2 de mai. de 2017

A cozinha sob as lentes publicitárias

Por Giovanna Schorr, Manuela Huscher e Sarah Werle 

Ph: Giovanna Schorr e Sérgio Lamin
No segundo semestre do curso de Publicidade e Propaganda, realizamos a disciplina de Fotografia Publicitária, com o professor Djalma Patricio. Nela aprendemos a fotografar produtos para campanhas publicitárias, envolvendo atividades como: fotos de alimentos, splash (que consiste em jogar objetos em um liquido), capas de revistas, material escolar, entre outras.



A turma era dividida em duas salas e cada uma tinha um numero “x” de equipes. Cada equipe trabalhava com o mesmo tema sob diferentes perspectivas. Podendo usar objetos de sua escolha e organizar conforme o gosto de cada grupo.

Na foto reproduzida acima, montamos um estúdio no laboratório de foto, contendo fundo preto de tecido, duas soft box, uma câmera Nikon D5200 e os elementos calculados de forma que ficassem harmônicos entre si, combinando cores quentes com um aspecto rústico da madeira. O laranja e vermelho transmitem alegria, paixão e vitalidade através dos alimentos.

Procuramos mostrar objetos que remetessem a cozinha tradicional italiana, com temperos saborosos e tomates frescos, além da pimenta que trás um calor para a composição da foto. A torrada lembra uma refeição familiar e amigável e as colheres de pau remetem à uma figura com maior experiência culinária, cozinhando para família.

Para concluirmos as atividades, as fotos eram postadas no AVA, assim, o professor avaliava a composição fotográfica de cada equipe online. E também era comentado em sala de aula, para orientar os alunos sobre os pontos positivos e negativos de cada foto. Como resultado final do semestre, obtivemos maior aprendizado no quesito fotografia publicitária, além de conhecimento sobre luz, técnicas de ângulo, montagem de estúdio, composição de objetos em cena, incluindo melhor engajamento com os colegas de turma e responsabilidade com o prazo de entrega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário