14 de jun. de 2018

Masterchef e Save The Children lançam campanha em parceria

Por Débora dos Santos, Eduarda Schluter e Maria Eduarda Vasselai

1. Plano de ação:
A campanha será desenvolvida para o cliente Masterchef Brasil, em uma ação que traz engajamento para uma causa social, visando melhorar ainda mais a imagem institucional do programa – já que sempre há polêmicas envolvendo desperdício de comida pelos participantes.



A primeira parte da ação será divulgar uma nova temporada “falsa” diferente de tudo que o Masterchef já viu, tudo isso para gerar curiosidade entre os fãs, amantes da culinária e portais de notícia. Nos quatro primeiros dias da ação, serão lançados posts, tweets e insta stories instigando o púbico a acompanhar as próximas informações lançadas sobre a tal de “nova temporada”.

A segunda parte da ação ficará por conta do lançamento e revelação da campanha, onde estarão abertas as inscrições de participação da nova temporada do Masterchef através do link: www.masterchefbrasil.com.br/inscricao. Ao acessar o link a pessoa irá responderá algumas perguntas de um questionário para início ao processo de inscrição. O questionário será com base em escolhas que o participante deve tomar para seguir uma receita tradicional brasileira, o famoso arroz com feijão. Ao escolher as alternativas do questionário, o participante se vê tomando decisões difíceis para dar continuidade a receita, devido à restrição quanto aos ingredientes fornecidos.

Após algumas perguntas, entra o desfecho da campanha: a nova temporada era na verdade uma campanha de conscientização para a fome na África. Ao finalizar o questionário, surgirá na tela: É difícil cozinhar com tão pouco, né? Imagine para quem vive isso diariamente! E em seguida um vídeo com um dos fundadores da ONG Save the Children surgirá na tela explicando sobre a importância das doações e como cada doação ajuda as crianças da África, apelando para o emocional das pessoas. O link para as doações (https://www.savethechildren.org/) estará disponível abaixo do vídeo.

Para promover ainda mais engajamento, serão disponibilizados links para as pessoas compartilharem nas suas próprias redes sociais e conscientizarem seus amigos também.

2. Estratégias da campanha:
- Como participar?

Para saber das novas informações do Master Chef o público será direcionado por meio dos posts para o link de acesso as inscrições da próxima temporada pelo link www.masterchefbrasil.com.br/inscricao. Outra forma de direcionamento de informações ocorreria pelos e-mails cadastrados no banco de dados do programa, todos os cadastrados que não tiveram interesse em se inscreverem para a próxima temporada receberão um Mailing instigando o indivíduo a saber da nova temporada Master Chef Brasil.

- Quando inicia?

A campanha se inicia no dia 01 de outubro e será veiculada até o dia 07 de outubro, lembrando que o vídeo continuará no ar para gerar maior engajamento.

- Plataformas e materiais:

As plataformas utilizadas para a campanha serão o Instagram, em conjunto com o Insta Stories, Facebook, Twitter e Youtube. Os posts nas redes sociais Instagram e Facebook serão espelhadas, em contra ponto o Twitter terá engajamento apenas com palavras e Insta Stories terão artes falando sobre a campanha e convidando para participar do time Master Chef.

- Questionário

Ao ser direcionado ao site Master Chef (aba de inscrição) haverá um questionário a ser respondido, como o exemplo realizado no Google Forms (https://goo.gl/9WPmPC), Google Forms terá o seguinte texto:

"Imagine se você tivesse que fazer elas todos os dias, ou pior, imagine se você não tivesse opções para escolher?

Essa é a realidade de muitas crianças residentes na África, segundo a Save the Children "Quase 5,6 milhões de crianças morrem a cada ano devido a causas evitáveis ​​e tratáveis. A desnutrição contribui para a morte de crianças e para uma vida de má saúde". Conheça mais sobre a Save the Children e como ajudar, acessando o site https://www.savethechildren.org/

AJUDE ESSA CAUSA E MUDE A REALIDADE DESSAS CRIANÇAS!"

Também haverá um vídeo de conscientização com um dos fundadores da ONG Save the Children  explicando sobre a importância das doações e como cada doação ajuda as crianças da África, apelando para o emocional das pessoas.

- Organização dos posts:

• Instagram e Facebook: entre os dias 01 e 04 de outubro os posts serão veiculados à partir das 12h, instigando o público a conhecer a nova temporada do programa, onde o início das inscrições será que será lançada no dia 05/10. No dia 08 será lançado um vídeo de 15”, chamando o público para saber mais informações da nova temporada, com o intuito de gerar mais engajamento e alcançar o máximo de pessoas. Nos dias 9 e 10 de outubro os posts serão para reforçar a inscrição das pessoas.

• InstaStories: Os instastories terão a mesma identidade dos posts do Instagram e Facebook e terão a mesma programação também. Nos quatro primeiros dias da ação os InstaStories terão artes semelhantes aos posts, porém com a identidade da plataforma. Na sexta- feira (05/10) um teaser do vídeo principal será lançado com a função “arrastar para cima”, que será direcionado ao site Master Chef (aba de inscrição) e terá o questionário com o vídeo explicativo

• Twitter: entre os dias 01 e 04 de outubro os tweets serão veiculados à partir das 12h, instigando o público a conhecer a nova temporada do programa, que será lançada no dia 05 para iniciarem as ”inscrições”.

 • YouTube: O vídeo que vai explicar a campanha e com apelo às doações das pessoas será lançado no dia 05/10 como link oculto, apenas será visualizado no site do Masterchef após a pessoa responder o questionário. Se a pessoa visualizar o vídeo de maneira isolada, não entenderá o porquê desse vídeo e não entenderá também a campanha. Após o dia 07/10 o vídeo será disponibilizado para todas as pessoas visualizarem no canal do Youtube do Masterchef.

3. Ilustração da campanha:
 - Artes e legendas  Facebook e Instagram:

Post 1: Vem novidade por aí... 🍴 #MasterChefBR #reality #NovidadeMasterchef

Post 2: O que será que estamos aprontando? 🍴 #MasterChefBR #reality #NovidadeMasterchef

Post 3: Uma nova temporada diferente de tudo o que vocês já viram está chegando, aguardem! 🍴 #MasterChefBR #reality #NovidadeMasterchef

Post 4: Amanhã todo esse mistério irá acabar e você irá descobrir o que estamos aprontando para essa nova edição! 👀🍴 #MasterChefBR #reality #NovidadeMasterchef

Post 5: Está oficialmente no ar as inscrições para esta nova temporada do Masterchef Br. Quem aí está morrendo de curiosidade pra ver a novidade da temporada? 👀🍴 #MasterChefBR #reality #NovidadeMasterchef

Post 6: Legenda Instagram: Ainda não viu qual é a grande novidade da nova temporada do Masterchef? Corre pro link na bio para conferir! 👀🍴 #MasterChefBR #reality #NovidadeMasterchef
Legenda Facebook: Ainda não viu qual é a grande novidade da nova temporada do Masterchef? Clica no link abaixo para conferir! 🍴 #MasterChefBR #reality #NovidadeMasterchef 👉 https://goo.gl/Wbfapc

Post 7: Legenda Instagram: A pergunta que não quer calar! 👆 Corre pro link na bio para conferir! 👀🍴 #MasterChefBR #reality #NovidadeMasterchef

Legenda Facebook: A pergunta que não quer calar! 👆 Clica no link abaixo para conferir! 🍴 #MasterChefBR #reality #NovidadeMasterchef 👉 https://goo.gl/Wbfapc

- Textos tweets:

Tweet 1: Já tá todo mundo comentando e querendo saber qual a grande novidade que a gente tem pra contar... Quem aí arrisca? #NovidadeMasterchef

Tweet 2: Já tá roendo as unhas de curiosidade? O que será que estamos aprontando? #NovidadeMasterchef

Tweet 3: Uma nova temporada diferente de tudo o que vocês já viram está chegando, aguardem! 🍴 #NovidadeMasterchef

Tweet 4: Amanhã todo esse mistério irá acabar e você irá descobrir o que estamos aprontando para essa nova edição! 👀🍴 #NovidadeMasterchef

Tweet 5: Está no ar as inscrições para esta nova temporada! Clica aqui: 👉 https://goo.gl/Wbfapc 👀🍴 #NovidadeMasterchef

Tweet 6: Ainda não viu qual é a grande novidade da nova temporada do Masterchef? Clica aqui para conferir: 👉 https://goo.gl/Wbfapc 👀🍴 #NovidadeMasterchef

Tweet 7: Como você ainda não se inscreveu?? Clica aqui: 👉 https://goo.gl/Wbfapc 👀🍴 #NovidadeMasterchef 4.

- Orçamento:

- Gastos Fixos: Alimentação: R$15,00 x 7 (dias)= R$105,00 Nota Fiscal (empresa física): 5%

- Facebook e Instagram: Quantidade de Posts: 7 posts (entre 01 e 07 de outubro de 2018) Redação e Arte: R$ 305,00/ por hora Total: R$ 915,00

- InstaStories Quantidade de Posts: 7 posts (entre 01 e 07 de outubro de 2018) Valor por Conteúdo: R$ 200,00/ por hora Total: R$ 400,00

- Youtube Quantidade de Vídeos: 01 (à partir do dia 05 de outubro) Roteiro: R$ 250,00/ por 2 horas Captação com Equipamento: R$ 585,00/ por 3 horas Edição: R$ 389,00/ por hora Total: R$ 2002,00
- Twitter Quantidade de Posts: 7 posts (entre 01 e 07 de outubro de 2018) Valor por texto: 75,00/ por post Total: R$ 525,00
- Valor total da campanha: R$ 3947,00

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