Por Aryel Roncalio e Letícia Kondlatsch
Nosso primeiro contato com produção radiofônica foi no laboratório de áudio da FURB. Depois de algumas aulas teóricas, o professor Darolt (vulgo Morango) nos apresentou os paranauês de um brainstorming: a partir de um tema ou palavra chave, listar as palavras relacionadas que vierem à mente (constelação semântica). Escolhido o tema “roupa de cachorro” cada grupo foi encarregado criar seu primeiro spot de rádio.
Depois de aleatoriedades colocadas no papel como “inverno”, “fashion” e “ergonômico”, começamos a tentar redigir nosso roteiro. Mas o que poderíamos criar para fazer as pessoas comprarem roupas de cachorro através de áudio? Mostrar a necessidade de esquentar o dog no inverno? Mostrar ele como mais um membro da família? Ou então algo a ser ostentado? Levamos um tempo para definir o foco da peça. Pior foi quando lembramos que também era necessário criar um nome para a loja. Depois de muito custo e de muito quebrar a cabeça conseguimos chegar no nome “Boutique do Cão” para a loja, e criar o texto pro spot.
Na criação do roteiro escolhemos o estilo dramatização pra mostrar nossos talentos teatrais pro mundo. Acreditamos que esse recurso leva o público alvo a se enxergar dentro da cena, podendo aumentar as chances de consumo, além de que fatores como humor podem ajudar a relembrar mais facilmente. O spot de rádio, assim como as demais mídias, deve seguir o posicionamento da marca.
A gravação foi uma nova experiência. Estar no aquário (estúdio de gravação) e entrar em contato com os diversos equipamentos profissionais de gravação que até então só tínhamos visto pela TV ou internet foi divertidíssimo. Em meio à risadas, gravamos as falas algumas vezes seguidas e escolhemos efeitos sonoros pra dar às características dos ambientes que desejávamos fazer o ouvinte imaginar.
Na edição escolhemos os melhores áudios que gravamos, encaixamos os efeitos sonoros e voilà! Uma obra prima. Arrasamos. Só não durou os 30 segundos planejados. Nunca tínhamos parado pra pensar na quantidade de coisas que podem ser ditas nesse tempo. Sentindo na pele o processo da montagem de uma peça publicitária para rádio percebemos como ela pode ser muito mais complicada e trabalhosa de se produzir do que imaginávamos. Cada detalhe deve ser muito bem pensado, desenvolvido, encaixado.
No fim das contas, depois de reanalisar e de feedbacks percebemos que a nossa obra na verdade ficou bem estranha.
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