A produção da foto foi feita durante a disciplina de Fotografia II do curso de Publicidade e Propaganda da FURB. O trabalho era escolher um produto relacionado à Copa do Mundo de 2014.
Como o refrigerante Guaraná Antárctica é original do Brasil, optamos pela marca para representar a nossa ideia. A composição consiste em três modelos, sendo duas mulheres e um homem. Enquanto os dois modelos na parte de trás fazem o fundo da imagem comemorando com as vuvuzelas, a modelo da frente exibe a lata de Guaraná Antárctica expressando a sua empolgação com o produto em mãos.
A ideia era expressar a paixão brasileira pelo futebol, na torcida pelo título da Copa do Mundo. Para isso, nada melhor para compor de forma harmoniosa as cores da bandeira com as da embalagem do próprio produto.
O refrigerante Guaraná Antárctica já traz em seu DNA uma imagem completamente brasileira, sem deixar dúvidas sobre a sua origem e demonstrando um grande orgulho e respeito pela pátria. Por esses motivos, ele tem se tornado estrela e protagonista de tantas mensagens que visam exaltar o orgulho de ser brasileiro.
Seguindo esta linha, várias marcas aproveitam eventos importantes para posicionar-se, relacionando seu conceito com determinado esporte, time ou cultura através do patrocínio. O apoio da marca a determinado grupo ou time faz com que ela seja reconhecida por aqueles que acompanham e torcem. Um grande evento é o momento certo de uma empresa divulgar a si ou a seus produtos, devido ao grande número de público e telespectadores, mostrando seu apoio e identidade.
Por conta desse motivo, optamos por expor como ponto principal da fotografia a imagem do Guaraná Antárctica, que traduz por si todo o sentimento brasileiro na torcida em época de Copa do Mundo. Expressando a alegria, a empolgação, o jeito brasileiro de celebrar a vida. E só pelo fato de estar presente nestes fatos marcantes, as pessoas fixam a ideia da marca associando sua imagem a bons momentos.
São em peças como esta que a publicidade expõe todo seu potencial criativo e de persuasão. O desafio de traduzir em uma imagem o conceito que uma marca representa perante um país enorme como o Brasil, reunindo todos os povos e suas diversas culturas para torcerem pela seleção brasileira a uma só voz.
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