2 de mai. de 2017

5 mudanças no cotidiano que a tecnologia proporcionou


Por Aléxia Noronha, Eduarda Pasqualini e Theodora Segata.

Você já parou para pensar em como tudo se tornou mais fácil desde o surgimento dos smartphones? Hoje temos tudo na palma da nossa mão, em alguns segundos podemos encontrar o que tanto procuramos, ou informar aos amigos onde estamos, conversar e se manter informado sobre o que acontece no mundo. Pensando nisso, listamos 5 mudanças de como coisas simples eram feitas antes  dos smartphones.



1. Antes da era da informação, os trabalhos escolares, por exemplo, eram feitos de forma muito mais trabalhosa. Os estudantes iam até bibliotecas em busca de informações, mergulhavam em inúmeros livros e enciclopédias até encontrar o que procuravam. Anotavam em seus cadernos e, caso fosse preciso, levavam-o para casa como empréstimo. Só não podia esquecer de devolver, cada dia de atraso gerava uma multa.

2. Sem Spotify, Tidal, Apple Music, YouTube ou SoundCloud, quando os amantes da música quisessem ouvir o hit do momento ou sua boyband favorita, precisavam comprar CDs ou ligar na rádio para pedir o que quisessem escutar  e grava-las em fitas K7. Assim eles poderiam ouvir a sua música preferida em qualquer lugar usando walkman.

3. Quando você precisava conversar com alguém que mora longe, você tinha duas opções, ligar para o telefone fixo ou mandar uma carta, que levaria um certo tempo para chegar ao destino e mais um tempo para receber a resposta. Atualmente, nos comunicamos  com pessoas do outro lado do mundo instantaneamente com APPs de conversa, como o WhatsApp.

4. Antes dos celulares e câmeras digitais, haviam as câmeras Polaroids que instantaneamente imprimiam as fotos, não havia a opção de escolha da foto, para impressão. E também as câmeras analógicas, aquelas que você colocava o filme, tirava as fotos e depois levava para revelar. Nada comparado com a praticidade de hoje, onde podemos imprimir as fotos desejadas, com alta qualidade.

5. Antes da era do smartphone, as ligações telefônicas tinham um alto custo, principalmente na época antes dos celulares. Com a chegada dos telefones portáteis, esse processo foi facilitado, porém as baterias duravam pouco tempo e nem todo lugar havia um bom sinal de recepção, dificultando a comunicação. Hoje, além de um custo mais baixo, há a possibilidade de realizar chamadas de voz por aplicativos de mensagens, como por exemplo, o WhatsApp.

É, com a praticidade de hoje em dia, nem pensamos no caminho que foi percorrido, para chegar nos dispositivos que temos hoje, o avanço da tecnologia tem nos possibilitado uma maior interação com o mundo todo. Porém, em partes, com esse avanço e as redes sociais, tudo se tornou muito instantâneo, fazendo com que muitas vezes, acabemos perdendo as possibilidades de nos conectar com as pessoas que nos cercam, tudo se tornou facilmente substituível. É preciso ter cuidado, para que não vivamos no automático. As tecnologias são de grande ajuda, mas não podemos perder as relações com quem está a nossa volta hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário