10 de mai. de 2016

Curta em 30 - O amor está nos pés

Por Carolina Pacheco e Juliane Furtado.



No video acima é contado a história de um casal de namorados, sendo representados por dois pares de calçados, que se apaixonam. Feito em homenagem ao Dia dos Namorados, para mostrar que os pés também merecem ser amados.



O Curta em 30 foi o primeiro festival de videos amadores de 30 segundos de Blumenau. Esse festival foi organizado pelos estudantes do 5º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Furb - Universidade Regional de Blumenau, na disciplina Técnicas de Relações Públicas.

Segundo a professora e coordenadora do curso, Fernanda Ostetto, o objetivo do evento foi integrar toda a população por meio de vídeos curtos e incentivar a produção de conteúdo relevante da nossa comunidade. Qualquer pessoa podia participar, sem haver necessidade de ser acadêmica da FURB. Além disso, os videos também não precisavam necessariamente, ser muitos elaborados, podiam ser feitos até mesmo pelo celular.

A primeira edição do festival aconteceu no primeiro semestre de 2015, e as inscrições podiam ser feitas na própria Fanpage do Curta em 30, sendo que o período de inscrição teve duração de 28 dias. O Prêmio foi dividido em cinco categorias: Ação Social, Humor, Livre, Musical e Sem Edição.

Os vídeos foram filtrados e selecionados por dois professores da Furb e um profissional que trabalha com audiovisual e postado na conta do Curta no YouTube, onde a comunidade poderia votar no vídeo que mais gostou, dando um simples “like”. O mais curtido na Fanpage do evento recebeu a premiação de vídeo mais popular. Além disso, houve uma banca avaliadora que selecionou os vídeos premiados em primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria.

O vídeo que se encontra no início desta postagem, é um dos que concorreu na categoria “Livre”. Ele foi feito pela acadêmica de Publicidade e Propaganda, Juliane Francieli Furtado, que utilizou a técnica de stopmotion para criação e edição do video.

A técnica de Stopmotion consiste em várias fotos que quando colocadas em sequência elas simulam uma imagem do objeto fotografado em movimento. Técnica já muito ulitlizada no cinema, tendo exemplos como Coraline, A Noiva Cadaver e O Estranho Mundo de Jack. No caso do video acima, ele foi feito com a câmera de um celular, através do aplicativo PicPac.

As premiações do Curta em 30, ocorreram dentro da própria universidade, no auditório do bloco J, 25 dias após o término das inscrições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário