Por Aryel Roncalio e Letícia Kondlatsch
Mais um prato cheio para o mercado, o dia dos namorados é cercado e campanhas, promoções, linhas de produtos e vitrines personalizadas para a data. O Boticário resolveu ousar na campanha de dia dos namorados desse ano de 2015 para divulgar a nova linha de perfumes Egeo. A peça aborda diversos tipos de relacionamento, tanto heterossexuais como homoafetivos.
O vídeo teve quase 100 mil visualizações já nas primeiras 24 horas e gerou uma grande polêmica na rede. Um grupo de consumidores proporam um boicote à empresa após desaprovarem o teor do comercial, o que aumentou ainda mais a sua repercussão. A campanha contrária convocava as pessoas reprovar o vídeo com um “deslike”, o que deu certo por um dia. Os likes ultrapassaram nos dias que seguiram.
Com uma enxurrada de comentários indignados, O Boticário respondeu firmemente às reclamações recebidas pelo Reclame Aqui defendendo o seu posicionamento na campanha:
"A proposta da campanha “Casais”, que estreou na TV aberta no dia 25 de maio, é abordar com respeito e sensibilidade a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor. Independente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados. O Boticário reitera que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista."
Tanto com aprovações ou desaprovações do material, é inegável que a mobilização gerou uma visibilidade ainda maior. Não só pelo YouTube, a discussão também entrou em outras redes sociais como Twitter e Facebook. As clássicas piadas e memes também não podiam faltar da parte que apenas assistia à confusão.
QUANDO EU VI O COMERCIAL DA BOTICÁRIO, EU GRITEI, SURTEI, LEMBREI DE LARRY, EU AMEI E FOI UM TAPA NA CARA DA FAMÍLIA TRADICIONAL #1DForMMVA
— thay *ೃ⋆ (@sexyhoranlips) 1 junho 2015
acha que o comercial d'O Boticário pode influenciar seu filho: seu filho pode até crescer hétero, mas, se puxar o pai, vai ser um babaca.
— Jorge W. (@jotadablio) 1 junho 2015
O Boticário vende perfumes, não água benta! pic.twitter.com/4OA6IYUq4S
— José Simão (@jose_simao) 1 junho 2015
Gostamos muito da campanha por sair do padrão de mascarar a realidade de uma parcela considerável da população. É uma questão a ser incorporada na nossa cultura para um melhor funcionamento da sociedade.
E fica a questão: será que o comercial teria sido tão criticado se tivessem apenas casais héteros?
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