Por Daniela Opuchkivicth e Eloiza Anhaia.
Desde o começo das aulas do fotografia, a primeira vez que nos sentimos realmente trabalhando em um estúdio profissional foi na aula de Fotografia Still, pois como as fotos desse tipo de técnica são destinadas especialmente para a publicidade, tivemos que utilizar as táticas de persuasão já aprendidas em outras matérias, e aplicá-las na imagem. Era interessante usar esses conceitos pela primeira vez.
Ao entrarmos na sala encontramos todas as ferramentas necessárias para um fotógrafo fazer o seu trabalho, era um emaranhado de fios, tripés, rebatedores, difusores e fotômetros. Os mais atrapalhados tinham que andar nas pontas dos pés para evitar derrubar alguma coisa.
Tudo aquilo além de ser muito empolgante, assustava, pois era a primeira vez que iríamos colocar em prática tudo que aprendemos em teoria sobre aqueles equipamentos. Já sabíamos que uma enxurrada de dúvidas acertaria cada um dos presentes naquela sala. Todos se perguntavam: "meu Deus, como farei isso?"
Conforme aprendíamos o funcionamento de cada um daqueles equipamentos, íamos montando cada passo do nosso primeiro trabalho sobre fotografia de objeto que resultou na foto do post.
Ao escolher o produto a ser fotografado, nem imaginávamos como seria complicado conseguir uma boa foto. O material que utilizamos foi um plástico transparente, que refletia a luz do softbox, o que realmente dificultou a nossa tarefa.
Ficamos algum tempo tentando achar a posição perfeita para refletir menos, depois foi mais uma empreitada para arrumar o rebatedor.
Dificuldades como essas não são exclusividade para os iniciantes da fotografia. Fotógrafos que trabalham em estúdios especializados encontram as mesmas dificuldades, pois todos os dias clientes chegam ao estúdio com materiais dos mais diferentes tipos em suas mãos, esperando a foto perfeita para os seus anúncios.
Com isso o fotógrafo precisa usar todo o seu conhecimento para encontrar soluções perfeitas para cada tipo de material a ser fotografado.
Mas essa tarefa não é só do fotógrafo, o tratamento de imagem também é responsável por grande parte do resultado final. Contam com uma vasta gama de ferramentas muito uteis para que o impossível seja alcançado e o cliente saia satisfeito, mas isso já é assunto para um outro post.
That’s all folks!
Nenhum comentário:
Postar um comentário