24 de mai. de 2016

Campanha DC Brasil Dia Dos Pais

Por Letícia Aline Dorée e William Tribess


A  DC Comics é uma empresa dos EUA especializada na edição e criação de histórias em quadrinhos, que também usa outros meios de mídia para propagar esse gênero. Ela tem em sua cartela de criação alguns dos mais conhecidos e aclamados personagens dos quadrinhos do mundo. Entre eles constam os heróis Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Aquaman, e os grupos aos quais eles pertencem, como Liga da Justiça, Novos Titãs, Patrulha do Destino, Legião dos Super-Heróis, e outros mais. Há várias décadas, a DC vem ganhando espaço como um dos ramos empresariais norte-americanos mais fortes na área dos quadrinhos, competindo acirradamente com a Marvel Comics.



Agora, no mês de Agosto, ela vai lançar sua nova aposta de mercado, o filme Esquadrão Suicida (Suicide Squad em inglês). O filme mostra o mundo sendo ameaçado por uma entidade enigmática insuperável que a agente governamental Amanda Waller decidiu que só pode ser vencida por personagens desprezíveis e com nada a perder. Com isso, ela monta um time com os vilões mais insanos já encarcerados e os forneceu o arsenal mais poderoso que o governo dispõe para que cumpram a missão. A questão começa quando o improvável time descobre que não foram enviados para vencer, e sim para serem mortos.

Para aumentar a expectativa nessa nova aposta, a DC Brasil lançou uma campanha chamada “Tal nerd, tal filho”, onde os pais terão que postar uma foto fazendo cosplay de suas cenas preferidas de heróis/vilões, junto com seu(s) filho(s).

Serão 2 tipos de seleção e prêmios:

1 - Os pais terão que cadastrar até 5 fotos no site da DC, no seguinte link: goo.gl/PYMHza
A seleção das melhores fotos será feita pela equipe de marketing da empresa. Os 2 pais mais criativos, junto com seus filhos que apareceram na foto, irão ganhar passaportes livres para a Comic Con Experience - SP, que acontecerá nos dias 1 a 4 de Dezembro. A Comic Con Experience (também conhecida apenas como CCXP) é um evento brasileiro de cultura pop nos moldes da San Diego Comic-Con cobrindo as principais áreas dessa indústria como: jogos, quadrinhos, filmes, TV e muitos cosplayers. Na CCXP, os ganhadores da seleção, ganharão tudo pago e também conhecerão os atores do filme Esquadrão Suicida.

2 - Os pais poderão postar seus cosplays no instagram e facebook, com as hashtags #dcdiadospais #talnerdtalfilho e as 5 fotos mais curtidas, ganhará ingressos, em salas vips, para ir ver o filme. Além do ingresso, os pais e filhos que participaram das fotos ganhadoras, terão direito a um cupom de 100 para ser usado na bomboniere do melhor cinema da cidade.

Segue abaixo um exemplo de foto de cosplay com pai e filho, postada no perfil de Instagram da DC Comics para a promoção:



A campanha começará dia 5 de Junho de 2016 e valerá até dia 1º de agosto de 2016 e será anunciada no Facebook, Instagram e site da DC Brasil.

Facebook
Terá um post fixado na fanpage da DC (), que irá conter um banner promocional (parecido com a imagem acima) com uma mensagem motivadora para que todos se divirtam e participem da campanha. A mensagem será curta para chamar a atenção ao lado das fotos de cosplays e super-heróis usadas, como:

"Tal Nerd, Tal Filho. Participe com seus filhos e concorra a uma viagem para a Comic Con em São Paulo!"

A cada 10 dias haverá um novo post mostrando exemplos de fotos que podem ser feitas, usando algumas que já foram enviadas para a promoção, sempre usando as hashtags determinadas com o nome da campanha, como #talnerdtalfilho, #dcdiadospais e #dccomicsbrasil. Também terão posts mostrando quais materiais são bons para a confecção, desenho, maquiagem e caracterização dos cosplays, o que ajuda os participantes se inspirarem e decidirem concorrer se ainda estavam na dúvida por causa das fantasias. No Facebook, serão divulgados os vencedores dos ingressos e da promoção da Comic Con. Quando esses ganhadores estiverem na Comic Con, terão um live streaming para mostrar ao público quem ganhou, como está sendo o evento e como foi conhecer os atores e todos os brindes que ganharão.

Instagram
No Instagram terão posts de incentivo e complementares (pelo menos um ao dia, pelas 18 horas da tarde para que todos da família possam visualizar) aos da página do Face, para caso ter algum seguidor no Instagram que não tem a DC no Facebook. A mensagem principal e mais exibida será:

"Tal Nerd Tal Filho, você e seus filhos na Comic Con Experience em São Paulo!"

Também haverão mais posts por dia no fim de semana, pelo menos 2 entre as 13 horas da tarde e 22 horas da noite. No Instagram também serão anunciados os vencedores dos ingressos. Isso, além de terem pequenos takes com os atores convidando a participar da promoção e concorrer. Tudo com as hashtags #talnerdtalfilho, #dcdiadospais, #dccomicsbrasil,  #diadospaisdc, #diadospais, #comicconsãopaulo e #ccxp.

Site DC Brasil
Aqui imagens promocionais ficarão fixadas na página principal durante todo o período de veiculação da campanha, dizendo:

"A DC Comics leva você e seus filhos para a Comic Con Experience."

Além de ter um link que leva para uma parte do site que mostra todas as regras para participar e algumas fotos de pais que já enviaram, via Facebook ou Instagram. Não será tão interativo quantos as outras duas redes sociais, já que aquelas são o foco para o público. Mas para aqueles que entrarem no site também podem saber da novidade por essa página oficial, e ter detalhes sobre o histórico da promoção até certa data, quando for atualizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário