10 de mai. de 2018

A criação de uma fotografia com base nos conceitos de Steve McCurry

Por Beatriz Heloisa Silvério e Luana Matarazo de Souza 

A fotografia nada mais é que o nosso olhar através da lente. Conseguimos entender isso a partir da oportunidade que tivemos de fazer uma foto simples, mas com conteúdo e, claro, utilizando as regras básicas da fotografia.

A ideia do professor era que nós explorássemos as lentes e a distância focal, o conteúdo que cada uma poderia trazer.



Referente à produção, nós escolhemos uma flor vermelha que já estava no chão, e escolhemos o fundo verde que fizesse com que esse plano contrastasse com o vermelho. A ideia era ter o destaque na flor, desfocando o fundo. Nós conseguimos trazer o efeito bokeh, que nada mais é senão fontes de luz fora de foco. A intenção não era ser exagerado, mas discreto. Segundo Eduardo Viero “A razão de ser tão popular é porque Bokeh torna a fotografia visualmente mais atraente, fazendo com a que gente preste mais atenção em uma parte da imagem”.

Brincar com esse efeito foi muito interessante, porque a própria lente humana causa isso às vezes.

A princípio era para ser captada caindo, mas acreditamos que a mão segurando a flor trouxe mais significado, mostrando simplicidade e leveza. Um dos maiores desafios foi trabalhar com a luz utilizando o fotômetro, equilibrar o ISO, abertura do diafragma e velocidade do obturador. O que dificultou também foi o enquadramento, porque fotografamos sem o uso do tripé.

Outra dificuldade que encontramos foi conseguir um conteúdo bacana para a fotografia, porque além de trabalhar com a luz e a distância focal, precisávamos também de um tema interessante.

Nas aulas teóricas discutimos sobre os fotógrafos da atualidade, e um dos que mais nos chamou a atenção foi Steve McCurry, e tentamos trazer a essência de suas fotos neste exercício. Mais precisamente, buscamos utilizar as cores da sua fotografia mais famosa “Afghan Girl”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário