20 de out. de 2015

Volvo e Jean Claude Van Damme – ‘’The Epic Split feat Van Damme”

Por Guilherme Sá e Stefany de Oliveira


O ator belga, Jean Claude Van Damme que ganhou fama atuando em filmes de ação como, O Grande Dragão Branco, O Desafio do Dragão, Street Fighter e Duplo Impacto onde ele solta voadoras, chutes elásticos e todos os tipos de golpe imagináveis, causou impacto com seu último sucesso  que durou apenas 1 minuto e 16 segundos e não teve toda a ação que costumava ter. Jean Claude Van Damme foi escolhido pela Volvo para estrelar um comercial que fala sobre o novo sistema de direção dinâmica de seus caminhões.


No vídeo que atingiu a marca de 56 milhões de visualizações em um mês no YouTube o ator de 55 anos fez um espacate com os pés apoiados apenas nos espelhos retrovisores de dois caminhões Volvo que andavam de ré em uma pista de aeroporto fechada. O objetivo do comercial era mostrar a grande precisão e estabilidade que o novo sistema de direção dos caminhões Volvo proporciona.

O viral foi gravado sem a participação de dublês e sem o uso de efeitos especiais, o próprio Van Damme foi o responsável pela performance de risco em cima dos caminhões, ele estava preso por cabos apenas para garantir sua segurança no caso de alguma coisa não sair da forma planejada, o diretor da propaganda Andreas Nilsson disse ao Wall Street Journal  que se ele caísse, ele não morreria, obviamente. Não queríamos ser responsáveis por matar o ‘Muscles of Brussels’ (prato típico da Bélgica).

O comercial foi gravado em apenas uma tomada e a equipe tinha apenas 15 minutos para realizar a proeza pois o momento de luz ideal era das 8:05 às 8:20. Vários ensaios foram feitos, mas todos com dublês, Van Damme só entrou em cena uma vez e fez apenas uma tomada que foi a escolhida.

O espacate de Van Damme ficou famoso na década de 80 com seus filmes de luta, isso explica o sucesso enorme que transformou o comercial de caminhões em um viral da internet de forma tão rápida.

Dezenas de paródias foram gravadas após o lançamento do comercial, a maioria satirizando a proeza do ator. Uma animação de Chuck Norris fez um espacate semelhante em cima de dois aviões em pleno vôo com homens em cima de seus ombros, outra animação mostra Van Damme fazendo o mesmo movimento em cima de dois satélites no espaço, um grupo de amigos tentou realizar a mesma proeza em cima de duas scooters no quintal de sua casa. As brincadeiras foram longe, porém, o comercial atingiu seu objetivo e também foi premiado no festival de Cannes de 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário