10 de mai. de 2016

Carreta Furacão, o fenômeno de 2016

Por Heloísa H. T. Freygang e Nicole Teixeira


Você já deve ter ouvido falar em Carreta Furacão, o sucesso das redes sociais, possivelmente você viu em sua timeline do Facebook muitas vezes um gif, vídeo ou imagem de um grupo de garotos vestidos com trajes de personagens como o Capitão América, Fofão, Mickey Mouse, Homem Aranha e o Marinheiro Popeye, fazendo danças sincronizadas, saltos e piruetas pelas ruas. Difícil não ter ouvido sobre este novo fenômeno das redes sociais.



Os trenzinhos e a carretas, grupos de dançarinos que animam festas e eventos, são a tradição na cultura do interior de São Paulo e de Minas Gerais, o sucesso por lá é evidente, e o grupo Carreta Furacão foi o que mais bombou. Até foram criados os famosos memes em pró do grupo, sendo utilizados gifs, imagens, frases no Twitter e vídeos viralizando e enaltecendo a fama do famoso grupo de dançarinos, onde se espalhou entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade.

O trenzinho Carreta Furacão é de Ribeirão Preto, cidade no interior de São Paulo, a capital brasileira dos trenzinhos. Em 2010, a empresa de trenzinhos Dominium, comprou o Carreta Furacão, sendo hoje seu trenzinho mais famoso. O vídeo mais conhecido do grupo, em que os dançarinos bailam ao som da música “Vem Dançar o Mestiço”, do artista Leandro Lehart, e hoje já tem mais de 4 milhões de visualizações no YouTube.

O sucesso é tão grande que até inspirou um jogo para Android chamado Carreta Furacão: The Legend, lançado em março de 2016, o aplicativo já tem mais de 100 mil downloads.

O grupo continua viralizando nas redes, até um grupo de acadêmicos do Centro Universitário SENAC, situado em São Paulo, está finalizando o documentário chamado “Rebolão, mas sua irmã gosta”, um filme sobre os trenzinhos de Ribeirão Preto, incluindo o famoso Carreta Furacão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário