10 de mai. de 2018

O uso da técnica de lightpaint como um desafio nas aulas de fotografia

Por Ana Luiza Bertoldi e Monyque São Thiago Klock 

Essa imagem foi produzida pelo curso de Publicidade e Propaganda no laboratório de fotografia da FURB em uma sala escura utilizando a técnica lightpaint. Com ela você é livre para criar, produzir qualquer coisa com a ajuda de uma lanterna (pode ser a do celular também), câmera e um tripé. Vale lembrar que se você posicionar o dedo no canto da saída de luz ou usar um papel celofane pode ter como resultado uma cor diferente da original. 


A nossa ideia era imitar flores saindo de arranjos, para isso utilizamos potes para serem os vasos e lanternas de celular para fazer as flores. 

As configurações da câmera tiveram que ser bem específicas, com a utilização de um tripé, deixamos o tempo de exposição do obturador bem alto, para que desse tempo de fazer os desenhos, com a abertura do diafragma mais fechada e para que o resto do local ficasse escuro deixamos o ISO baixo. Entenda mais como fazer essa técnica

A parte mais difícil na produção dessa foto foi sincronizar as lanternas para que as pessoas desenhassem ao mesmo tempo e ainda fazer com que as flores ficassem dentro dos vasos sem que voassem sobre eles. 

Aprendemos que para fazer essa técnica você precisa ser muito criativo para representar o desenho de luz corretamente, cuidadoso para fazer o ajuste da câmera e paciente... muuuito paciente, fazer a foto dar certo não é uma tarefa fácil, afinal você está desenhando no ar, encontrar os traços novamente é muito difícil, pois além de ser escuro você não vê o que está fazendo, é necessária muita calma para funcionar.

Mesmo com todas essas regrinhas, achamos que essa atividade foi uma das mais interessantes dessa matéria no primeiro semestre, em que pudemos usar vários elementos para criar uma coisa só, essa técnica pode ser usada para diversas coisas, desde uma festa como uma foto de casamento. Você é livre para criar e colocar suas ideias em prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário