Por Ana Caroline Bornhofen, Felipe Skroch e Pedro Henrique Serpa
O curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Regional de Blumenau (FURB) oferece a matéria de Fotografia para quem tem o objetivo de seguir carreira na área, proporcionando diversos exercícios e ensinando amplas técnicas, como fotografia culinária, publicitária, retrato, paisagem, macrofotografia e várias outras. Um dos diferenciais é o contato que o aluno terá com a famosa sala escura, espaço onde o processo de revelação de fotos é explicado e experimentado na prática, essencial para entender o contexto em que a fotografia surgiu e como evoluiu no decorrer dos anos.
Tudo isso acompanhado tanto por professores quanto por monitores de laboratório qualificados e tendo sempre à disposição os mais modernos equipamentos necessários para a ideia sair de sua mente e ser justa e criativamente representada em uma foto.
Tudo isso acompanhado tanto por professores quanto por monitores de laboratório qualificados e tendo sempre à disposição os mais modernos equipamentos necessários para a ideia sair de sua mente e ser justa e criativamente representada em uma foto.
Em sala de aula a construção de uma ideia surge a partir de um tema determinado pelo professor, em cima do qual os alunos exercitam sua criatividade ao mesmo tempo que seguem orientações. A teoria e a prática nas aulas seguem constantemente de mãos dadas, ou seja, uma complementa a outra tornando o aprendizado completo. Os alunos são divididos em grupos, os quais discutem as ideias sobre o tema para chegarem no melhor resultado criativo.
A arte da fotografia culinária é uma técnica muito usada no meio publicitário. Conforme vemos na realização da foto acima, o contraste usado entre as cores preto de fundo e o produto em branco demonstra a serenidade e a importância de produzir uma foto de qualidade.
Apesar de parecer um produto simples, o publicitário deve conhecer maneiras de demonstrar através da fotografia não apenas o óbvio, e sim capturar a sensação que deseja passar ao consumidor. Na fotografia acima o grupo buscou expressar tanto a sensação de satisfação lúdica, quase culpada, doa doçura e descontração milkshake, ao mesmo tempo tentando construir uma atmosfera elegante e séria com o uso do preto e branco e posicionamento no espaço. O resulto atingido foi uma peça gourmet que compreende ambas sensações e que o cliente entenderá e sentirá facilmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário