5 de nov. de 2015

Dollar Shave Club

Por Bruno Jankauskas e Rodrigo Belz 


O vídeo acima mostra uma da campanha da marca Dollar Shave Club. Foi ao ar em Junho de 2012 e, somente no YouTube teve mais de 21 milhões de acessos. Essa marca é de origem Americana, mais precisamente teve origem em uma das praias mais cosmopolitas do mundo, Venice na California. Dollar Shave Club vende giletes e produtos de higiene pessoal pelo correio, por um preço muito mais em conta comparado com outras marcas. Foi fundada por Mark Levine e Michael Dubin em 2011. Tiveram essa brilhante ideia após conversarem sobre o quão alto é o valor gasto mensalmente em giletes.



Funciona da seguinte forma, existem 3 planos mensais, cada um com seus itens e benefícios, onde você recebe os produtos todo mês na sua casa. Em 2 desses planos o envio dos produtos é grátis. Esse tipo de negócio onde você se associa a loja, como um membro de um clube, teve início em 2012 com essa propaganda que foi viral. O vídeo no YouTube atraiu um número de visitas inesperado fazendo com que o site da marca caísse na primeira hora. Quando o servidor ficou online novamente haviam 12 mil pedidos, isso em apenas em 48h após o lançamento do vídeo. Muitos comentários positivos como: “O primeiro comercial que eu não pulei”, “É assim que se faz uma propaganda que realmente prende a atenção das pessoas” e “Melhor propaganda do youtube”.

Esse viral consiste em reforçar a base da marca, você não precisa de barbeadores modernos e cheios de frescura, somente uma boa gilete.O slogan da campanha é “Our Blades are fucking great”, traduzindo ficaria algo como Nossas giletes são muito fod**.

Depois de mais de 3 anos após o lançamento do vídeo, ainda há repercussão. Seja de pessoas elogiando como a marca funciona, ou testando os produtos. Vídeo explicativo e demonstrativo. Mais novo comercial até o momento. Muitas paródias foram feitas.

Recentemente uma nova marca chamada Dollar Beard Club surgiu, copiando descaradamente o modelo de vendas, website e até mesmo o vídeo principal de campanha. Têm como foco o cuidado de barbas. Estão fazendo muito sucesso nas mídias sociais pois se aproveitaram das características já consagradas e usadas pela Dollar Shave Club. Diga-se de passagem, não são dos mesmos donos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário