2 de jun. de 2015

Você trocaria seus amigos por comida?

Por Luiza Gerent e Taís Prawucki 

A promoção Whopper Sacrifice, da Burger King, foi lançada nos Estados Unidos no início de 2009. A ação se tornou um viral e cerca de 80 mil usuários aderiram a ideia em apenas 10 dias. Funcionava assim: através de um aplicativo no Facebook, o usuário selecionava 10 amigos para “sacrificar”, ou seja, excluir da sua lista de amigos para, em troca, ganhar um Whopper.

A ideia funcionou muito bem! Cerca de 234 mil amigos foram “sacrificados” em troca de um hambúrguer, segundo dados da empresa. Isso significa 23.400 Whoppers de graça, distribuídos e bancados pela própria Burger King.



Por que o Whopper Sacrifice funcionou tão bem? A empresa acertou em vários pontos, a começar pelo fato de ter usado uma rede social, na época, muito popular em seu país. Em segundo, usou o sarcasmo se referindo às listas de amigos de usuários do Facebook. Isso porque muitas pessoas possuem um alto número de “amigos” na rede social, porém não interagem com boa parcela do número dessa lista. Então, por que não trocá-los por comida?

O que contribuiu muito para a ação se tornar um viral, foi o fato de o que aplicativo enviava notificações para os amigos excluídos, informando que foram trocados por um Whopper. Isso induzia as pessoas a darem continuidade como uma espécie de corrente. Assim, as pessoas ficavam sabendo da promoção e ainda as incentivava a participar.

 Mas a campanha também teve seu lado “ruim”: O Burger King teve que suspendê-la devido a um ultimato feito pelo Facebook, pois o sistema do aplicativo funcionava contra a política da rede social quando avisava o amigo “sacrificado” de que ele foi excluído da lista de amizades de alguém. Ainda assim, a ação rendeu o prêmio Cannes Lions de 2009 e é muito usada até hoje como case de sucesso em mídias digitais para aulas de marketing e publicidade.

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