2 de jun. de 2015

O Boticário vs. Boicotadores de Plantão

Por Aryel Roncalio e Letícia Kondlatsch


Mais um prato cheio para o mercado, o dia dos namorados é cercado e campanhas, promoções, linhas de produtos e vitrines personalizadas para a data. O Boticário resolveu ousar na campanha de dia dos namorados desse ano de 2015 para divulgar a nova linha de perfumes Egeo. A peça aborda diversos tipos de relacionamento, tanto heterossexuais como homoafetivos.



O vídeo teve quase 100 mil visualizações já nas primeiras 24 horas e gerou uma grande polêmica na rede. Um grupo de consumidores proporam um boicote à empresa após desaprovarem o teor do comercial, o que aumentou ainda mais a sua repercussão.  A campanha contrária convocava as pessoas reprovar o vídeo com um “deslike”, o que deu certo por um dia. Os likes ultrapassaram nos dias que seguiram.

Com uma enxurrada de comentários indignados, O Boticário respondeu firmemente às reclamações recebidas pelo Reclame Aqui defendendo o seu posicionamento na campanha:

"A proposta da campanha “Casais”, que estreou na TV aberta no dia 25 de maio, é abordar com respeito e sensibilidade a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor. Independente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados. O Boticário reitera que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista." 

Tanto com aprovações ou desaprovações do material, é inegável que a mobilização gerou uma visibilidade ainda maior. Não só pelo YouTube, a discussão também entrou em outras redes sociais como Twitter e Facebook. As clássicas piadas e memes também não podiam faltar da parte que apenas assistia à confusão.







Gostamos muito da campanha por sair do padrão de mascarar a realidade de uma parcela considerável da população. É uma questão a ser incorporada na nossa cultura para um melhor funcionamento da sociedade.

E fica a questão: será que o comercial teria sido tão criticado se tivessem apenas casais héteros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário