Por Bruno Ribeiro Guimarães, Carlos Eduardo Leite e Innaê Zaira Annuseck.
Durante esse período de quarentena várias empresas estão se adaptando e buscando formas de atrair o público, ou deixar uma mensagem positiva para ele. Essa mensagem pode ser levada através de um produto, ou de um serviço oferecido pela empresa.
Sabendo disso, o site e app da Magazine Luiza ganhou uma nova funcionalidade permanente: um botão para denúncias de violência contra a mulher. Essa função está disponível no site da marca desde 2019, mas foi reforçada durante o período de isolamento social em que estamos vivendo por conta do COVID-19.
A violência contra mulher é um assunto sério. Durante o isolamento social, muitas mulheres estão em casa com seu agressor 24h por dia. Sem qualquer ajuda, vivendo constantemente no medo e insegurança.
#EuMetoAColherSim
A intenção da marca era subir a #EuMetoAColherSim, buscando acabar com a ideia de que em briga de marido e mulher ninguém mete a colher. E que devemos sempre ajudar uma vítima de violência.
O serviço será permanente e permitirá que qualquer pessoa ligue diretamente para o 180, número da Central de Atendimento à Mulher criada em 2005 pelo governo federal. A ideia é camuflar as denúncias para que os agressores não percebam, e deixem as vítimas mais seguras.
“Queremos que nosso super app seja uma espécie de portal para a digitalização do brasileiro. Ele só fará real sentido se contribuir para melhorar a vida das pessoas e ajudar a resolver seus problemas”, afirma Frederico Trajano, CEO do Magalu, um dos poucos homens na equipe.
Em virtude do cenário atual, a empresa tem um grande histórico de engajamento com o combate à violência contra a mulher. Por ter uma gestão quase toda formada por mulheres, a empresa acredita em campanhas que tragam resultados para a sociedade.
A campanha #EuMetoAColherSim, incentiva as denúncias de casos de abuso, tanto pelas vítimas como por terceiros, e o Canal da Mulher, lançado internamente em junho de 2017 e disponível para os mais de 27 mil funcionários relatarem episódios de violência, são um dos exemplos da preocupação da marca com seus clientes.
Por conta dessas informações, a ação acabou viralizando nas redes sociais, porque muitas pessoas compartilharam relatos de violência contra a mulher usando a hashtag e várias mulheres puderam denunciar seu agressor, de uma maneira segura, e rápida.
Além disso, a empresa compartilhou histórias de mulheres que foram agredidas pelos seus parceiros como forma de inspirar mulheres que estão em situações semelhantes. Com isso, a Magalu pediu para seus seguidores contarem suas histórias de superação.
A empresa colocou a opção "TWEET E PARTICIPE" nos tweets publicados em sua conta com a hashtag da campanha e realizou diversos posts em suas redes sociais como mostram as imagens abaixo.
Compartilhe essa imagem e ajude a fazer essa mensagem chegar ao maior número de mulheres possível. #EuMetoAColherSim 🥄 pic.twitter.com/94VmjAJeVM— Lu do Magalu (em 🏠) (@magazineluiza) May 26, 2020
Mano namoral vejam, fala sobre como q eles criaram uma rede de apoio dentro da empresa pra vítimas de violência doméstica.— +a (@maisa) September 22, 2019
Pensem sobre como é importante uma empresa dar visibilidade pra essa causa hoje em dia. Parabéns @magazineluiza vcs têm minha admiração.
#EuMetoAColherSim— Thatá com T de tô em casa🏡 (@thatajss) March 9, 2018
Eu queria MUITO q alguém tivesse me ajudado a perceber e a escapar antes!!!!!https://t.co/qAuBAyry0l
simplesmente GENIAL essa campanha da Magazine Luiza #EuMetoAColherSim— Catarina Heidrich (@heidrixcatarina) May 23, 2020
DENUNCIE! pic.twitter.com/bccokKeO3V
nós por nós 💪🏼#EuMetoAColherSim pic.twitter.com/5c8Pp9jSo6— thay (@_leaoz1nho) March 29, 2018
Esta é a história da Cristiane, que foi vítima de violência doméstica e encontrou forças para deixar um relacionamento abusivo e recomeçar! Você também pode fazer sua denúncia no Ligue 180 por meio de um botão permanente do APP Magalu. #EuMetoAColherSim #orgulhodesermagalu pic.twitter.com/2Lr4HVSlGa— Lu do Magalu (em 🏠) (@magazineluiza) March 22, 2019
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