Planejamento
A marca Netflix já está enraizada no cotidiano da maioria da população, independente da idade ou sexo, sendo mencionada em filmes e até mesmo em séries. Um de seus carro chefes, é a série originária da mesma, Black Mirror, que estará estreando na primeira semana de outubro sua quinta temporada.
Conhecida por abordar temas polêmicos e futurísticos, a série busca trazer conscientização de temas diversos para seus telespectadores, usando de tramas sensacionalistas que buscam deixar desconforto em que a assiste.
Partindo dessa premissa, a seguinte campanha visa promover a quinta temporada da série Black Mirror, buscando conscientizar o público de temas polêmicos que virão a serem retratados na temporada, utilizando de parcerias com três marcas de renome: a Apple, a Uber e a Playstation.
Como irá acontecer a Campanha?
Buscado uma aproximação da gigante de entretenimento e o público, a Netflix Brasil, foi pensado na utilização da hashtag #NETFLIXAGIGANTEDASGIGANTES, onde o internauta participará de um sorteio, usando a hashtag, no Instagram da Netflix Brasil. O ganhador receberá uma assinatura gratuita com duração de dois meses para assistir a série Black Mirror e os demais títulos presentes na Netflix.
Para selecionar o ganhador será realizado um sorteio no post do sétimo dia, com a ferramenta gratuita SorteioGram. A campanha terá duração de 7 dias, sendo eles do dia primeiro ao sétimo dia de outubro de 2019. No penúltimo dia de campanha, será realizado um sorteio no Instagram da Netflix Brasil
O ganhador será anunciado pela plataforma digital oficial da Netflix Brasil através de um post no Instagram, depois a mesma entrará em contato com o ganhador por mensagem privada.
A campanha será divulgada no aplicativo das três marcas parceiras, levando em conta o grau de relevância do anuncio, com base na quinta temporada da série Black Mirror, com o produto oferecido pela marca, nos 7 primeiros dias do mês de outubro de 2019.
Após uma breve pesquisa sobre dias e horários de maior engajamento de uma empresa com fins lucrativos para o Instagram, foi decidido que as imagens serão postadas em diferentes dias e horários.
O que será abordado na Quinta Temporada de Black Mirror?
A série mundialmente conhecida, Black Mirror, busca abordar temas futurísticos e sensacionalistas em uma realidade alternativa muita parecida com à sociedade dos dias atuais em seus episódios. Na quinta temporada da série, será abordado três temas específicos: o uso de jogos de realidade virtual, sequestro realizado por um taxista e a substituição de amizades por robôs.
Como os temas serão abordados na campanha com as marcas parceiras?
Cada marca selecionada tem algo a ver com os três temas abordados na temporada e isso será utilizado para a divulgação da campanha. Durante os sete dias da campanha, cada parceira terá um post com um tema específico para abordar o público direcionando o internauta para as próximas postagens.
Primeiro dia
Anúncio Teaser - 01/10/2019 (terça-feira) - às 10h – o anuncio será postado nas três páginas de Instagram e Facebook das parceiras (Apple, Playstation, Uber).
Mensagem Escrita:
A quinta temporada de Black Mirror está chegando! Tá afim de ganhar dois meses de Netflix de graça? Então fica ligado no post de Amanhã!
Teaser
O teaser terá 18s de duração e dará uma leve introdução para a campanha, mostrando de forma rápida o conteúdo da quinta temporada da série Black Mirror.
Segue o modelo do teaser:
Segundo dia
Vídeo Anúncio – 02/10/2019 (quarta-feira) - às 10h – o anuncio será postado nas três páginas de Instagram e Facebook das parceiras (Apple, Playstation, Uber).
Mensagem Escrita:
A quinta temporada de Black Mirror está chegando! Tá afim de ganhar dois meses de Netflix de graça? Então fica ligado no post de amanhã que irá acontecer no Instagram da Playstation Brasil @playstation_br!!
Vídeo
O vídeo terá 1’38s de duração e dará uma introdução mais encorpada sobre a campanha, mostrando mais do conteúdo da quinta temporada da série Black Mirror.
Segue o modelo do vídeo:
Terceiro Dia
POST 1 – 03/10/2019 (quinta-feira) - às 15h - Playstation. Anuncio no Instagram e no Facebook da marca:
POST 1 – 03/10/2019 (quinta-feira) - às 15h - Playstation. Anuncio no Instagram e no Facebook da marca:
– Mockup Instagram da Playstation
#PraCegoVer: Arte criada em um fundo de tom escuro com o logo da série black mirror localizado na parte superior da imagem. No centro, em letras bem grandes e maiúsculas, o letreiro GAME OVER está estilizado nas cores branca, verde e vermelho e com falhas em cada letra, para dar a impressão de falha na tela, assim como aconteciam com os videogames antes de suas telas serem aperfeiçoadas.
Abaixo do letreiro GAME OVER, está localizada a frase “play again? Yes/no” em letras pixeladas, mais uma vez remetendo aos videogames antigos. Na parte inferior da imagem, o logo da Netflix se localiza em vermelho.
Descrição da mensagem escrita:
Na vida o Game Over não vem acompanhado de uma Nova Partida. Quer ganhar dois meses de Netflix de graça? Então fica ligado no post de amanhã que acontecerá na @uber_br.
Modelo do anuncio para ser utilizado:Na vida o Game Over não vem acompanhado de uma Nova Partida. Quer ganhar dois meses de Netflix de graça? Então fica ligado no post de amanhã que acontecerá na @uber_br.
Quarto Dia
POST 2 – 04/10/2019 (sexta-feira) - às 11h – Uber. Anuncio no Instagram e no Facebook da marca:
– Mockup Instagram da Uber
#PraCegoVer: Arte criada em um fundo de tom acinzentado com detalhe de um suave fundo de mapa. Na parte superior da imagem foi colocado o logo da Netflix em vermelho e logo abaixo o letreiro em letras maiúsculas e brancas “Como confiar sua segurança em um motorista que você não conhece”.
Abaixo, em tópicos, que são representados por um pin de localização em vermelho, com os tópicos voltados para o canto direito da imagem na cor branca, três frases: “Verifique as avaliações do motorista no aplicativo; Confira a placa do carro antes de entrar; Acompanhe sua corrida pelo aplicativo.”
Abaixo, do canto esquerdo da imagem, sai uma arte que remete a uma rachadura, que é uma das identidades da marca Black Mirror. A rachadura maior possui dentro dela uma imagem retirada de um dos episódios da quinta temporada da série Black Mirror.
Nessa imagem existe um homem branco de camisa social sentado no banco na frente de um carro, que está virado de frente para a imagem. O homem tem seu olhar fixo em algo e está com uma feição séria. No banco de trás do carro, um homem negro de terno olha para a mesma direção que ele e está falando algo para o personagem anteriormente citado.
No final da arte criada, no canto inferior, se encontra o logo da série Black Mirror em branco.
Descrição da mensagem escrita:
Você confiaria seu celular a um estranho? Então como você confia sua segurança a um motorista que você não conhece? (em tópicos) Olhe as avaliações do motorista. Confira a placa do carro antes de entrar. Acompanhe sua corrida pelo aplicativo. Quer ganhar dois meses de Netflix de graça? Então fica ligado no post de amanhã que acontecerá na @apple.
Modelo do anuncio para ser utilizado:
Quinto Dia
POST 3 – 05/10/2019 (sábado) - às 12h – Apple. Anuncio no Instagram e no Facebook da marca:
– Mockup Instagram da Apple
#PraCegoVer: Na imagem, uma mão direita masculina está em close segurando um Iphone X com o fundo desfocado. Na tela do celular, aparece a tela inicial de quando é ativada a Siri, a assistente pessoal dos aparelhos da Apple, com o letreiro “What can I help you with?” (como eu posso te ajudar?). Ao lado direito da imagem, o letreiro na cor branca diz “Ela pode te ajudar com qualquer coisa, mas não pode substituir um amigo de verdade”. No canto inferior da tela se encontra o logo da série Black Mirror em branco.
Descrição da mensagem escrita:
Ela (Siri) pode te ajudar com qualquer coisa, mas não pode substituir um amigo de verdade. Quer ganhar dois meses de Netflix de graça? Então fica ligado no post de amanhã que acontecerá na @netflixbrasil.
Descrição da arte:Modelo do anuncio para ser utilizado:
Sexto Dia
POST 4 – 06/10/2019 (domingo) – às 10h - Todas as três marcas parceiras. Anuncio no Instagram e no Facebook da marca:
– Mockup Instagram da Netflix
#PraCegoVer: Arte com um fundo totalmente preto. No centro e com o texto também centralizado, o texto “Quer ter dois meses de Netflix de graça?”, sendo que a palavra Netflix é com a fonte de seu logo em vermelho e as outras palavras em branco e com uma fonte mais simples.
Descrição da mensagem escrita:
Quer ter um mês de Netflix e não pagar nada por isso? Escreva o que você espera da quinta temporada da série Black Mirror utilizando a hashtag Netflix a gigante das gigantes em seu Twitter ou Facebook. O post com maior número será o ganhador! Agora é só torcer para maratonar todas as suas séries de graça.
Descrição da arte:
Sétimo Dia
POST 5 – 07/10/2019 (segunda-feira) - às 12h
– Mockup Instagram da Netflix sorteado
#PraCegoVer Arte com um fundo preto. Na diagonal do canto superior esquerdo, dois cortes que possuem duas imagens da quinta temporada da série Black Mirror. No primeiro corte, forma-se um pequeno triângulo. Nele há uma imagem da cantora e atriz Miley Cyrus que fez uma participação em um dos episódios da série. Ela olha diretamente para a câmera com uma expressão séria e usa uma peruca de tom lilás e corte no ombro. O segundo corte é maior que o primeiro e completa essa divisão da imagem. Nele está um personagem de um dos episódios da série Black Mirror que apresenta uma expressão de angústia. Na outra parte da arte onde não possui imagens, um letreiro no canto inferior direito da tela diz “resultado do sorteio”. Ele foi colocado em letras maiúsculas vermelhas.
Postagem no Instagram da Netflix Brasil
Saiu o resultado do nosso sorteio de dois meses de assinatura grátis da melhor plataforma de séries e filmes que esse mundo já viu (emouji), com as parceiras @playstation_br, @uber_br e @apple (emouji). Parabéns (pessoa sorteada), agora você tem dois meses para colocar todas as séries em dia! #NetflixAGiganteDasGigates.
Saiu o resultado do nosso sorteio de dois meses de assinatura grátis da melhor plataforma de séries e filmes que esse mundo já viu (emouji), com as parceiras @playstation_br, @uber_br e @apple (emouji). Parabéns (pessoa sorteada), agora você tem dois meses para colocar todas as séries em dia! #NetflixAGiganteDasGigates.
Orçamento
Edição e Roteiro
Serão responsáveis pela parte de produção do teaser e o vídeo de divulgação da série Black Mirror. De acordo com o SINE, site nacional de empregos, o piso médio para editor de VT está entre R$ 1369.04 e R$ 3.448.02, dependendo do porte da empresa contratante e seu nível de conhecimento.
-Roteirista: (2 meses para criação do roteiro) – R$ 5.150,00
-Editor: (1 mês para edição) – R$ 4.440,02.
Total: R$9.590,02
Freelancer
Somatória de gastos com mão de obra e despesas como freelancer (internet, programa de edição de vídeo, programa de artes gráficas, energia), contabilizando três freelancers:
- Internet: R$60,00.
- Programa de Edição de Vídeo (10% do preço da compra): R$89,90.
- Programa de Artes Gráficas: R$80,00.
- Energia: R$30,00.
- 6 dias trabalhados, 8 horas por dia (48 horas): R$13.440,00.
Total: R$41.099,70
Postagens
- Storyboard do vídeo (por quadro R$2.241,94) - 18 quadros: R$40.354,92
- Storyboard do teaser – 4 quadros: R$8.967,76
- App Mobile: R$47.070,00.
- Direção de Arte (conceito para projeto): R$10.041,60
- Facebook / Instagram (R$1.004,16 para cada post em cada plataforma: vídeo nas três plataformas parceiras + teaser nas três plataformas parceiras + 10 posts para Facebook e Instagram das parceiras): R$16.066,56.
Total: R$122.500,84
Prêmio do Sorteio
- 2 meses de assinatura grátis da Netflix: R$65,80.
Total: R$65,80
Orçamento Total da Campanha: R$173.256,36
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