2 de jun. de 2015

A propaganda gratuita do homem do baú, e a errada do dono da Netflix

Por Alexandre Grilo e Ciro Giorgio Fava


Hoje em dia Silvio Santos tornou-se sinônimo de fenômeno na internet, seja por conta das pegadinhas sem noção, mostrando o seu lado safado ou apenas por conta de uma possível gafe que ele possa cometer, os vídeos do dono do baú se tornaram uma verdadeira mania, e um dos mais repercutidos foi um vídeo em que ele honestamente e gratuitamente diz que todo mundo deveria assinar a Netflix, serviço de filmes e séries streaming de grande sucesso no Brasil e no mundo.



Ele diz que já não assiste televisão, pois não tem tempo de encontrar o programa que quer quando tem tempo e usa o serviço da Netflix para assistir a um seriado chamado A Bíblia, cuja produção é muito bem feita e que ele recomenda a todos para assistir.

Termina dizendo que não está ganhando nada para divulgar o serviço, e que se a Netflix fosse esperta daria a ele uma mensalidade gratuita. Esse tipo de propaganda funciona, a figura de um homem influente como Silvio Santos, falando de forma sincera sobre um serviço que ele gosta e aprova com certeza chamou a atenção de muita gente, incluindo ai o próprio dono da Netflix que logo tratou de fazer um vídeo em resposta.


No vídeo Reed Hastings, fundador da Netflix, se mostra contente com o vídeo de Silvio e o presenteia não com uma mensalidade gratuita, mas com uma assinatura vitalícia.

Porém não parou por ai, ele fez questão de divulgar a série House of Cards, cuja nova temporada iria estrear naquele mês. O problema disso é que ele está oferecendo um produto sem levar em questão o gosto pessoal do apresentador, alguém que falou que assiste A Bíblia pode não vir a se interessar por um drama politico americano. Esse tipo de auto-propaganda soou forçada, para não dizer pedinte. A própria Netflix tem um sistema que se propõe a sugerir novos programas baseados no que a pessoa assiste. Não adianta sugerir Breaking Bad para quem só assiste comédias românticas, e foi isso que o Hastings fez.

Foi uma excelente ideia colocar a resposta publicamente, porém esse foi um dos exemplos em que menos seria mais, pois a autopromoção só serviu para tirar a honestidade do vídeo.

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