e conta sobre um novo termo, o crédito de carbono, que é um “vale” que comprova a redução de emissão de gases poluentes e pode ser comercializado. No ano de 1997 criou-se o protocolo de Kyoto, onde muitos países firmaram um acordo para a redução de emissão de poluentes e cada país ganhou sua meta para beneficiar o planeta. Porem alguns países não atingem suas metas e outros passam do número necessário, e é aí que acontecem as vendas e compras de créditos de carbono. As empresas que não atingem seu número compram daquelas que atingem a mais. Assim todos saem ganhando e contribuindo com o planeta.

Agência Exit - Redação: Janildo Tavares
A agência Exit é uma agência sustentável, que com mudanças como, por exemplo, trocar copo plástico por caneca, caneta por lápis entre outras coisas ajuda a diminuir os problemas ambientais. A agência de publicidade é totalmente livre de carbono (ganhou prêmio Empresa Cidadã da ADUB SC em 2011). E além dela mesma ajudar o planeta serviu de exemplo para um de seus clientes. Desde que o projeto de se tornar mais sustentável começou o número de árvores que precisam ser plantadas para neutralizar as emissões de poluentes caiu 8,5%.

E-commerce e Compras Seletivas - Redação: Marcos Alexandre da Trindade
Os portais de vendas on-line aumentaram significativamente (os chamados e-comerce). Em 2010 1/3 das transações entre varejo e consumidores é representado por vendas eletrônicas. Porem com esse mercado crescendo os profissionais precisam crescer também. Mas achar um profissional qualificado estava se tornando difícil. A demanda de vendas online aumentava e a qualificação não, sendo assim muitas empresas começaram a treinar seus funcionários. Além do modo de comprar os consumidores mudaram o seu modo de agir/efetuar a compra, se tornando agora mais precavidos e cautelosos. Acredita-se que investir no e-comerce é uma ótima tática, afinal é um investimento de baixo custo e grande alcance. Existem sites que efetuam compras coletivas e a matéria fala sobre isso além de falar sobre como e onde seu cliente efetua a compra.

Universo Blogueiro - Redação: Maria Eugênia R. Schaefer e Guilherme Freitas de Carvalho
A reportagem fala sobre o Blog e como ele mudou, de blogs que serviam como diários de adolescentes agora passa a ser instrumento para anunciantes. Através de diversas plataformas o blog passa a ser um potencial para anunciantes que passam a mostrar sua marca para o público alvo do blog. O blogueiro disponibiliza espaço publicitário dentro de seu blog. Existem prêmios para reconhecer e premiar os blogs mais bem-conceituados. Os blogs estão tão em alta que existem pessoas que vivem disso. Como exemplo Israel, mostrado na entrevista.

Cinema Regional - Redação: Robert Gregory Fischer e Felipe Hammes
Na matéria sobre cinema regional é abordado o tema sobre o cinema catarinense, que como o cinema do resto do Brasil, precisa de suporte para se sustentar. No estado existe o Edital Catarinense de Cinema onde os projetos são inscritos e avaliados por uma banca examinadora que premia os melhore projetos inscritos em diversas categorias. O aluno Carlos Daniel (FURB) teve seu projeto aprovado e o filme produzido com elenco de sucesso. Na matéria Carlos responde algumas perguntas sobre o cinema e a produção de seu filme.

Branded Content - Redação: Heloisa Rosa
É o conteúdo gerado pela marca a fim de criar um relacionamento com o público. São revistas, filmes, músicas, peças de teatros, jogos, documentários, músicas e blogs utilizados para difundir informação assinada por uma determinada marca, porém sem ostentação de seu nome e sem relação direta com seus produtos. Seu objetivo não é ser totalmente comercial e sim informativo, engajado e envolvente. Nigel Hollis, analista chefe global das Millward Brown, agência de pesquisa de mercado e marcas, diz que o real Branded Content necessita de três regras básicas para dar certo, sendo elas: 
Foco: É importante entender o motivo pelo qual o consumidor irá gastar seu tempo consumindo o conteúdo produzido. Adequação: A informação deve ser fresca e interessante a quem consome. Fama: É criada após os inúmeros contatos feitos da marca com o consumidor e, quanto maiores forem os pontos de contato, maior será o envolvimento com o consumidor. Vemos hoje a propaganda em um estágio em que não basta apenas impactar, convencer, persuadir e interromper, mas sim engajar, relacionar, atrair e informar o consumidor.

