Por Mariana Pontara, Rafaele Wessling e Vitória Modolo
Planejamento
A marca Nike tem uma comunicação única com seu público, de forma emocional, ela traz elementos de superação e persistência dos seus atletas e clientes. Com seu bordão "Just Do It", ela carrega consigo a natureza do esporte, do movimento e da atitude, além de ter como maioria um público jovem.
A Nike como patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020, procurou criar uma campanha para reforçar esse patrocínio. Para isso, desenvolvemos a hashtag #NikeCriaTokyo. O objetivo do desafio é promover a criatividade dos seus seguidores por meio de uma recriação do logo da Nike.
Essa elaboração de uma nova imagem para a marca deve ultrapassar todos os níveis de originalidade. Buscamos aqui analisar a singularidade de cada fã disposto a criar estampas, formatos, conceitos diferenciados, etc.
A campanha vai acontecer durante o período entre os dias 01/10/2019 e 07/10/2019 nas mídias sociais Instagram e Twitter. O lançamento da promoção acontecerá no primeiro dia e os participantes deverão postar suas recriações com a hashtag #NikeCriaTokyo até dia 06/10/2019. A hashtag será anunciada nas duas redes sociais mas serão aceitos os posts somente no Instagram.
O autor do post com a recriação mais autêntica será premiado com uma viagem com tudo pago para a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 em Tóquio com mais três amigos. O resultado sairá dia 07/10/2019 por meio de um post no Instagram. Os posts serão analisados por meio de um site de busca de trending topics chamado KeyHole. A equipe Nike entrará em contato com o vencedor.
Entre as despesas que a Nike cobrirá estão hotel, passagem, alimentação (café da manhã, almoço e jantar) e transporte para os estádios. As passagens são para o período entre o dia 05/08/2020 e 11/08/2020, com saída e chegada em São Paulo. Os vencedores serão acompanhados por uma equipe de seis pessoas da Nike, entre roteiristas, fotógrafos, filmmakers, editores e dois acompanhantes ao seu dispor.
Postagens
As redes sociais escolhidas para a divulgação da campanha são Instagram e Twitter, porém serão aceitos somente os posts na primeira. A hashtag criada estará presente em todas as legendas e também dentro das artes, dos vídeos e dos gifs. A hashtag #PraCegoVer fará parte dessa campanha, no Instagram em forma de legenda e no Twitter como um tweet resposta embaixo do tweet oficial da postagem. As artes terão elementos com estilo néon, com foco nas cores brancas, azuis e vermelhas, sempre com a hashtag, logo da Nike e as argolas das Olimpíadas.
Post #01 - 01/10/2019
Instagram e Twitter: Neste primeiro post faremos um vídeo de explicação das regras da campanha com o CEO da Nike em destaque. Ele convida os internautas a participarem do desafio e mostra as vantagens do prêmio, que será a viagem com tudo pago para a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão em Tóquio em 2020. A thumbnail do vídeo será um lettering com a hashtag #NikeCriaTokyo com os elementos em néon. A sensação transmitida é a do espectador se sentir convocado para participar desse concurso e dar o seu melhor, sempre com foco em incentivar a criatividade.
Horário: 10h
Legenda:
Instagram: Queremos ver você como protagonista da sua vida, melhor ainda em Tóquio 2020, não é mesmo? Crie, brinque, use e abuse da sua criatividade para recriar nosso logo. Ah, lembre sempre de postar sua arte usando a hashtag #NikeCriaTokyo #Nike #Tóquio2020 #JogosOlímpicosDeVerão
Twitter: Convite especial para os fãs de plantão: viagem com tudo incluso para Tóquio em 2020. Já pensou: você, mais 3 amigos e muita olimpíada… seria seu sonho? #NikeCriaTokyo #Nike #Tóquio2020 #JogosOlímpicosDeVerão
#PraCegoVer:
A capa do vídeo tem escrito #NikeCriaTokyo em néon branco com fundo preto. Em transição para o primeiro vídeo, aparece o CEO da NIKE, Mark Parker, que explica a campanha com fundo cinza opaco, linhas em néon brancas, vermelhas, amarelas e azuis. Transição de imagem para tela preta. Logo da Nike, #NikeCriaTokyo e os arcos das Olimpíadas.
Stories:
1º Storie: Fundo cinza opaco com #NikeCriaTokyo.
2º Storie: Vídeo lettering que explica a campanha.
3º Storie: Vídeo Boomerang com CEO da Nike que pede para "arrastar para cima" como forma da pessoa chegar no regulamento para participar do desafio #NikeCriaTokyo.
Horário Stories: 12h
02/10
Post #02 - 02/10/2019
Instagram: Álbum de 6 fotos que representem as principais atividades a se fazer em Tóquio. O 1º post com fundo cinza opaco com lettering "Curiosidades de Tóquio" em vermelho néon com indicação para arrastar para o lado para mais informações. 2º post com uma foto do Monte Fuji, 3º post com uma foto do Parque Nacional de Nikkō, 4º post com uma foto de uma luta de Sumo de Tóquio e 5º post com uma foto de Tóquio à noite que mostre as street foods. Todas as fotos possuem efeito avermelhado com o logo da Nike no canto esquerdo abaixo, no meio em cima a hashtag #NikeCriaTokyo e no canto direito abaixo o nome da atração.
Twitter: Gif com os posts do Instagram, com 3 segundos em cada post.
Horário: 15h
Legenda:
Instagram: Muito além dos animes, da culinária e arquitetura, #Tóquio é uma cidade encantadora e misteriosa para nós brasileiros.
#FicaADica de 5 lugares imperdíveis da capital japonesa
1. O Monte Fuji é a mais alta montanha da ilha de Honshu e de todo o arquipélago japonês. É um vulcão ativo, porém de baixo risco de erupção.
2. O Parque Nacional de Nikkō é um parque nacional na região de Kanto, na ilha principal de Honshu.
3. A Torre de Tóquio é uma torre de comunicação e um belvedere localizado no distrito Shiba-koen em Minato, com 333 metros de altura, é a segunda maior estrutura artificial do Japão.
4. Tokyo Sumo Wrestling Tournament, testemunhe uma das expressões culturais mais icônicas do Japão em um emocionante torneio de sumô em Tóquio.
5. Tokyo By Night junto com a cultura das street foods traz sabores deliciosos com esquemas on-the-go, não deixe de provar o Takoyaki, o Yakisoba, o Yakitori, o Imagawayaki e o Ikayaki
#NikeCriaTokyo #CuriosidadesDeTóquio #Tóquio2020 #JogosOlímpicosDeVerão
Twitter: Tem Sumô, tem street food, tem parque e tem vulcão. Garçom, me vê 4 passagens para Tóquio aí! #NikeCriaTokyo #CuriosidadesTóquio #Tóquio2020 #JogosOlímpicosDeVerão
#PraCegoVer:
Instagram: Álbum de 6 fotos, a primeira com um lettering "Curiosidades de Tóquio" em vermelho néon e fundo cinza opaco. Quando se arrasta para o lado temos uma sequência de 5 fotos das principais atividades a se fazer em Tóquio, todas com efeito avermelhado, com a hashtag #NikeCriaTokyo no meio em cima, com o logo da Nike em branco no canto esquerdo embaixo e a localização em branco no canto direito embaixo.
Twitter: Gif com troca de 3 segundos por foto, são 6 no total. A primeira é um lettering com "Curiosidades de Tóquio" em vermelho néon e fundo cinza opaco, seguida de uma sequência de 5 fotos das principais atividades a se fazer em Tóquio, efeito avermelhado, com a hashtag #NikeCriaTokyo, logo da Nike e a localização.
Stories:
1º Storie: Montagem com as principais atividades mencionadas no post do Instagram e do Twitter com o botão "Arrasta pra cima" para um site oficial das Olimpíadas com essas atividades mais especificadas.
2º Storie: Vídeo Boomerang de atletas de atletismo que correm para "chegar em Tóquio".
Horário Stories: 17h
03/10
Post #03 - 03/10/2019
Instagram e Twitter: Gif que representa o patrocínio oficial da Nike nos Jogos Olímpicos de Verão em Tóquio 2020. As imagens que se alternam no gif possuem lettering escrito "Patrocinador Oficial", que trocam entre cores néon vermelho e branco, que são as cores da bandeira japonesa, com fundo cinza opaco. A última imagem que fica mais tempo no gif que as outras possui o logo das olimpíadas, as argolas, e o logo da nike, ambos nas suas cores originais, com fundo cinza opaco.
Horário: 12h
Legenda:
Instagram: Nike é patrocinadora oficial das Olimpíadas de Tóquio em 2020 #NikeCriaTokyo #NikePatrocinadoraOficial #Tóquio2020 #JogosOlímpicosDeVerão
Twitter: Um patrocínio desses, bicho! #NikeCriaTokyo #NikePatrocinadoraOficial #Tóquio2020 #JogosOlímpicosDeVerão
#PraCegoVer:
Instagram e Twitter: Gif com troca de 3 segundos por foto, são 3 no total, sendo que a última dura 5 segundos. As duas primeiras imagens se alternam no gif possuem lettering escrito "Patrocinador Oficial", que trocam entre cores néon vermelho e branco com fundo cinza opaco. A última que dura mais tempo possui o logo das olimpíadas, as argolas, e o logo da nike, ambos nas suas cores originais, com fundo cinza opaco.
Stories:
1º Storie: Logo da Nike estampado com uma imagem de Tóquio a noite com a hashtag #NikeCriaTokyo em néon branco em cima da foto no meio.
Horário Stories: 18h
Post #04 - 04/10/2019
Instagram e Twitter: Imagem com o logo da Nike estampado com as argolas dos Jogos Olímpicos de Verão que exemplifica um modelo de recriação do logo da Nike, assim como dito no concurso oficial. O logo da Nike tem borda néon branca e a foto possui um fundo vermelho opaco. No meio da foto abaixo temos a hashtag #NikeCriaTokyo em branco.
Horário: 19h
Legenda:
Instagram: Nós também queremos participar! Aí vai um exemplo do que pode ser feito #NikeCriaTokyo #Tóquio2020 #JogosOlímpicosDeVerão
Twitter: Vocês acharam que a gente não ia participar hoje, né? #NikeCriaTokyo #SegueOMestre #Tóquio2020 #JogosOlímpicosDeVerão
#PraCegoVer:
Temos uma recriação do logo da Nike no seu formato original com borda em branco néon, mas estampado com as argolas dos Jogos Olímpicos de Verão. O fundo é vermelho opaco. No meio da foto abaixo temos a hashtag #NikeCriaTokyo em branco.
Stories:
1º Storie: Montagem com algumas fotos já postadas na hashtag da promoção, em escala média.
2º Storie: Logo da NIKE estampado com algumas fotos já postadas em escala bem menor.
Horário Stories: 11h
Post #05 - 05/10/2019
Instagram: Vídeo de retrospectiva dos Jogos Olímpicos de Verão onde a Nike aparece nos uniformes, garrafas e utensílios em geral, que mostra que a Nike sempre esteve ali por você. Os vídeos estão em preto e branco, o que dá a sensação de retrospectiva, e a última cena fecha com o logo da Nike em preto e ao lado, como se tivesse saído de dentro do símbolo da Nike, saem as argolas das Olimpíadas, em fundo branco. Isso mostra que a Nike apoia todo tipo de esporte.
Twitter: Gif com algumas das melhores cenas dos Jogos Olímpicos de Verão onde a Nike aparece nos uniformes, garrafas e utensílios em geral, que mostra que a Nike sempre esteve ali por você. As cenas estão em preto e branco, o que dá a sensação de retrospectiva, e a última imagem mostra o logo da Nike em preto e as argolas das Olimpíadas em fundo branco.
Horário: 20h
Legenda:
Instagram:
Nós estivemos lá quando você mais precisou… Nike, a patrocinadora oficial dos seus sonhos mais loucos! #NikeCriaTokyo #NikePatrocinadoraOficial #Tóquio2020 #JogosOlímpicosDeVerão
Twitter:
É louco, é sonho, pode ser feito! #NikeCriaTokyo #JustDoIt #SonheGrande #Tóquio2020 #JogosOlímpicosDeVerão #NikePatrocinadoraOficial
#PraCegoVer:
Instagram: Vídeo em preto e branco com cenas antigas dos Jogos Olímpicos de Verão que dá foco para o logo da Nike nos uniformes e utensílios. Vídeo fecha com logo da Nike em preto e com as argolas das Olimpíadas com fundo branco.
Twitter: Gif com cenas dos Jogos Olímpicos de Verão passados, aparecem imagens de atletas com foco no patrocínio da Nike nos uniformes e utensílios. A última imagem mostra o logo da Nike em preto e as argolas das Olimpíadas em fundo branco.
Stories:
1º Storie: Vídeo de um atleta infantil do Instituto Passe de Mágica, patrocinado pela Nike através do projeto Feito Para Jogar, que comenta sobre o vídeo de retrospectiva, com muita emoção.
2º Storie: Vídeo de um ex-atleta olímpico patrocinado pela Nike, que comenta sobre o vídeo de retrospectiva, com muita emoção.
