23 de mai. de 2017

Ruffles: Faça-me um sabor

Por Lucas Silveira Gonçalves, Rafaella Schalinski e Thomas Vahldick Kutscher

Uma empresa sempre estará presente onde seu público-alvo está. Atualmente, com o grande crescimento das redes sociais, as marcas têm se adaptado para estar sempre em evidência nos sites como Facebook e Twitter. Mas, o maior desafio, além de simplesmente estar presente, é fazer com que o público se envolva com a sua postagem, promoção, ideia, com a marca em si, seja por meio de comentários, curtidas ou contribuições. E foi em 2016 que a Ruffles teve a genialidade de criar uma promoção onde o consumidor poderia dar a ideia de um novo sabor para o Chips da empresa PEPSICO.



Presente no Brasil desde 1953, possuindo mais de 100 filiais de vendas e centros de distribuição, a PEPSICO é uma companhia que possui 22 marcas como: Ruffles, Gatorade ®, Pepsi-Cola ® e Quaker ®.

Além de poder sugerir um novo sabor para a marca, a promoção contava com a seguinte proposta: Um prêmio de R$ 10 mil em barras de ouro e o campeão receberia 1% (Referente às vendas de 3 meses do produto vencedor, limitado ao valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais. Entregue em certificado de barra de ouro.) do faturamento do seu sabor durante os três meses de votação, fechando toda a cadeia de co-criação que contempla três fases: a sugestão da inovação, sua implementação e remuneração. Ao longo de toda a campanha foram sugeridos mais de 55 mil sabores, com uma média de 2 milhões de votos no site da marca.

A campanha aconteceu durante 11 meses em várias etapas: Inscrição, votação e comercialização do sabor do/dos ganhadores da promoção. Com praticamente 1 ano de veiculação, o investimento da Ruffles foi tão grande que, hoje, praticamente qualquer pessoa que você comentar sobre isso, saberá do que se trata, seja por ter acompanhado a promoção e publicidade da marca, ou por ter visto o produto diferenciado no mercado.

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