Uma tela gigante de raios X instalada em Santa Mônica (Califórnia) atraiu dezenas de pessoas no Valentine’s Day (Dia dos namorados nos EUA). Atrás dela havia duas pessoas se beijando, abraçando-se, dançando... mas a plateia conseguia ver apenas seus esqueletos, sem nenhuma pista de quem estava do outro lado.
A grande surpresa vinha quando se descobria que os casais eram pessoas do mesmo sexo, de raças diferentes, de religiões diversas e de idade avançada. Uma câmara gravava o momento enquanto as dezenas de espectadores acompanhavam o experimento e o resultado já conseguiu milhares de espectadores.
Era uma ação da campanha Love Has no Labels (O amor não tem rótulo), contra a discriminação.
Por trás dessa ação está o Ad Council, uma organização sem fim lucrativo ligada a publicidade e propaganda que faz campanhas com finalidade social para ONGs e governos. A ação é financiada por oito organizações, entre as quais a Human Rights Campaign e a liga Anti - difamação.
“Decidimos fazê-la porque nos pareceu que era muito importante incentivar as pessoas a examinar seus preconceitos inconscientes”, diz Lisa Sherman, presidenta do Ad Council, em uma entrevista.
No site são dados conselhos para tentar combater esses preconceitos no trabalho, em publico ou na escola: por exemplo, evitar expressões como “É bipolar”, ou perguntar “Você acha engraçado?” para alguém que faça piada em relação a certos grupos, como os gays. Também há um teste, para os usuários refletirem sobre atitudes discriminatórias que inconscientemente adotam.
O Ad Council já fez outras campanhas sobre inclusão, segurança alimentar e oportunidades para a comunidade latina, mas nenhuma tinha tido tanto sucesso como esta.
“Apesar dos progressos que temos conseguido nos EUA, continuamos a ter muito trabalho a fazer”.
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