16 de mai. de 2017

McWhopper: o "não" que virou case

Por Guilherme Marcelino, Igor Tomio e Sofia Lelis.


O dia 21 de setembro foi escolhido pela ONU para ser o Dia Internacional da Paz. Neste dia também, uma ação proposta pelo Burger King pedia um dia de trégua ao seu maior rival, McDonald’s, na guerra entre os sanduíches das franquias de fast-food mais famosos do mundo.


A proposta do Burger King, publicada neste site, sugere uma fusão que uniria as receitas de seus dois sanduíches mais populares: o Whopper e o Big Mac. O resultado seria um hambúrguer chamado “McWhopper”. A união incluiria também os uniformes dos funcionários ao design das caixas, inclusive especificava o local: a cidade de Atlanta, localizada exatamente entre as sedes das duas empresas.

Resposta do McDonald's, publicada na fanpage da companhia.
E o resultado disso? O Mac disse não. E o que se seguiu foi um duelo nas redes sociais que originou o maior case publicitário mundial do ano, com direito a prêmio Grand Prix no Cannes.

A negativa veio diretamente de Steve, CEO do McDonald’s, que respondeu à proposta do Burger King com um post na página oficial da marca. Ele diz que as duas marcas podem pensar em “algo maior para fazer a diferença” e também lembra que entre as duas empresas há apenas uma “amigável concorrência” e não as “circunstâncias inigualáveis da verdadeira dor e sofrimento da guerra”.

É, não foi dessa vez. Mas muita gente que quis experimentar um McWhopper, recorreu à gambiarra: comprar um sanduíche de cada e juntar os dois. Diversos blogueiros e youtubers aproveitaram o tema para ir de carona na repercussão, criando vídeos e postagens descrevendo como montaram os dois sanduíches fazendo o próprio híbrido.

No final, a proposta com tom engraçadinho rendeu milhões de impressões ao BK, que dominou os trends por vários dias e deu uma verdadeira lição ao Mac, provando que não, um simples telefonema não seria o suficiente. 

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