Horário Stories: 17h
Post #06 - 06/10/2019
Instagram e Twitter: Imagem de Tóquio à noite com efeito avermelhado. Em cima da foto um lettering escrito Arigatō no meio em branco néon. Isso dá a sensação de gratidão, pois este é o último dia que receberemos os posts com a Hashtag, isso será explicado no regulamento da promoção. No meio da foto embaixo a hashtag #NikeCriaTokyo em branco menor que o texto principal.
Horário: 20h
Legenda:
Instagram: Arigatō #NikeCriaTokyo #Obrigado ##Tóquio2020 #JogosOlímpicosDeVerão
Twitter: Google pesquisar: Obrigado em japonês
Arigatō, galera!
#NikeCriaTokyo #Obrigado #Tóquio2020 #JogosOlímpicosDeVerão
#PraCegoVer:
Imagem de Tóquio à noite com efeito avermelhado. Em cima da foto um lettering escrito Arigatō no meio em branco néon. No meio da foto embaixo a hashtag #NikeCriaTokyo em branco menor que o texto principal.
Stories:
1º Storie: Vídeo com algumas cenas do dia a dia dos japoneses que moram na capital Tóquio, mostra comida, costumes e cultura.
Horário Stories: 13h
Post #07 - 07/10/2019
Instagram e Twitter: Post com o resultado final, onde teremos uma gif animado com o rosto do/a vencedor/a com o rosto "pulando para fora" de um avião, em movimento repetidos. O fundo é um céu azul. Apresenta a hashtag #NikeCriaTokyo em vermelho néon embaixo do avião. Logo da Nike no parte central embaixo da Foto em cinza. A foto do rosto será retirada de uma rede social do/a vencedor/a, com aprovação do uso de imagem.
Horário: 20h
Legenda:
Instagram:
Parabéns, @vencedor_sobrenome você e mais três amigos estão convocados a participar dos Jogos Olímpicos de Verão em Tóquio com a Nike! #NikeCriaTokyo #PartiuTóquio #Tóquio2020 #JogosOlímpicosDeVerão
Twitter:
Partiu Tóquio! @vencedor_sobrenome #NikeCriaTokyo #PartiuTóquio #Tóquio2020 #JogosOlímpicosDeVerão
#PraCegoVer:
Gif animado com o rosto do/a vencedor/a com o rosto "pulando para fora" de um avião, em movimento repetidos. O fundo é um céu azul. Apresenta a hashtag #NikeCriaTokyo em vermelho néon embaixo do avião.
Stories:
1º Storie: Fundo cinza opaco com lettering escrito Resultado Final e gif do gatinho dourado Maneki Neko, com a patinha que mexe. Botão "Arrasta para cima" com o link do post com o resultado. Logo da Nike na parte superior central do storie em branco, hashtag #NikeCriaTokyo embaixo do lettering Resultado Final.
2º Storie: Storie de agradecimento com fundo opaco, vário gifs que fazem ligação com a cultura japonesa e a hashtag #NikeCriaTokyo no centro embaixo em branco néon.
Horário Stories: 20h
Orçamento
Pré-evento - Freelancers:
1. Valor/postagem: consideramos dentro do valor por postagem, R$1.050,00, todo o processo de planejamento de melhores dias, conteúdo digital, estratégias de marketing digital, criação para as artes dos posts, o roteiro das legendas e dos vídeos, edição. Para cada rede social (Twitter e Instagram) contabilizamos um post diferente, pois seguimos a forma de comunicação de cada meio, Twitter descontraído e Instagram sério e institucional. Para isso, fechamos um total de R$28.350,00.
- Postagens: (R$1.050,00)
- Instagram: 7 posts (R$7.350,00)
- Twitter: 7 posts (R$7.350,00)
- Stories: 13 stories (R$13.650,00)
Total: R$ 28.350,00
2. Mão de obra: para a mão de obra fizemos a somatória de todos os nossos gastos como freelancers. Trabalhamos em home-office, então entram em nossas despesas valores como nosso know-how, internet, computador, programa de edição de vídeo, programa de artes gráficas, energia e alimentação. Para isso, consideramos que uma hora do nosso trabalho equivale a 280 reais. Trabalhamos quatro dias nesse projeto, 8 horas por dia, totaliza 32 horas trabalhadas, resulta em R$9.280,00 por freelancer. Somos em 3 freelancers, temos um total de R$27.840,00.
- Know-how: R$100,00
- Internet: R$40,00
- Energia: R$30,00
- Programas de edição/artes gráficas: R$80,00
- Alimentação: R$30,00
- 1 hora: R$280,00
- 4 dias trabalhados (8 horas por dia)
- 32 horas R$9.280,00/freelancer
Total: R$27.840,00
3. Imposto MEI: o imposto MEI é o valor cobrado para MicroEmpreendedores Individuais, que totaliza 5% de um salário mínimo, R$19,90.
4. Emissão de Nota Fiscal: quando se paga o imposto MEI, automaticamente já consegue-se emitir notas fiscais sem custo adicional, é apenas um valor de R$50,00 mensal e é permitido emitir quantas notas ficais for necessário. Caso contrário, o valor para a emissão da Nota Fiscal desse trabalho é de 2% do total, R$1.124,19
Valor/postagem (R$ 28.350,00) + Mão de Obra (R$27.840,00) + Imposto MEI (R$19,90) = R$56.209,90
5. Seleção da melhor postagem: necessitamos de uma plataforma para decidir quem será o vencedor e analisar todas as postagens. Para isso, escolhemos o site KeyHole, um canal de análise de TrendingTopics e Hashtags, onde colocamos a hashtag #NikeCriaTokyo e lá aparecerá os posts com maior interação e engajamento. Esta plataforma encontra-se neste endereço https://keyhole.co/ e possui 3 planos mensais, sendo que este custo seria apenas para o prazo de 1 mês. Esta parte do orçamento deixaremos em branco, pois iremos decidir apenas no final da campanha para poder escolher o melhor custo-benefício. Não sabemos se a promoção chegará a mais de 150 mil postagens, então vamos aguardar.
- Plano Professional: U$179,00/mês, até 20,000 posts
- Plano Corporate: U$539,00/mês até, 150,000 posts (R$2.085,93)
- Plano Entreprise: U$999,00/mês, posts ilimitados
Evento:
1. Passagem aérea: os bilhetes de avião estão inclusos no pacote da promoção. São 4 passagens com saída de São Paulo no dia 05/08/2019 e chegada dia 13/08/2020 (saem de Tóquio dia 11/08/2020). O transporte até o aeroporto de São Paulo não são cobertos pela promoção.
1 passagem: R$8.070,00 x 4 pessoas
Total: R$32.280,00
2. Hospedagem: Está inclusa na promoção a hospedagem no hotel The Skytree North. São 5 diárias no hotel, com um quarto estilo Casa/Apartamento que comporta 4 hóspedes.
- Diária: R$424,00/dia x 5 diárias
Total: R$2.120,00
3. Transporte em Tóquio:
Van: R$65,83 por dia x 5 dias
Total: R$329,15
4. Roupa NIKE para cerimônia de encerramento:
- Camiseta R$249,90 x 4 pessoas = R$999,60
- Calça R$269,90 x 4 pessoas = R$1079,60
Total: R$2.079,20
5. Alimentação (café da manhã, almoço e janta):
- Voucher U$300 x 4 pessoas = U$1.200,00
Total: R$4.644,00
Equipe NIKE:
A Nike precisa levar uma equipe brasileira que acompanhe todo o trajeto dos quatro vencedores, sendo assim, será necessário um grupo de seis pessoas da Nike, entre elas roteirista, filmmaker, fotógrafo, editores e dois acompanhantes oficiais.
1. Salário de R$5.000 para cada funcionário.
Total: R$3.000,00
2. Passagem, Hospedagem e Alimentação Equipe Nike: são 6 passagens com saída de São Paulo no dia 05/08/2019 e chegada dia 13/08/2020 (saem de Tóquio dia 11/08/2020).
2.1. Passagem:
1 passagem: R$8.070,00 x 6 pessoas = R$48.420,00
2.2. Hospedagem:
- Diária: R$327,00 x 5 dias = R$1.635,00 x 6 pessoas = R$9.810,00
2.3. Alimentação:
Voucher U$300,00 x 6 pessoas = U$1.800,00 (dólar R$3,87): R$6.966,00
Total: R$65.196,00
Brindes diários NIKE:
- Garrafa R$129,90 x 4 = R$519,60
- Mochila R$199,90 x 4 = R$799,60
- Chinelo R$119,90 x 4 = R$479,60
Total: R$1.798,80
Ingresso cerimônia de encerramento:
US$ 2.640,00 = R$ 10.216,80 por pessoa
Total (10 pessoas): R$102.168,00
Total do orçamento da campanha #NikeCriaTokyo: R$271.941,08
Nenhum comentário:
Postar um comentário