19 de mai. de 2015

Spot - Conheça a Engenharia Florestal

Por Elisangela Souza e Luiz Fernando Cruz



O áudio precisa ter som e voz onde desperte o desejo e o interesse em quem está ouvindo, precisa ser objetivo e ter uma linguagem na qual seu público-alvo irá se identificar. Com isso fazer o cliente lembrar-se do produto, da marca e/ou da mensagem que está sendo transmitida.



O spot, um dos formatos de gravação, diferente da fotografia, deve passar a mensagem/ a emoção sem o apoio de imagem, o que é uma tarefa bem mais difícil, pois nem sempre a pessoa vai prestar atenção de imediato ou entender a mensagem proposta em poucos segundos. Essas e outras situações devem ser pensadas na hora de fazer um spot.

Os alunos de Produção de Rádio da Furb recebem ao longo do semestre diferentes jobs para desenvolver, e o desafio da vez era a cara da universidade, ou melhor, os próprios cursos! Cada aluno deveria escolher um curso e de forma criativa fazer um spot para divulgá-lo. O curso de Engenharia Florestal foi feito pelo aluno Luiz Fernando Cruz.

A técnica narrativa escolhida para este desafio foi a dramatização, onde as falas em conjunto com os efeitos sonoros e o fundo musical criaram uma cena sobre o tema. Como o curso de Engenharia Florestal passa a ideia do verde, das florestas, do meio ambiente, entre outros, a ideia desenvolvida foi remeter a fiscalização contra o desmatamento como um ponto que o engenheiro florestal pode atuar. Na locução é falado sobre o que o curso oferece e como que este profissional vai poder atuar, deixa a opção de acesso no site da Furb como forma de procurar mais informações e assina com o slogan do próprio curso.

O trabalho foi bem concluído e teve uma boa chamada de atenção, foram aprendidas várias técnicas de aperfeiçoamento, porém houve um ponto que não se foi observado: O engenheiro florestal não atua com o desmatamento, quem é responsável por isso é a própria polícia ambiental e outros órgãos como FAEMA, etc. Porém o que valeu foi a experiência e os aprimoramentos adquiridos, pois foi uma das primeiras produções a serem realizadas, como o próprio professor destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário