18 de out. de 2016

Psicologia e Comunicação: Um olhar criativo

Por Carla Fernanda Pamplona, Marcelo Feller Júnior e Marcelo Probst



Quantas vezes você deixou de ler um texto, para assistir um vídeo sobre o mesmo conteúdo? O vídeo publicitário é uma ferramenta com alto poder de persuasão, por isso mesmo. Pois tende atrair mais a atenção do público, comparado à outras mídias. Não é que ele seja mais importante, mas isso ocorre devido ao seu formato dinâmico que desperta o interesse no telespectador.



Um vídeo bem estruturado, com um bom planejamento, execução e edição pode trazer resultados bastante positivos. O exemplo que você assistiu foi desenvolvido para a disciplina de Psicologia da Comunicação, com o intuito de abordar o comportamento psicopata e divulgar o Deadline VI.

Nessa disciplina, os alunos são apresentados à intersecção entre a psicologia e a comunicação e aprendem como uma área está diretamente conectada à outra, na hora de transmitir uma mensagem para o público-alvo. Informações como essa são muito importantes na hora de desenvolver uma campanha, para que as ideias sejam entendidas pelo público de forma correta, sem desperdício de tempo ou dinheiro.

Para quem não sabe, o Deadline é um evento promovido pelo Centro Acadêmico Livre de Comunicação (CALCO), no qual os acadêmicos de todas as fases do curso de Publicidade e Propaganda têm de criar uma campanha em 12 horas, do briefing, passando pelo planejamento e pela criação das peças. Ao final deste tempo, cada equipe apresenta seus materiais para uma comissão julgadora formada por professores e profissionais do mercado publicitário da região.

O vídeo produzido traz essa atmosfera do Deadline e publicitários, com um estilo mais sombrio para remeter a noite, horário no qual ocorre o evento, e ao tema principal, psicopatas. Para criar essa ambientação, foi utilizado uma iluminação pontual, apenas para iluminar o objeto de destaque e os tons das filmagens são mais frios, puxando para o azul. Os takes também são rápidos e precisos, com o objetivo de transpassar as sensações além da tela.

Assistir um vídeo é isso. É entrar em uma outra atmosfera, criada para despertar os mais diversos sentidos, seja com cunho educacional, institucional, comercial ou artístico e guardar com mais facilidade na memória algo que pode passar despercebido com apenas uma leitura.

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