Por Celine Zandoná Rafagnim, Júlia Lüneburger Passos e Natália Fischer Ferreira Santos
No nosso primeiro post, vamos falar sobre uma produção feita para a aula de Foto 2, do curso de Publicidade e Propaganda da FURB. O tema escolhido pelo professor foi Outubro Rosa, e com base nisso contaremos um pouco sobre como foi feita a composição da foto: a escolha das cores, a iluminação, a edição e etc.
O mês de outubro representa o movimento de conscientização sobre o câncer de mama. Na aula anterior à produção, o professor nos mostrou diversos vídeos e fotos que traziam o assunto. Por isso, inspiradas na cor representante do movimento, trouxemos objetos na cor rosa como símbolo de ternura, pureza e delicadeza.
Dentre os objetos escolhidos temos dois tipos de flores: a rosa, em seus variados tons, e calêndulas na cor roxa, todas com o propósito de retratar o amor, carinho, gratidão, admiração e simpatia. Trouxemos também um lenço que, além de simbolizar a feminilidade, remete ao ícone da campanha: o laço rosa.
A pose da modelo, apesar de ter sido espontânea, retratou a inocência e genuinidade, como se estivesse entregando as flores. A foto foi o primeiro disparo da manhã, e a espontaneidade ajudou a torná-la mais interessante.
A iluminação foi feita com uma luz posicionada acima da câmera, criando uma sombra que unificou a cor da roupa da modelo com o plano de fundo. Assim, foi possível destacar a cor das flores, do rosto, do lenço e das mãos. A câmera utilizada foi uma Nikon D5200, com uma lente 18mmx55mm, com um flash exterior. A edição foi feita no Photoshop Lightroom CC, no mesmo dia do disparo.
Aprendemos nesta atividade que nem sempre as melhores fotos são as que tiramos pensando em todos os detalhes, e a naturalidade é um fator que traz originalidade para a fotografia. Na produção das demais fotos do dia, não conseguimos chegar ao mesmo resultado, já que a despretensão não é reproduzível.
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