15 de jun. de 2020

O Poder da Viralização na Luta Contra a Violência Doméstica

Por Bruno Ribeiro Guimarães, Carlos Eduardo Leite e Innaê Zaira Annuseck. 


Durante esse período de quarentena várias empresas estão se adaptando e buscando formas de atrair o público, ou deixar uma mensagem positiva para ele. Essa mensagem pode ser levada através de um produto, ou de um serviço oferecido pela empresa.


Sabendo disso, o site e app da Magazine Luiza ganhou uma nova funcionalidade permanente: um botão para denúncias de violência contra a mulher. Essa função está disponível no site da marca desde 2019, mas foi reforçada durante o período de isolamento social em que estamos vivendo por conta do COVID-19.

A violência contra mulher é um assunto sério. Durante o isolamento social, muitas mulheres estão em casa com seu agressor 24h por dia. Sem qualquer ajuda, vivendo constantemente no medo e insegurança.

#EuMetoAColherSim


A intenção da marca era subir a #EuMetoAColherSim, buscando acabar com a ideia de que em briga de marido e mulher ninguém mete a colher. E que devemos sempre ajudar uma vítima de violência.

O serviço será permanente e permitirá que qualquer pessoa ligue diretamente para o 180, número da Central de Atendimento à Mulher criada em 2005 pelo governo federal. A ideia é camuflar as denúncias para que os agressores não percebam, e deixem as vítimas mais seguras.

“Queremos que nosso super app seja uma espécie de portal para a digitalização do brasileiro. Ele só fará real sentido se contribuir para melhorar a vida das pessoas e ajudar a resolver seus problemas”, afirma Frederico Trajano, CEO do Magalu, um dos poucos homens na equipe.

Em virtude do cenário atual, a empresa tem um grande histórico de engajamento com o combate à violência contra a mulher. Por ter uma gestão quase toda formada por mulheres, a empresa acredita em campanhas que tragam resultados para a sociedade.

A campanha #EuMetoAColherSim, incentiva as denúncias de casos de abuso, tanto pelas vítimas como por terceiros, e o Canal da Mulher, lançado internamente em junho de 2017 e disponível para os mais de 27 mil funcionários relatarem episódios de violência, são um dos exemplos da preocupação da marca com seus clientes.

Por conta dessas informações, a ação acabou viralizando nas redes sociais, porque muitas pessoas compartilharam relatos de violência contra a mulher usando a hashtag e várias mulheres puderam denunciar seu agressor, de uma maneira segura, e rápida.

Além disso, a empresa compartilhou histórias de mulheres que foram agredidas pelos seus parceiros como forma de inspirar mulheres que estão em situações semelhantes. Com isso, a Magalu pediu para seus seguidores contarem suas histórias de superação.

A empresa colocou a opção "TWEET E PARTICIPE" nos tweets publicados em sua conta com a hashtag da campanha e realizou diversos posts em suas redes sociais como mostram as imagens abaixo.






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