13 de out. de 2015

Sociedade de consumo – Desafios Sociais Contemporâneos FURB

Por Cláudia Boehringer e Guilherme Dias



Sociedade de consumo, vídeo produzido por alunos da FURB na aula de Desafios Sociais Contemporâneos, do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, em que a criatividade era um dos focos para criar o conteúdo apresentado pelos grupos selecionados. A ideia original foi de criar um vídeo no estilo “draw my life”, deixando o assunto mais claro possível e dinâmico para quem estava assistindo.



No tema abordado, foi de grande importância destacar a transição de sociedade de produtores para sociedade de consumo, para enfim, ser explicado o conceito do assunto e como ele se aplica em nosso dia-a-dia e nas comunidades em que estamos incluídas. Sociedade de consumo é especificamente uma sociedade que educa outras pessoas para um determinado estilo de vida, seja por status, impulsivo ou por bens materiais.

O assunto pode ser visto no comportamento de cada pessoa, como são criados essas necessidades, forma ou liberdade de consumir exageradamente, mostrando que nem todas essas atitudes são obrigatoriedade para alguém se sentir incluso em sua comunidade. Porém, mesmo que isso seja mostrado para todos, ainda existiriam alguns fatores em que as mesmas na qual estão preocupadas em mudar isso, acabarem excluindo quem não sente a necessidade de se incluir no grupo. Como dito no vídeo “Nada se cria, tudo se copia”, uma frase que deve ser muito bem refletida por quem ainda não se sente incomodado por tal comportamento, o mais simples e resumido disso tudo, é como essa sociedade segue esse estilo de vida simplesmente por medo de enfrentar o seu cotidiano na realidade que ele é, manipulando também a própria identidade. 

Com um assunto importante para ser desenvolvido, quatro alunos trabalharam juntos para passar a mensagem correta para o público, em que foi trabalhada em um roteiro inicial, passado por processos de revisão e melhorias, a ideia visual foi decidido em grupo e os desenhos foram feitos em rascunhos para fazerem sentidos com o assunto. Podemos assim afirmar, que a produção do vídeo é interessante e bem pensada, vale a pena conhecer, se conscientizar e compartilhar com seus amigos para juntos mudarmos isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário