Para quem não conhece ainda o que é o Light Painting esta técnica permite ao fotógrafo clicar diversos desenhos feitos com luz mesmo, daí o seu nome. O interessante é que o limite está na criatividade de cada um, e na hora de clicar vale quase tudo: Usar lanternas, celulares e até sinalizadores de manobra são algumas das opções.
Agora que o assunto já está mais claro, vamos explicá-lo com mais calma. Para ajudar a entender o conceito vamos passar por uma pequena lista de materiais e depois daremos a coordenadas para você ser o próximo pintor das luzes.
Em primeiro lugar você precisará de uma câmera fotográfica com sistema de controle de tempo de exposição, um tripé (tremer pode comprometer o resultado final), lanternas ou iluminadores e, claro, a sua própria criatividade. Os desenhos são feitos, na maioria das vezes, manualmente pelo fotógrafo ou voluntários que estejam próximos. Você pode encontrar referências para você se basear no guia do site Digital Photography School.
Agora que você já tem os materiais resta saber como configurar a câmera para produzir uma foto com a técnica do Light Painting.
Coloque a câmera no tripé regulando o tempo do obturador para o máximo possível, pois quanto maior o tempo de exposição, maiores são as possibilidades de captura dos movimentos na cena. A regulagem de ISO deve ser a menor possível, e o diafragma pode ser mudado dependendo do resultado desejado, assim pode-se melhorar a nitidez e obter uma melhor profundidade de campo.
Após regular coloque a câmera no timer, faça o foco mantendo o botão de disparo pressionado e peça que alguém apague a luz. Dispare a câmera, e use sua imaginação, criando formas, objetos ou escrevendo com suas lanternas ou sinalizadores na frente da câmera.
Para a produção da foto desse post foram necessárias cinco pessoas, sendo uma delas o operador da câmera e as outras quatro utilizaram seus celulares para ilustrar os símbolos que foram exibidos no resultado final da fotografia. Para dar cor aos elementos foram usadas pequenas tiras de “filtros gelatina” na frente do flash do celular.
Assim que o fotógrafo disparou a câmera, todos os integrantes desenharam os símbolos e o resultado final apareceu na tela assim que o obturador fechou.
Muito simples, não? Agora é a sua hora de praticar. Espero que todos tenham gostado e se este post foi útil para você, compartilhe com os seus amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário