26 de set. de 2017

Como produzir uma boa fotografia de produto

Por Amanda dos Santos, Jessica Sinn e Lorena Borba 


A fotografia é composta de diversos elementos como, iluminação, foco, enquadramento, produção e composição, no qual cada detalhe é fundamental para um bom resultado.

Para fotos publicitárias existem algumas técnicas especiais, usadas de acordo com a finalidade do Job. Na foto ao lado, entretanto, foi utilizada uma técnica simples destacando a marca, com o uso de uma iluminação suave e a mesa de fundo infinito. A ideia se constituiu em sugerir uma forma de consumo do produto, valorizando a marca e a essência que ela transmite, de aproximação das pessoas. Afinal a Nutella é um produto com inúmeros consumidores, para se ter ideia, você poderia cobrir a Grande Muralha da China 8 vezes com o número de potes de Nutella vendidos em um ano.



A produção fotográfica foi elaborada com base em elementos que têm relação ao uso do produto e que não tirassem o foco do mesmo. O café da manha é a refeição mais importante do dia, assim como o slogan da marca (Sorria e Bom dia), buscamos combinar o produto em questão, com outro elemento do gênero alimentício presente na foto. A disposição dos demais elementos, como a embalagem do produto aberta apresentam a real utilização do mesmo, bem com sua textura e qualidade original.

Para a realização desta fotografia, não houveram grandes dificuldades. Exceto encontrar elementos de composição de cena que não poluíssem a imagem. Com isso encontramos objetos simples porém delicados que em um todo se tornaram harmônicos.

Na fotografia existem técnicas mais avançadas que acabam exigindo mais do que outras, mas o principal é saber utilizar a técnica mais adequada para cada Job. Mas lembre-se, simplicidade não quer dizer falta de qualidade, uma boa fotografia é aquela que valoriza o seu elemento principal e consegue combinar com o tema proposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário