Por Ian Giacomozzi Defáveri
Se você está lendo esse texto, já deve ter algum envolvimento com a produção audiovisual ou deseja aprender mais sobre essa área. Então, vamos ao post onde falaremos sobre possíveis problemas que você pode enfrentar na produção de uma sequência de vídeo e como evitá-los.
É importante termos em mente esse que erros podem acontecer. Assim podemos tomar precauções para evitá-los. O primeiro e principal problema é o atraso. Ele é resultado da combinação de um ou mais dos outros problemas citados nesse post e é uma das coisas mais complicadas de se lidar, afinal, o cliente tem um deadline precisa do vídeo até ele.
O vídeo acima é um exemplo de uma produção que, por culpa de muitos atrasos, foi entregue de forma incompleta. O áudio mal gravado, efeitos e colorização inacabados são alguns resultados obtidos devido ao descuido da equipe. A seguir, vamos passar por alguns problemas existentes na produção dessa e de outras obras audiovisuais amadoras, para tomar conhecimento deles e evitar que ocorram em seus futuros projetos:
Atrasos: como já dito anteriormente, o atraso é a combinação de outros problemas que serão citados nesse post. Porém, o mais importante para evitá-lo é não deixar a preparação para a última hora. Escreva o roteiro antes, separe o equipamento e se prepare. Assim você irá errar menos e, se errar, terá mais tempo para consertar.
Problemas com o equipamento: essa é outra questão que pode ser resolvida quando se faz o trabalho com antecedência. Imagine que ocorreu algum problema com seu cartão de memória… se você verificou isso antes do dia da gravação, terá tempo para comprar um novo. Sempre verifique quais equipamentos serão necessários, separe-os e certifique-se de que estão funcionando de forma correta.
Condições climáticas: isso pode de forma muito fácil atrasar a sua produção. Por exemplo, você precisa gravar uma cena em um parque onde o céu precisa estar limpo. Mas se esqueceu de olhar a previsão do tempo e agendou a gravação para um dia de chuva… agora o problema será reagendar a captação com a equipe, e isso gera perda de tempo. Procure sempre olhar a previsão do tempo para encontrar um dia que esteja de acordo com as suas necessidades.
Pessoas indesejadas no local de gravação: um problema de gravar em parques ou locais públicos, é que pessoas que não são do seu elenco ficam transitando por aí. Por isso é importante ir em algum horário onde não haverá muito movimento. Procure, por exemplo, ir de manhã cedo, assim existirão maiores chances de encontrar lugares mais vazios.
Incoerência entre o que está no roteiro e o que foi gravado: isso também pode gerar atrasos, então procure sempre fazer um roteiro completo e detalhado antes do momento da gravação. Deixe as falas escritas, os locais onde serão gravadas as cenas anotados, a ordem cronológica dos acontecimentos de forma clara, a direção da movimentação das personagens em cada cena… enfim, tudo que será visto na tela e reproduzido pelos alto-falantes.
Falta de clipes para encaixar no tempo final da produção: esse também é um problema derivado da roteirização. Por exemplo: um filme de um minuto que teve em sua gravação apenas 45 segundos úteis para contar a sua história. O roteiro deve ser revisado a fim de trocar ou adicionar falas ou até adicionar gestos ou colocar mais clipes de ambientação - ou seja, mais clipes mostrando o lugar onde ocorre a cena antes de as personagens se mostrarem em primeiro plano.
Desencontros entre a equipe e o elenco: isso é outro problema causador de atrasos. Para evitar essa questão, é necessário que haja uma boa comunicação entre a equipe envolvida. Certifique-se que todos têm disponibilidade compreenderam onde e quando será realizada a gravação. Também procure se certificar de estar trabalhando com uma equipe que, como você, deseja que a produção seja bem finalizada.
São esses alguns dos principais problemas envolvidos na produção audiovisual. Todos eles levam ao atraso, mas podem ser resolvidos com um pouco de atenção em etapas básicas.
Então, faça sempre que tiver tempo disponível ou reserve um tempo para dar conta de fazer o que é necessário. Deixar para a última hora é perder tempo valioso de produção e é também dar chance para que erros que poderiam ser contornados, se tornem incontornáveis. Um roteiro completo e verificação do equipamento também são essenciais para uma produção sem dor de cabeça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário