12 de mai. de 2015

Light Painting – A Arte de Desenhar no Escuro.

Por Aryel Roncalio e Letícia Kondlatsch

Toda fotografia precisa de luz. Sem luz, sem foto. Mas além de utilizarmos apenas a iluminação disponível no ambiente em que vamos fotografar, podemos não só incrementar com outros recursos (outras fontes), como também distorcê-la para criar qualquer forma que vier à mente. Esse é o efeito chamado Light Painting, feito no escuro.

Pra isso você precisa fazer alguns ajustes na câmera pra conseguir o efeito desejado: foco pré definido, abertura intermediária, exposição longa, ISO baixo e manter a câmera estática (de preferência em um tripé). Até conseguir o efeito desejado vários tempos de exposição e aberturas devem ser testados.



Fizemos um brainstorm pra decidir como seria o nosso light painting. Qualquer coisa que emitisse luz poderia ser usada, um isqueiro, um laser, um celular, lanterna. Até que veio a ideia: que tal fazer uma chuva de luz? Usaríamos um guarda-chuva, tudo muito lindo, tudo muito legal. Aí veio a questão, como fazer a chuva?

Lembramos de efeitos que já tínhamos visto na internet como os feitos com velas sparkles (aquelas que soltam faíscas que acompanham as velinhas dos bolos de aniversário), mas não seriam o suficiente. Então nos veio à tona as lembranças das brincadeiras de criança: queimar Bombril! Pra quem não sabe, esse material quando queimado e girado solta milhões de faíscas, perfeito para o que queríamos fazer.  

Pegamos um guarda-chuva, uma colega da turma, fomos pra um matinho e colocamos fogo no Bombril. Bom, não foi tão fácil assim. Tivemos que achar o local ideal com a iluminação mais adequada e que uma coleguinha pudesse ficar mais alta pra fazer o efeito da chuva. Encontramos um lugar escuro com um muro atrás, perfeito. Penduramos a colega embrulhada em um pano preto no muro e botamos outra na frente segurando o guarda-chuva. A menina do muro ascendeu a esponja e girou em cima do guarda-chuva, várias fagulhas giraram e foi lindo, só esquecemos de um passo importante: ajustar a câmera. Fizemos as configurações e o processo todo novamente. Saiu a foto! Mas perdemos o guarda-chuva, por que pegou fogo.

Para um primeiro light painting deu tudo certo. Ou quase. Além dos problemas já citados ainda tivemos queimaduras e quase fomos expulsos pelo risco de atear fogo no mato. Mas valeu a pena, faríamos de novo. Tudo muito lindo, tudo muito legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário