5 de nov. de 2018

Bob’s cria #MilkFake para afrontar concorrente

Por Geovane Girardi, Igor Viana e Júlio Bugmann

Sabemos que a concorrência entre os fast food’s e as empresas de refrigerantes são extremamente fortes. Sempre em alguma campanha, uma marca opta por provocar sua concorrente, o que cria um ciclo de propagandas muito bem produzidas e bem humoradas.

Bob’s e o Mc Donald’s não podem ser deixados de lado quando falamos de concorrência entre fast food’s. No case que vamos apresentar, a Bob’s bateu de frente com o Mc Donald’s, não por causa dos hambúrgueres, e sim pelos seus famosos Milk Shakes.



Através deste espirito competitivo, foi baseada a campanha #MilkFake, onde os consumidores foram mobilizados à participar de maneira ativa nas redes sociais, postando suas reações e participação nos balcões com a promoção ao comparar o MilkShake Oficial do Bob's com os proclamados pela mesma, de MilkFakes.

Para participar da #MilkFake, o cliente devia comparecer em uma das lojas participantes, e na compra de qualquer trio, e dizer ao atendente: “Eu não bebo Milk Fake”, isso dava ao cliente, um milk shake de 300ml de graça. Além desta promoção, o Bob’s contratou o youtuber Whindersson Nunes, para fazer um vídeo exclusivo para as redes sociais, que mostra o youtuber viajando pelo países da América do Sul, e se deparava com lanchonetes que oferecia o “Milk-Shake do Bob’s . El Legitimo”.

O começo desse embate, o Mc Donald’s fechou o uso exclusivo da marca Ovomaltine, que antes fazia parte da rede Bob’s desde 2005. Após o anúncio dessa parceria, muitos fãs da marca foram nas redes do Bob’s tirarem suas dúvidas, para saber se o sabor do milk shake iria mudar ou permanecer idêntico. Conforme a notícia se espalhou, o marketing do Bob’s entrou em ação e fez uma campanha que batia diretamente de frente com o Mc Donald’s, na qual sua ideia principal era mostrar que mesmo sem o Ovomaltine, o seu milk shake ainda era o melhor e não poderia ser copiado, assim surgindo a #MilkFake.

Este case mostra como uma empresa grande, neste caso o Bob’s, consegue explorar o ciclo já existente de críticas e sátiras de concorrentes para concorrentes, consegue transformar uma notícia ruim, a perda da exclusividade do Ovomaltine, em uma imagem boa, explorando ao seu favor toda a vantagem que as redes sociais podem oferecer, sempre usando as sátiras bem humoradas fazendo os fãs entrarem na onda, o que fará diferença na hora de manter esses clientes fiéis a marca.

Confira exemplos de interações de consumidores sobre a #MilkFake:

 

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