22 de nov. de 2016

Como utilizar The Walking Dead para alavancar um YouTuber

Por Jaqueline Patrícia Peixer, Maike Nogueira Aguiar e Michelle K. de Melo


Foi dado a largada para as premonições para os possíveis finais da série The Walking Dead, o atual assunto mais badalado da AMC. O youtuber Maike Nogueira, em seu pós lançamento do canal, aborda em seus vídeos esse tema tão polêmico entre os fãs da série mais comentada e apaixonante de todos os tempos.



Essa escolha foi tomada estrategicamente, com o objetivo de alavancar as visualizações e inscrições no seu canal. Atualmente, o canal do Maike conta com 35 inscritos e nesse planejamento se espera ultrapassar os 50 já na primeira semana. E agora, quanto vai ter daqui duas semanas de campanha? Este, sem dúvida, é um desafio irrecusável. Tal como furar o olho do governador com a katana da Michonne. Então acompanhe com a gente todo o planejamento da campanha.


A campanha para o Maike será bissemanal e vai ter início com a postagem de seu vídeo (acima). O truque aqui é chamar a atenção para a polêmica do possível final para a série - assunto bastante comentado em todos os países e com especial fervor no Brasil.

Para alavancar mais ainda as inscrições sugerimos que seja feita uma postagem na sua Fan Page, que além de divulgar os seus vídeos, também comenta fatos corriqueiros de sua vida como um ser humano normal. Dessa forma, serão usados ciclos de postagem para manter na mente de seus seguidores a lembrança de seu nome. Para o Facebook, foram desenvolvidos 4 posts em formato padrão para despertar os internautas que rastejam noite afora à procura de possíveis continuidades de suas séries. Os posts têm chamadas que instigam e, assim como as imagens selecionadas, aguçam ainda mais a curiosidade pelo vídeo. Entretanto, o conteúdo-ouro está no canal do Youtube, é por isso que com um clique o seguidor é levado direto à rede social.



Para o Instagram serão feitos 10 micro-videos no History do perfil, e o intuito é fazer os seguidores clicarem no link da Bio, que leva ao video do Youtube. Essas postagens são intercaladas também com o formato tradicional de imagem, via aplicativo, além de alternarem entre postagens habituais de seu repertório.

Em todas as postagens serão utilizadas as hashtags #TWD7naFOX, #WalkerSegueWalker, #Walker e o foco é atrair o grande público de seguidores de Walking Dead para curtir o canal e viralizar o video. Outra questão técnica da campanha é a utilização de links encurtados via Google shortner, que além de deixar o link esteticamente harmônico e econômico, em termos de caracteres, tem o benefício de manter salvo no histórico de uso da conta.

A campanha já está em fase de execução e deve seguir as postagens de acordo com o cronograma a seguir:

Instagram History: 10 videos, postados 1x ao dia, sempre no horários de mais engajamento dos seguidores.

Facebook e Instagram post: uma campanha de envolvimento, com conjunto de 4 posts em formatos convencionais, com link para o vídeo do canal, postados 2x por semana, com espaçamento de 3,5 dias entre uma postagem e outra.

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