1 de nov. de 2016

O primeiro automóvel erguido por likes

Por Alessandro Galczynski, Milena Ranghetti, Pedro Lima Bursoni.


Sabemos que campanhas que unem online e offline estão crescendo cada vez mais. São um jeito criativo e moderno de interagir com os clientes, além de ser algo divertido, pois são usadas as redes sociais para a interação. E a Renault Nederland, em sua campanha de fevereiro de 2013, utilizou essa ferramenta.



A marca francesa Renault foi fundada em dezembro de 1898 pelo jovem de 21 anos Louis Renault, que logo após sair do exército, criou um carro artesanalmente na garagem da casa de seus pais, chamado de Voiturette A, usando como base um triciclo. O garoto era prodígio e inventou também a transmissão direta, a primeira caixa de câmbio da história do automóvel.

Usando sua criatividade e contando com um bom apoio financeiro dos irmãos, Marcel e Fernand, ele começou a produzir seus carros. Dois anos depois, a fábrica já contava com 110 funcionários e havia registrado patentes como a do turbocompressor e a do câmbio com tomada direta. Os três Renault concordaram, então, que uma boa estratégia para tornar a marca ainda mais conhecida seria participar de competições automobilísticas. Hoje, a empresa tem filiais em mais de 118 países, sendo a sede em Boulogne, na França.

Essa case feita pela Renault Nederland nos mostra uma interação direta com o consumidor através das redes sociais. A Renault buscou medir a paixão dos seus fãs na web e na vida real. Na página do Facebook da Renault Nederland, os fãs da marca foram "convocados" a demonstrar seu amor através dos likes. Enquanto isso, no offline, foi criado uma estrutura com um gangorra: de um lado o Renault Clio da época e do outro uma enorme "caixa de likes", toda essa estrutura estava montada dentro de um estúdio.

A campanha funcionava da seguinte maneira: a cada like dado na fan page, mais peso era acrescentado na caixa de likes. Quando o peso da caixa ultrapassasse o peso do carro, o dono do último like seria premiado com o carro. Durante duas semanas a página foi bombardeada por likes com transmissão ao vivo.

O resultado foi de sucesso, o fluxo das redes sociais aumentou consideravelmente (repercussão internacional), mais de 12 mil novos fãs começaram a acompanhar a marca. A página do Facebook teve um aumento de 16.382 likes e a transmissão ao vivo chegou até 60 mil visualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário