25 de out. de 2016

Mil Casmurros: A estratégia

Por Jaqueline Patrícia Peixer, Maike Nogueira Aguiar e Michelle K. de Melo



O “Virou Case” do dia vai falar de Mil Casmurros, uma campanha lançada pela Globo no ano de 2008, com o objetivo de atingir o público mais jovem que está desconectado com o meio televisivo, assim como uma estratégia digital que estimula os internautas a lerem um pedaço da obra literária Dom Casmurro, o qual seria baseado para criar a minissérie Capitu.



A história que gira em torno de Bentinho, a personagem principal, e Capitu, por quem este nutria um grande amor platônico, serve aos moldes das novelas de época: "um típico cidadão rico que não pode se enamorar de uma plebeia (classe mais baixa)". 

Trazer o público jovem à leitura de um clássico, que é muitas vezes solicitado na escola e em vestibulares, e pedir que se identifique com tal história foi o maior dos desafios da campanha.

Através do site, na ocasião, as pessoas tinham a oportunidade de fazer parte, certo modo, da minissérie. Pois na minissérie tinha um personagem que narrava os acontecimentos e este fazia a sua narrativa de acordo com o que as pessoas liam a partir da campanha.

Além de usar desse artificio, a agência LiveAD  “perdeu” propositalmente um DVD que continha imagens inéditas da minissérie e pediam às pessoas para que entrassem no site e compartilhassem a sua experiência em forma de depoimento sobre o que encontravam no DVD. Como toda a campanha, a identidade visual do site também não podia ser diferente. Devemos nos recordar que toda essa estratégia de comunicação foi pensada e desenvolvida para atingir a um público bem especifico: os jovens.

Depois de ter conseguido o merecido sucesso, este case foi pré selecionado para Cannes Lions de 2009, o qual conseguiu premiação na categoria RP (Relações Públicas). E todo esse sucesso não teve resultado somente na tarefa de manter os seus espectadores interativos, mas também pôde gerar mídia espontânea

Acompanhe as postagens que bombaram nos sites da época: B9ExameExtraPropmarkPortal ImprensaRevista Imprensa.

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