Mercado: Acabamentos gráficos - Novidade no papel (Página 07). Acabamentos gráficos fazem toda a diferença em uma peça, quem nunca esfregou aquela amostra de perfume na revista? Pegou um folder pelo seu tamanho diferenciado ou porque tinha uma cor vibrante? Hoje em dia existem várias possibilidades de se chamar atenção em papeis, temos tintas, vernizes, material 3D, variadas formas de impressão, podendo dessa forma explorar ao máximo a criatividade dos publicitários. As novidades em acabamentos gráficos são uma ótima forma de atrair o consumidor, mas não podemos esquecer que é apenas um artificio, para se ter sucesso em uma peça temos que trabalhar e mostrar nosso potencial.
Papo de galo: E-learning - Um novo mundo de ensino, que vem
fazendo a cabeça de muita gente (Páginas 08 - 09)
E-learning é um
método de aprendizagem a distância que se utiliza um ambiente
virtual, onde o professor aluno trocam experiências em tempo real,
utilizando recursos de imagem e som. Os cursos são aulas previamente
gravadas, temos exercícios, avaliações, jogos e simulações.
Todas as duvidas são tratadas com o professor por e-mail. As vantagens desse
método é a flexibilidade de ensino e aprendizagem, a distribuição
rápida dos conteúdos, inovação em processos de formação e a
flexibilidade de tempo, entre outras. Nossa cultura é
ainda marcada pela educação presencial, a adesão do e-learning
ainda é relativamente pequena e possui algumas desvantagens como por
exemplo a ausência de relação humana entre professor e alunos,
exige conhecimentos tecnológicos, necessidade de acesso a internet,
e algumas outras desvantagens.
Capa: A arte da
charge (Páginas 10 - 11)
A charge, tira ou
HQS é considerada uma arte, onde podemos nos expressar nossas
emoções e opiniões através dos desenhos, a sua principal técnica
é a caricatura, e utiliza o humor de forma direta, sem vergonha e
com feracidade. Na década de 80 os
cartunistas ganharam maior espaço na mídia, atualmente mudaram suas
influencias e estão mais maduros, a mudança de mentalidade do
leitor forçam os cartunistas trabalhar mais para que ela não pareça
apenas uma piadinha de escritório.
Entrevista:
Sérgio Sirotsky (Página 12)
Sérgio Sirotsky
está a frente da rede RBS em Santa Catarina, como Diretor
Institucional administra o maior grupo regional de comunicação do
país, que é composto por veículos de tv, jornal, rádio e
internet. Diretamente de
Florianópolis Sérgio prestou uma entrevista a revista job, falou
sobre como está o mercado publicitário hoje e como anda a
concorrência entre as agencias, sobre quais são as novas tendências
para os jornais eletrônicos, e também falou um pouco sobre o grupo
RBS e de que maneira vem contribuindo para Santa Catarina.
Carreira: O
estágio abre portas para o mercado de trabalho? (Páginas 14 -
15)
O estágio é uma
ótima porta de entrada para o mercado de trabalho, não espere ter
um diploma para correr atrás de experiência, o tempo que se está
na universidade é ótimo para começar um estágio e botar seus
conhecimentos em pratica. Muitas empresas que
contratam estagiários pensando em efetiva-los após um certo
período, use esse período para obter contato com profissionais do
mercado, se empenhe , defenda suas ideias com fatos relevantes. Guarde seus
trabalhos da universidade, eles podem servir de portfólio, ajudar na
contratação e abrir portas no mercado de trabalho. O Problema do
estágio é que o salário geralmente é baixo, mas vale muito apena
para começar e desenvolver suas habilidades.
Eloy Simões:
Este anúncio é seu mesmo? “É”. Autor: Eloy Simões
(Páginas 16 - 17)
Um problema
inaceitável na publicidade é a chamada fraude, que infelizmente
encontramos em alguns portfólios de entrevistados que apresentam
anúncios que foram criados por outras pessoas.
Muitos grandes
crimes podem começar com pequenos atos criminosos como assumir a
autoria de algo feito por outro, o engraçado é quando for passado
um briefing para esse tipo de criminoso e as peças que são criadas
são horríveis. A publicidade
brasileira está repleta de casos assim, e não é de hoje. Alguns
escândalos são até denunciados.
Falando nisso:
Yoga. Autor: Carlos Silva (Página 18)
O yoga usando
diferentes exercícios ajuda os seus praticantes a se livrar do
sedentarismo e na correção da má postura que são relacionados a
vida de publicitários, artistas, escritores, arquitetos e etc. Usando técnicas de
relaxamento ajuda a esvaziar um pouco a cabeça dos problemas que
temos no nosso dia-a-dia, com o yoga você corrige sua postura,
melhora sua flexibilidade e consegue maior qualidade no seu sono.
Informações técnicas:
Job!: Nº 5
Ano: 2. Novembro de 2004
Impressão: Impressora Mayer Ltda.
Páginas: 20 páginas
Coordenador: Prof. Diogo Scandolara
Nome dos alunos envolvidos:
Atendimento:
Alexandre P. Fagundes, Allan J. Maçaneiro, Anderson P. de Abreu, Arnoldo F. R. Neto, Bruno H. N. Alves, Débora Lindner, Gislaine Lombardi, Márcia Mafinski, Mauro F. Volpara, Patrícia R. da Silva.
Criação:
André F. dos Santos, André R. Darugna, Douglas Ferreira, Eduardo R. Santini, Fabrício dos Santos, Fernando de Oliveira, Gustavo S. Guarienti, Henrique G. F. Martins, Leandro Beduschi, Rodrigo Dal Molin, Stevan Richter.
Planejamento:
Adair Alvez de Souza, Alexandre T. da Luz, Aline Heck, Anna C. Uchikawa, Cidnei Luciano, Gertrudes Fernandes, Luiz G. L. Sarli, Michele C. Pereira, Nara L. B. Gómez, Roberta A. G. da Luz, Sharlene da Costa, Tatiana Schlindwein.
Redação:
Anna Júlia Girardi, Cássia A. Schmude, Daiane R. Mafra, Jackson J. Ullmann, Márcia R. F. Lacerda, Michele L. Stahnke, Rodrigo Werner, Vanessa de Souza, Vivian Thiesen, Yana S. Dickmann.
Capa: Cao Hering
Ilustrações: Paulo Cunha
Lista de
patrocinadores da edição:
Jornal de SantaCatarina
Belli Studio
SH Fotolitos
FJR Artes
Tatticas Publicidadee Propaganda
Publicar Publicidade em ônibus
Strasbourg
Pamplastic
Copy News
Impressora Mayer Ltda
Belli Studio
SH Fotolitos
FJR Artes
Tatticas Publicidadee Propaganda
Publicar Publicidade em ônibus
Strasbourg
Pamplastic
Copy News
Impressora Mayer Ltda
Veja a revista completa aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário