Por Bárbara Laís Pereira e Naiara Bitencourtt.
Algumas pessoas querem comprar um carro. Algumas pessoas em um comprar uma casa. Algumas querem viajar o mundo. Outras querem comprar roupas novas todos os meses. E algumas pessoas só querem comprar, comprar e comprar.
Antigamente nosso foco era satisfazer as nossas necessidades. Essa era a regra. Mas vivemos em uma cultura que transformou tudo em excesso. O consumo é o ato de usufruir de bens materiais para que os homens possam satisfazer suas necessidades ou até mesmo seus luxos, utilizando para isso, meios e técnicas para buscar na natureza matérias primas.
Ao longo da história, esse processo de buscar matérias primas da natureza e transformar as mesmas em mercadorias, foi se aperfeiçoando até chegar aos dias de hoje. Onde cada vez mais novas tecnologias fazem aumentar o consumo de uma determinada mercadoria, gerando com isso o aumento em grande escala deste mesmo produto, assim, fazendo tonar-se o consumo em consumismo, fazendo-se comprar produtos desnecessários de forma exagerada.
Tudo isso se tornou possível com o surgimento e o aumento do capitalismo. Onde simples mercadorias tornaram-se meio para o enriquecimento de poucas partes da população e a difusão de uma mesma mercadoria para todos.
Vendo que os aperfeiçoamentos de tecnologias faziam com que as pessoas comprem o mesmo produto varias vezes, pois os lançamentos de produtos mais atuais são lançados com muita rapidez e também por estar fortemente estimulado pela publicidade e pelo avanço do capitalismo.
A tecnologia digital estava florescendo mais rápido do que nunca, e ter as coisas mais novas se tornou uma nova prova de status e sucesso para todos.
Esse vídeo feito com câmera e materiais simples mostrando a história do consumismo. Feito por: Bárbara Laís Pereira, Gabriela Schmitt Assini, Luiza Cristiane de Oliveira, Naiara Bitencourtt, Rodrigo Belz alunos do terceiro semestre de Publicidade e Propaganda da FURB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário