Por Ian Giacomozzi Defáveri
Você sempre sonhou em estudar para se formar em uma profissão que você pode atuar em várias áreas como produção audiovisual, fotografia, rádio e outras coisas legais assim? É claro que sim né! Então agora vamos ver sobre o universo quântico da Publicidade & Propaganda, também conhecida como Comunicação Social, da FURB.
Agora você encolheu. Está num lugar cheio de fios e circuitos eletrônicos.... NÃO! Não volte ao tamanho normal ainda! Procure a saída pelo cabo de alimentação de energia. Você está dentro de um iMac. Esses computadores estão presentes nos laboratório de criação de vídeo e na Repúblika e são responsáveis por ajudar a digitalizar as ideias dos estudantes de P&P da FURB.
Os computadores estão bem equipados com o pacote Adobe, ou seja, tudo que você precisar criar, seja vídeo, foto, áudio… pode contar com eles. Beleza! Agora que você já saiu daí, já pode pular no chão e voltar ao tamanho normal.
Laboratórios são uma coisa que o Homem-Formiga e a Vespa já devem estar acostumados, mas esses aqui de Publicidade & Propaganda na FURB são bem diferentes... então vamos dar uma olhada neles!
Olhe ao redor: você está na Repúblika, a agência de publicidade experimental da FURB. Aqui rola o desenvolvimento de banners, flyers, outdoors e coisas no geral pra campanhas sem fins lucrativos destinadas à ONGs da região! Agora monta na sua formiga que a gente vai pro laboratório de áudio!
Isso, entra lá nesse cubículo. Só diz pra sua formiga vazar um pouco porque aqui tem vários discos de vinil que não podem ser devorados - é por isso que ninguém pode comer aqui. Voltando a esse cubículo: isso é o aquário, uma caixa acústica com microfones. Aqui podem ser feitas as gravações de áudio para os vídeos ou até mesmo spots para a rádio!
Na sequência vamos voar para o laboratório de fotografia. Nesse laboratório podemos fotografar com rolos de filme e revelar suas fotos no antigo processo de revelação no “dark room” ou até fazer fotografia digital com flashes de estúdio e mesas de fundo infinito. Os monitores estão sempre à disposição para ajudar com dúvidas.
Por fim, para encerrar a sequência de laboratórios, conseguimos chegar ao laboratório de vídeo. Aqui existem câmeras específicas para vídeo, tripés, microfones, inúmeras luzes como fresnéis e softboxes e claro: o famoso "chroma key", aquele pano verde que é essencial na produção de filmes com efeitos especiais como o Homem-Formiga e a Vespa.
Os laboratórios podem ser bem charmosos, mas a diversão não para por aí! Você gostava de redação no ensino médio? Não!? Diminua esse problema! A redação publicitária conquista qualquer um. Na hora de crescer a mente para procurar as melhores formas de se dizer algo ou apenas deixar a imaginação fluir, essa disciplina vai superar suas expectativas.
Outras disciplinas de criação, como a de direção de arte - que simula a criação de campanhas publicitárias e te dá a oportunidade de desafiar a sua criatividade, deixando você viajar no universo dos anúncios em outdoors, revistas, facebook e todas as mídias que você imaginar - também são uma oportunidade de crescer para se comunicar com pessoas!
Curtiu? Então pra fazer P&P na FURB tem tantos jeitos que é impossível você não conseguir! É só voltar ao tamanho normal e se inscrever no vestibular ou apresentar a nota do ENEM OU entregar seu histórico escolar na praça do estudante e fazer o seu cadastro! Não seja pequeno! Cresça e se comunique com pessoas!
DEFESA CRIATIVA: O linguajar do post (realizado no dia 11/11/18) se baseou em referências ao filme recém lançado Homem-Formiga e Vespa da Marvel para incitar o desejo de cursar Publicidade & Propaganda na FURB. No texto, o leitor é posto como o Homem-Formiga, ou como se tivesse poderes parecidos com os dele, podendo se diminuir ou aumentar ou voar em formigas com o intuito de que a leitura se torne mais dinâmica. Para que se tenha informações sobre as instalações do curso de P&P da FURB, o leitor passa pelos principais laboratórios do curso a fim de receber informações sobre eles. Na sequência também é reforçado que não são apenas os laboratórios que fazem o curso ser interessante. Fala-se da matéria de redação com o intuito de mostrar que até isso se torna interessante em publicidade. Por fim, a inscrição no curso é mostrada para que o interesse gerado tenha algum propósito, não apenas “o curso é legal, mas e aí?”. Ao final da leitura se retoma o título do texto para reforçar a unidade do mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário