24 de mai. de 2018

Campanha Pepsi Like Machine

Por Ana Luíza de Amorim, Elisa Joana da Silva e Julia Mueller Weiers


Dentro do âmbito das redes sociais, campanhas que promovam o engajamento dos consumidores se tornam cada vez mais recorrentes conforme a popularidade desses meios continua a crescer. Desse modo, desenvolver uma campanha que chame atenção e gere cada vez mais destaque da marca dentre as outras formas de divulgação em circulação se torna um desafio cada vez maior.



Assim, a Pepsi em parceria com a TBWA Belgium desenvolveu a campanha Pepsi Like Machine, a qual consistia na troca de likes por uma latinha de Pepsi.
Uma maquina de autoatendimento era instalada, mas ao invés de aceitar dinheiro ela aceitava apenas os likes dos consumidores na página oficial da Pepsi na rede social Facebook. O consumidor se aproximava com o smarthphone, curtia a página oficial da marca, ou digitava seu login e senha na próprio equipamento, selecionando o seu sabor de Pepsi preferido e então uma latinha saia da máquina.

A campanha se destaca pelo diferencial aos promoters que geralmente trabalham distribuindo amostras grátis do produtos em questão, visto que a tecnologia chama mais atenção e curiosidade dos consumidores.

O principal objetivo da marca com a ação era, não apenas trocar os likes e comprar o engajamento daqueles que participavam da ação, mas sim criar um circulo social com o cliente. Tal objetivo se cumpria de modo que eles poderiam rastrear os fãs que fizeram a ação proposta.

Com isso, podemos perceber a importância das redes sociais não apenas na parte relacionada a difusão da marca dentre a população, mas também no desenvolvimento de uma relação mais próxima do cliente com a marca. Criando assim um melhor posicionamento no mercado, como se o consumidor se sentisse “amigo” da marca, gerando uma espécie de correlação entre as duas partes, levando o consumidor a priorizar a marca no momento de escolher o produto que vai comprar.

Por fim, a campanha da Pepsi mostra que muito além da criação de hashtags e campanhas multimilionárias, a relação do cliente com a marca pode ser construída com ações simples, mas inteligentes até mesmo na estratégia de sampling.

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