Propaganda: há muito tempo em jogo - Redação: Heloisa Rosa
Advergame e In Game Advertising são estratégias que utilizam jogos eletrônicos (ou não eletrônicos).
O primeiro Advergame que se tem conhecimento foi lançado pela Coca-Cola em 1983, o Pepsi Invaders, distribuído aos colaboradores da Coca-Cola. Baseado no jogo Space Invaders para atari, o jogo apresenta a marca Pepsi a ser destruído pelo jogador. Em 1973 ocorreu a primeira utilização do In Game Advertising, em uma versão do jogo Lunar Lander, cujo objetivo era aterrissar uma espaçonave na lua de forma correta. No momento em que o jogador acertava o pouso, surgia uma loja do Mcdonalds, fazendo com o personagem saísse da nave, buscasse um Big Mac e retornasse para a nave. Não confunda: Advergame: jogo desenvolvido pela marca. In Game Advertinsing: presença da marca em jogos. 

A Comunicação em Entidades sem Fins Lucrativos - Redação: Karin Sampaio e Felipe Hammes
ONGs são organizações não governamentais, formadas por um grupo de pessoas em busca de propósitos comuns, sendo que tudo e qualquer excedente financeiro será utilizado dentro da instituição. As ONGs possuem funções importantes na sociedade, promovendo ações de solidariedade, muitas vezes trabalham em parceria com o Estado e seus serviços chegam em locais e situações em que o mesmo é pouco presente. Por uma ONG não visar lucro, não significa que a organização não possa ganhar dinheiro ou que não necessite, esse dinheiro não pode ser rateado entre as pessoas que fazem parte dela. Por conta do papel cada vez mais importante das mídias sociais e com grande fluxo de informações e diversas possibilidades de divulgação, estas empresas encontram um meio no qual podem divulgar suas atividades de forma gratuita, aproximando-se ainda mais da comunidade, de doadores e de colaboradores. ONGs e demais entidades estão buscando estes canais alternativos para se comunicar. O estudo também revelou que estas instituições de caridade com alto desempenho veem o papel dos meios de comunicação social como mais importante no aumento de consciência de sua missão (90%) e em menor grau (50%) como gerações de doações.

Behind the logo - Redação: Guilherme Freitas e Maria Eugenia Schaefer
Acompanhando essas inovações do mercado, o investimento em um novo posicionamento da empresa é necessário para que não passe em ar de empresa ultrapassada. E não é apenas o posicionamento que passa por alteração. O modo de gestão e de comunicação com seu público e mercado deve acompanhar e estar presente na logo.  O logo é aonde a ideia deve estar vinculada, criando o conceito de marca, pois através do seu design irá transmitir o conceito da empresa.

Coluna Convidado: Luli Radfahrer
A comunicação atual é inteira focada na criação de novos produtos, aplicativos e canais exclusivos de interação de uma marca com seus consumidores.

Informações Técnicas:

Job! Nº 19
Ano: Novembro de 2011
Impressão: Gráfica Tipotil
Páginas: 48 páginas
Tiragem: 2000 exemplares
Coordenador: Melissa Haag Rodrigues

Nome dos alunos envolvidos: 
Redação: Danielle Maas, Felipe Hammes, Guilherme Freitas de Carvalho, Heloisa Rosa, Janildo Tavares, Lorena das Chagas Corrêa, Marcos Alexandre da Trindade, Maria Eugênia Schaefer, Sharlaine Janaina Moser, Karen Sampaio, Lucas Schlosser Meyer, Robert Gregory Fischer Criação: Alexandra Teixeira de Rosso, Bruno Daniel Peters, Guilherme Luiz Krug, Paulo Henrique Sutter, Rafael Luiz Claudino Machado, Thalyline Ogino Quint, Tiago Spaniol 
Planejamento: André Aga Rizzo, Angélica Zickuhr, Barbara Volles, Rhalissa Carolina Meister, Ivan Mellies Junior, Luciele Beatriz Kessler, Marina Pacheco de Souza, Ricardo Celso 
Comercial: Aline Bianca Pradela, Bianka Caroline Bona, Bruna Schrickte, Cristian Gonçalves, Eduardo José Wosniak, Luiz Charlles Bezerra Museka, Naoana Xavier Antunes  
Capa: Thaylin Ogino Quint, Bruno Daniel Peters 
Revisão: Carlos Silva

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