18 de out. de 2016

Truques para aumentar a audiência do seu canal

Por Jaqueline Patrícia Peixer, Maike Nogueira Aguiar e Michelle K. de Melo


Como os famosos youtubers conseguem tanta audiência? Com os vídeos todos elaborados, utilizam de câmeras digitais com boa resolução, assim como os programas de edição de vídeos, aos quais podem ser adicionados efeitos sonoros e visuais posteriormente, tudo para ser mais atrativo para quem assiste pela internet.



Mas não é somente isso que é levado em consideração. Ao desenvolver um roteiro para o Youtube, é preciso levar em conta o tempo que, em média, é de 5 minutos e dependendo do conteúdo não é recomendado se ultrapassar os 10 minutos. Pois com a vida corrida as pessoas têm pouco tempo disponível para assistir aos vídeos.

O youtuber deve ter autonomia sobre o conteúdo abordado e é imprescindível que ele seja relevante ao seu público-alvo. Não se pode falar de carros de corrida efetivamente em um canal voltado para “mães de primeira viagem”, por exemplo. Uma coisa não condiz com a outra.

Através da interação com os seus inscritos, o youtuber também pode elaborar uma nova pauta de discussão para os próximos vídeos. Isso é algo bem recorrente e que acontece de forma natural. Também é uma forma de segmentar e avaliar o seu público, uma vez que as interações espontâneas são a melhor medição do sucesso do canal.

Na hora de gravar o vídeo, a entonação da voz é outro fator importante. Deve-se chamar a atenção dos ouvintes mais elétricos, os quais não têm a paciência de prestar atenção a um vídeo mais lento. Já os efeitos visuais servem para torná-lo mais atrativo, pois como a verba é baixa para diversificar a cenografia, é necessário apelar para os efeitos vetorizados que podem ser produzidos em programas específicos. Podemos citar a família Adobe (Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe Premiere e Adobe After Effects) que ajuda, e muito, os editores na hora de fazer a “mágica”.

Uma boa edição de vídeo deve ser feita de uma forma que não se perceba a própria edição, para que a voz, embora entrecortada propositadamente em alguns casos, pareça fluir normalmente. Também é recomendado que entre as falas se retire todos os espaços aonde não há voz, para que os visitantes não desistam de assistir o vídeo no meio do caminho.

Ultimamente essa é uma área que está em expansão, pois os youtubers estão ser tornando cada vez mais populares entre os internautas. Consequentemente estão buscando alternativas para monetizar suas produções e para ganhar a vida, além de fazer merchadising e lançar produtos autorais (livros, camisas e etc).

Podemos observar no vídeo feito pelo youtuber Maike Nogueira efeitos sonoros variados e os cortes entre um take e outro (jumpcut). E ele também caprichou na escolha do assunto: Orange is the new black é um seriado super popular e original do Netflix. Sucesso na certa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário