Após receber reclamações de consumidores, a Schin decidiu retirar do ar a propaganda lançada no dia 14 de setembro de 2015 para promover uma campanha para a Oktoberfest, festa que ocorre todo o ano durante o mês de outubro, em Blumenau (SC) ressaltando a tradição germânica da cidade. A campanha que levaria “você e mais três amigos para a Oktoberfest” foi tirada do ar antes mesmo de ser veiculada na TV.
No filme "Promoção Schin Oktoberfest 2015", criado pela agência Leo Burnett Tailor, mulheres bonitas e com características alemãs aparecem como operárias da construção civil, mecânica, caixa de supermercado e motorista de ônibus, em trajes sensuais. O comercial, lançado em rede nacional e na web, foi considerado machista, sexista e de mau gosto.
Nas redes sociais, como no twitter, consumidores reclamaram que o vídeo reforça estereótipos e deprecia as mulheres de Santa Catarina. Diante da repercussão negativa, a marca decidiu suspender a veiculação da propaganda e tirar o vídeo de suas páginas na internet. Apesar disso, o vídeo seguia disponível em alguns canais do YouTube.
Mas como os publicitários da Nova Schin deixam uma propaganda como a da Oktoberfest de Blumenau ser divulgada?
— Snap: betosouza77 (@betosouza77) 19 agosto 2015
Em comunicado, a Brasil Kirin, dona da Schin e de outras marcas cervejeiras como a Eisenbahn, disse que não teve a intenção "de discriminar ou ofender qualquer indivíduo ou região/cidade".
"Reforçamos o nosso respeito a cidade de Blumenau e ao estado de Santa Catarina, informando que a Brasil Kirin conduz seus negócios com retidão, ética, integridade e respeito pela dignidade de todos os seus públicos e, portanto, não concorda com qualquer tipo de discriminação", afirmou a empresa, em nota.Mesmo com a retirada do comercial do ar, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu um processo para julgar a campanha. Até o momento atual, o resultado ainda não foi publicado no site do Conselho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário