6 de out. de 2015

Revista Job! 5

Por Bryan Faust dos Santos e Rui Schnaider Júnior 

Mercado: Acabamentos gráficos - Novidade no papel (Página 07). Acabamentos gráficos fazem toda a diferença em uma peça, quem nunca esfregou aquela amostra de perfume na revista? Pegou um folder pelo seu tamanho diferenciado ou porque tinha uma cor vibrante? Hoje em dia existem várias possibilidades de se chamar atenção em papeis, temos tintas, vernizes, material 3D, variadas formas de impressão, podendo dessa forma explorar ao máximo a criatividade dos publicitários. As novidades em acabamentos gráficos são uma ótima forma de atrair o consumidor, mas não podemos esquecer que é apenas um artificio, para se ter sucesso em uma peça temos que trabalhar e mostrar nosso potencial.


Papo de galo: E-learning - Um novo mundo de ensino, que vem fazendo a cabeça de muita gente (Páginas 08 - 09)
E-learning é um método de aprendizagem a distância que se utiliza um ambiente virtual, onde o professor aluno trocam experiências em tempo real, utilizando recursos de imagem e som. Os cursos são aulas previamente gravadas, temos exercícios, avaliações, jogos e simulações. Todas as duvidas são tratadas com o professor por e-mail. As vantagens desse método é a flexibilidade de ensino e aprendizagem, a distribuição rápida dos conteúdos, inovação em processos de formação e a flexibilidade de tempo, entre outras. Nossa cultura é ainda marcada pela educação presencial, a adesão do e-learning ainda é relativamente pequena e possui algumas desvantagens como por exemplo a ausência de relação humana entre professor e alunos, exige conhecimentos tecnológicos, necessidade de acesso a internet, e algumas outras desvantagens.

Capa: A arte da charge (Páginas 10 - 11)
A charge, tira ou HQS é considerada uma arte, onde podemos nos expressar nossas emoções e opiniões através dos desenhos, a sua principal técnica é a caricatura, e utiliza o humor de forma direta, sem vergonha e com feracidade. Na década de 80 os cartunistas ganharam maior espaço na mídia, atualmente mudaram suas influencias e estão mais maduros, a mudança de mentalidade do leitor forçam os cartunistas trabalhar mais para que ela não pareça apenas uma piadinha de escritório.

Entrevista: Sérgio Sirotsky (Página 12)
Sérgio Sirotsky está a frente da rede RBS em Santa Catarina, como Diretor Institucional administra o maior grupo regional de comunicação do país, que é composto por veículos de tv, jornal, rádio e internet. Diretamente de Florianópolis Sérgio prestou uma entrevista a revista job, falou sobre como está o mercado publicitário hoje e como anda a concorrência entre as agencias, sobre quais são as novas tendências para os jornais eletrônicos, e também falou um pouco sobre o grupo RBS e de que maneira vem contribuindo para Santa Catarina.

Carreira: O estágio abre portas para o mercado de trabalho? (Páginas 14 - 15)
O estágio é uma ótima porta de entrada para o mercado de trabalho, não espere ter um diploma para correr atrás de experiência, o tempo que se está na universidade é ótimo para começar um estágio e botar seus conhecimentos em pratica. Muitas empresas que contratam estagiários pensando em efetiva-los após um certo período, use esse período para obter contato com profissionais do mercado, se empenhe , defenda suas ideias com fatos relevantes. Guarde seus trabalhos da universidade, eles podem servir de portfólio, ajudar na contratação e abrir portas no mercado de trabalho. O Problema do estágio é que o salário geralmente é baixo, mas vale muito apena para começar e desenvolver suas habilidades.

Eloy Simões: Este anúncio é seu mesmo? “É”. Autor: Eloy Simões (Páginas 16 - 17)
Um problema inaceitável na publicidade é a chamada fraude, que infelizmente encontramos em alguns portfólios de entrevistados que apresentam anúncios que foram criados por outras pessoas.
Muitos grandes crimes podem começar com pequenos atos criminosos como assumir a autoria de algo feito por outro, o engraçado é quando for passado um briefing para esse tipo de criminoso e as peças que são criadas são horríveis. A publicidade brasileira está repleta de casos assim, e não é de hoje. Alguns escândalos são até denunciados.

Falando nisso: Yoga. Autor: Carlos Silva (Página 18)
O yoga usando diferentes exercícios ajuda os seus praticantes a se livrar do sedentarismo e na correção da má postura que são relacionados a vida de publicitários, artistas, escritores, arquitetos e etc. Usando técnicas de relaxamento ajuda a esvaziar um pouco a cabeça dos problemas que temos no nosso dia-a-dia, com o yoga você corrige sua postura, melhora sua flexibilidade e consegue maior qualidade no seu sono.

Informações técnicas:

Job!: Nº 5
Ano: 2. Novembro de 2004
Páginas: 20 páginas
Coordenador: Prof. Diogo Scandolara
Nome dos alunos envolvidos:

Atendimento:
Alexandre P. Fagundes, Allan J. Maçaneiro, Anderson P. de Abreu, Arnoldo F. R. Neto, Bruno H. N. Alves, Débora Lindner, Gislaine Lombardi, Márcia Mafinski, Mauro F. Volpara, Patrícia R. da Silva.

Criação:
André F. dos Santos, André R. Darugna, Douglas Ferreira, Eduardo R. Santini, Fabrício dos Santos, Fernando de Oliveira, Gustavo S. Guarienti, Henrique G. F. Martins, Leandro Beduschi, Rodrigo Dal Molin, Stevan Richter.

Planejamento:
Adair Alvez de Souza, Alexandre T. da Luz, Aline Heck, Anna C. Uchikawa, Cidnei Luciano, Gertrudes Fernandes, Luiz G. L. Sarli, Michele C. Pereira, Nara L. B. Gómez, Roberta A. G. da Luz, Sharlene da Costa, Tatiana Schlindwein.

Redação:
Anna Júlia Girardi, Cássia A. Schmude, Daiane R. Mafra, Jackson J. Ullmann, Márcia R. F. Lacerda, Michele L. Stahnke, Rodrigo Werner, Vanessa de Souza, Vivian Thiesen, Yana S. Dickmann.

Capa: Cao Hering
Ilustrações: Paulo Cunha

Lista de patrocinadores da edição:

Veja a revista completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário