29 de out. de 2018

Como é fazer vídeos em Publicidade e Propaganda

Por Alexandre Z Maciel e Victor Hugo Hayashi


No post de hoje, vamos falar sobre um dos processos criativos que usamos para criar o nosso video chamada do curso de Publicidade e Propaganda da FURB, vamos contar um pouco de como foi o processo criativo e algumas ferramentas que utilizamos para realizar a entrega da atividade.



O objetivo do nosso vídeo é convencer os calouros que vierem até a Interação FURB a fazerem o nosso curso e para isso temos apenas um minuto e devemos utilizar o formato de vídeo mobile. Esse trabalho envolveu muitas ferramentas diferentes, a principal dessas é o YouTube, onde deveríamos postar o vídeo pronto com uma tumbnail editada e com todos os elementos voltados para mobile. Inicialmente foi necessário citar uma conta no youtube para a equipe compartilhar o post e logo após isso, partimos para a criação do roteiro.

Para o roteiro, utilizamos muitas ideias diferentes, juntamos vários tipos de filmagem e referências diferentes, mas no final acabamos por utilizar as referências ao meio geek com o jogo Portal, o desenho animado Rick and Morty e o famoso filme De volta para o Futuro. Pensamos que seria muito interessante utilizar portais durante o decorrer do vídeo, onde o calouro iria passar por vários testes diferentes para descobrir as diferentes matérias pelas quais os alunos passam no decorrer dos semestres.

Começamos com um calouro chegando na FURB e sendo surpreendido por um veterano, que o leva para dentro de um portal que os transporta por vários locais diferentes da universidade. A primeira parada é na Republika, que é uma agência de Publicidade e Propaganda experimental sem fins lucrativos, onde os alunos podem aprender como funciona uma agência de verdade e podem trabalhar para os setores internos da FURB e mais algumas ONGs.

Como segunda parada, pensamos que seria interessante mostrar os laboratórios de imagem, onde os alunos tem aulas de fotografia no segundo semestre, neste local o calouro deveria descobrir e desvendar como funciona o modo manual da câmera fotográfica, usamos um cubo mágico para representar como é confuso para um amador utilizar esse modo da câmera, mas logo após as explicações ele descobre que é algo fácil e divertido de dominar.

O penúltimo desafio foi no laboratório de áudio, onde a voz do veterano pede para o calouro descobrir uma maneira de se comunicar com o lado de fora da sala, uma referência as atividades realizadas na sala, como a gravação dos programas da rádio e das linhas de áudio utilizadas nos trabalhos dos alunos.

Para finalizar, achamos interessante mostrar a sala de vídeo, onde todos os alunos do curso podem utilizar de uma sala equipada com luzes e um telão verde para gravação de cenas com Chroma Key, nessa sala também ocorre a edição de programas como o Plug-in, que faz parte da FURB TV, la os alunos podem se oferecer para aprender a editar vídeos e ajudar nos projetos do programa. Nosso calouro de PP teve que descobrir como funcionavam as luzes do lugar e utilizou o Chroma Key para puxar a logo da FURB, assim, finalizando o video de um minuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário